Com o advento da globalização mundial, no final do século XX, os fluxos econômicos, sociais, políticos e culturais se intensificaram, mas, infelizmente, as doenças passaram a se alastrar com a mesma facilidade. Em paralelo a esse fato, os métodos sanitários foram modernizados para previnir possíveis pandemias, como a atuação do isolamento social. Porém, há desafios à serem superados para que essa medida se concretize no Brasil, seja deficiência econômica ou social.
Em primeiro plano, segundo os estudos feitos pela OMS(Organização Mundial da Saúde), apontaram que o isolamento social torna-se benéfico para frear o crescimento da doença e consequentemente impedir uma sobrecarga dos leitos hospitalares, estrátegia amplamente usada atualmente, em 2020, contra a pandemia do coronavírus(COVID-19). Porém, torna-se nítido que essa medida a longo prazo prejudique a economia brasileira, visto que, afeta todos os setores da economia, principalmente o setor terciário, que segundo o IBGE, é o setor que contribui com 75% para o PIB do Brasil.
Sob outro prisma, é mister salientar a falta de compromisso de uma parcela da sociedade no cumprimento das leis sanitárias, visto que, em meio a pandemia de coronavírus, indivíduos fazem festas, que no fim só irá prejudicálos. Além disso, houve um recrudescimento de problemas psicossociais, como a ansiedade e a depressão, pois, os indivíduos encontram-se em sedentarismo, além da falta de acompanhamento psicológico.
Torna-se evidente, portanto, que cabe ao Governo Federal, por meio de incentivos fiscais, implementar uma renda mínima aos trabalhadores informais e pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica em casos de pandemia, para que esses cidadãos possam garantir o seu bem-estar. Além disso, o Governo deve incentivar o Ministério Público Federal para aumentar a fiscalização das leis, pois, pode ocorrer abusos trabalhistas em meio a uma pandemia.
Eve
A estrutura da sua redação está correta, e você escreveu uma boa conclusão, respeitando os diretos humanos. Apesar de você ter incluído estatísticas no desenvolvimento, acredito que você poderia argumentar um pouco mais, mostrando claramente sua posicão em relação ao tema. Fora isso, seu texto ficou muito bom.
ANGELMUSIC
Hello !
OLHA DE INICIO SOMENTE ALGUNS PONTOS QUE QUERIA DESTACAR.
* Sua introdução ficou boa, tese não 100% definida, tente trabalhar melhor a sua tese.
* Sobre os parágrafos do desenvolvimento , eu aconselharia, quando você colocou em PRIMEIRA ANÁLISE no desenvolvimento I, você poderia colocar no segundo parágrafo do desenvolvimento EM SEGUNDA ANÁLISE. apenas para ficar mais coerente os seus parágrafos.
*Senti falta de mais argumentação, mais tudo bem, você colocou um parágrafo com dados e o outro você argumentou, segundo os corretores do ENEM, o que eles mais avaliam é esse critério/ ponto .
*Após expor a discussão e a sua tese ao longo da redação, para finalizá-la com coerência, é preciso responder essas 3 perguntas: O que fazer para solucionar o problema? Quem executará essa solução? Como ela será executada?
* OBS : Para fazer uma boa conclusão na redação do Enem, você precisa de 3 elementos: conectivo de conclusão, retomada dos objetivos do texto e a proposta de intervenção
# CONTUDO ACHEI A SUA PROPOSTA DETALHADA, PARABÉNS. APENAS PODERIA ACRESCENTAR SE QUISER, O QUE ESSA AÇÃO TRARIA COMO EFEITO A SOCIEDADE.( FICA A CRITÉRIO ) .
# COMO NOTA EU TE DARIA: 880
*SUCESSO :^)