Mobilidade Urbana no século XXI: os desafios de ir e vir na sociedade brasileira

  • 0

Oi gente, tudo bem? Esse é o meu primeiro texto aqui. Se puderem, avaliem com as notas, é muito importante para mim conseguir ver onde estou errando. Beijosss!

 

O Documentário “Luta em Luto”, retrata os acidentes de trânsito em São Paulo e tem como base a vida de Vitor Gurman, jovem atropelado na capital enquanto andava na calçada. Assim como no documentário, a falta de cuidado nos volantes são reais, colocando em risco a vida de ciclistas e pedestres, dentre alguns motivos, podemos citar a falta de atenção e ingestão de álcool como os agentes causadores desses acidentes.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde -, 1,3 milhões de pessoas morrem pela falta de prudência ao volante, prova disso é a falta de atenção à sinalizações e o foco em eletrônicos ao dirigir, fazendo com que o motorista perca a atenção completa no trânsito, favorecendo para um revés e o aumento de mortos e feridos. Além disso, a falta de ciclovias nas cidades – principalmente aquelas com um maior fluxo de automóveis -, a falta de calçadas e de faixas de pedestres, fazem com que aqueles que não conseguem pagar um outro meio de transporte, fiquem em perigo, favorecendo no acréscimo de acidentes.

Ademais, um outro agente é a ingestão de Álcool que é correspondente à 15,6% do total de mortes anuais – 1,3 milhões -, tendo como exemplo o motorista que matou Vitor Gurman, na qual estava embriagado, perdendo assim o controle da direção. Como sabemos, estar alterado e com as mãos no volante, coloca em risco o motorista/quem estiver no veículo, indivíduos de outros automóveis ou pedestres, deixando explícito a falta de responsabilidade e o rompimento do “se beber, não dirija”.

Portanto, para a diminuição de acidentes resultados do álcool, o Artigo 165 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro -, deverá ser seguindo com mais precisão, havendo a fiscalização de guardas em pistas movimentadas e dentro da cidade, para conter aqueles que mesmo com a ingestão da bebida alcoólica vão para as ruas, e uma maior concientização em festas e bares sobre a importância de voltar para casa com alguém sóbrio no volante – Uber -, para chegar em casa sem acidentes. Já para motoristas que usam e mantém o foco em eletrônicos, deverá ser disponibilizado guardas e câmeras que irão adverter e multar àqueles que dividem a atenção no volante, além do investimento dos prefeitos de cada cidade em infraestrutura, resultando na criação de áreas para ciclismo, calçadas e faixas de pedestres, aumentando assim, a segurança da cidade e a diminuição do número de acidentes por falta de atenção e ingestão de álcool.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua redação está bem direta, sua introdução está boa gostei bastante dos seus desenvolvimentos, acho que você colocou muita informação na sua conclusão então achei um pouco bagunçado poderia ter citado um órgão especifico do governo.
    Cuidado com a repetição de palavras, use sinônimos.
    acredito que sua nota seria uns 600 pontos.

    • 1
  2. Olá, boa noite!
    Eu irei fazer uma redação agora mesmo sobre este tema, se quiser, dá uma passadinha e comenta o que achou e assim podemos discutir formas de fazer redação sobre isso.
    Bom, para início, você está indo muito bem.
    Porém, tem alguns detalhes que precisam ser apontados.
    Foi sim muito interessante a sua citação na introdução, mas você precisa sim se ater ao título.
    Ficou confuso o que você gostaria de defender na sua redação, pois você falou sobre ingestão de álcool, uso do aparelho e não se ateve necessariamente ao tema.
    É fundamental que você fale dos problemas que são existentes conforme o tema.
    Nota:540

    • 1
  3. Em Geral sua nota: 500pts
    . DESENVOLVIMENTO BOM, PORÉM SENTIR FALTA DE ALGUNS CONECTIVOS E COESÃO.
    . A TESE PRECISA DE MAIS MARCA DE AUTORIA E O PROJETO DE TEXTO COM INICIAÇÃO DE UM CONECTIVO PARA A COESÃO DO PARAGRAFO.
    . CONCLUÇÃO: ela deve fechar o texto, ou seja, finalizá-lo de modo convincente e coerente. Ao terminar a leitura do texto, o leitor deve estar convencido sobre aquilo que acabou de ler e, para que isso ocorra, a conclusão deve estar bem relacionada ao que foi discutido ao longo da produção. Ou seja, não deve ignorar as informações apresentadas nem incluir ideias novas, que não foram exploradas antes.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.