Padrões de beleza e sociedade

  • 0

No filme “Sierra Burgess é uma loser”, a jovem Sierra é vítima de bullying, além de ser constantemente excluída por não se encaixar nos padrões de beleza impostos pela sociedade de onde vive. Analogamente, no Brasil tem se discutido muito a respeito do estereótipo imposto pela mídia, que faz com que milhares de pessoas se submetam à cirurgias perigosas e dietas malucas para se encaixar nessa imagem de “corpo perfeito”.
A priori, as cirurgias estéticas são de grande valia para a melhora da auto estima e da qualidade de vida de muitas pessoas. No entanto, quando o indivíduo se submete a uma grande quantidade desses procedimentos, pode resultar em graves problemas de saúde. Como ocorreu com a Youtuber Jéssica Cardoso, que se submeteu a uma mamoplastia, que resultou em diversas inflamações nos seios da jovem, que teve que retirar o silicone que foi rejeitado pelo seu corpo.
Segundamente, as dietas, quando ministradas pelos profissionais competentes e pelos motivos certos podem ser muito benéficas para a saúde. Entretanto, muitas pessoas se submetem a dietas malucas para se encaixarem nos padrões da sociedade. Tal situação foi muito bem exemplificada na série “Insatiable”, onde a jovem Patty se submete a uma dieta rígida para chegar ao “corpo perfeito”. Felizmente, na ficção deu tudo certo, mas muitas vezes essas dietas podem trazer mais problemas de saúde – tanto físicos quanto psicológicos – como distúrbios alimentares, por exemplo.
Portanto, é mister que o Governo Federal, em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação, promovam campanhas a respeito da importância de abandonar o mau hábito de impor estereótipos, nas mídias sociais e nas escolas. Destarte, as pessoas vão aprender a respeitar e aceitar a beleza de cada um da forma que são, além de compreender que não existe um padrão de beleza universal, tal qual no filme “Dumplin”, onde a adolescente Willowdean participa do concurso de Miss de sua cidade, mesmo após a crítica de diversas pessoas por ela não estar dentro dos padrões impostos pela sociedade, mostrando que não importa o que pensem ou digam, o importante é que você se ame como você é.

Pontuem por favor, desde já agradeço!

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1: demonstra bom dominio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160 pontos
    Competência 2: desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. 200 pontos
    Competência 3: apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160 pontos
    Competência 4: articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 200 pontos
    Competência 5: elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 160 pontos
    Nota final: 880 pontos
    Parabéns pela redação, continue estudando, forte abraço :)

    • 1
  2. Texto perfeito, mas no meu ver tem muita informação,isso não é ruim! mas se usado em excesso pode deixar a leitura pesada. Enfim, mostre mais Seus conhecimentos relacionados ao tema, dessa forma você vai ser melhor avaliada a partir dos seus saberes.
    Por fim ,seu texto está perfeito em relação a estrura e a coerência e coesão.

    • 1
  3. Redação legal,mas não muito desenvolvida. Primeiramente,há o exagero de informação,tome muito cuidado com isso. Pode-se dizer que esse exagero não é relevante para a redação e facilmente,ter retirado-as sem modificar seu texto. Apenas a citação de Sierra e da YouTuber estava de bom tamanho.
    Ademais,a palavra “Felizmente” dá idéia de sentimento da sua parte (autor da redação) o ideal seria evitar essas palavras sentimentalistas,tais como “Infelizmente”,”Felizmente”,”É triste pensar”…

    • 0
  4. Olá Tayse, abaixo está a sua redação com comentários, entre parenteses do que eu acho que você deve melhorar na sua redação. Logo em seguida, após sua redação esta a sua nota. Bons estudos e espero ter ajudado
    No filme “Sierra Burgess é uma loser”, a jovem Sierra(quem ela é no filme? Explicite melhor. Sugestão: protagonista da obra) é vítima de bullying, além de ser, constantemente,(palavras que indicam tempo, como: frequentemente, constantemente, atualmente, etc; no meio da frase sempre devem ser escritas entre vírgulas) excluída por não se encaixar nos padrões de beleza impostos pela sociedade de( na minha opinião o “de” é totalmente desnecessário) onde vive. Analogamente,( outro conectivo que você poderia ter usado é o “De maneira análoga”, no lugar do “Analogamente”) no Brasil (faltou vírgula após o Brasil. Forma correta: no Brasil,)tem se discutido muito a respeito do estereótipo imposto pela mídia, que faz com que milhares de pessoas se submetam à cirurgias perigosas(sugestão: cirurgias arriscadas ou cirurgias complexas) e dietas malucas( acredito que o termo “malucas” deixa o seu texto informal, substitua por perigosas. Além disso explique por que essas dietas são malucas/perigosas) para se encaixar (lembre-se de sempre fazer a concordância entre verbo e sujeito. Como o sujeito dessa frase é “as pessoas” então o verbo “encaixar” deve ser escrito no plural. Forma correta; se encaixarem), nessa imagem de “corpo perfeito”.
    A priori, as cirurgias estéticas são de grande valia para a melhora da auto estima e da qualidade de vida de muitas pessoas. No entanto, quando o indivíduo se submete a uma grande quantidade desses procedimentos, pode resultar em graves problemas de saúde. Como ocorreu com a Youtuber Jéssica Cardoso( Sugestão: “A exemplo disso, pode-se citar o fato ocorrido com a youtuber Jéssica Cardoso”. Fica mais coeso), que se submeteu a uma mamoplastia, que resultou em diversas inflamações nos seios da jovem, que teve que retirar o silicone que foi rejeitado pelo seu corpo. (O D1 ficou legal, só faltou fazer um fechamento de ideias. Como você citou o fato ocorrido com a Jéssica, você deveria ter explicado como isso relaciona as cirurgias plásticas com o estereótipo de beleza. Ficou ente linhas, sempre seja o mais clara possível)
    Segundamente, as dietas, quando ministradas pelos profissionais competentes e pelos motivos certos podem ser muito benéficas para a saúde. Entretanto, muitas pessoas se submetem a dietas malucas(perigosas) para se encaixarem nos padrões da sociedade. Tal situação foi muito bem exemplificada na série “Insatiable”, onde a jovem Patty (quem ela é? Sempre explicite. Sugestão: protagonista da obra) se submete a uma dieta rígida para chegar ao “corpo perfeito”. Felizmente, na ficção deu tudo certo, mas, muitas vezes, (faltou vírgula entre o “muitas vezes”) essas dietas podem trazer mais problemas de saúde – tanto físicos quanto psicológicos – como distúrbios alimentares, por exemplo.(O D2 ficou muito bom, o repertório foi bem desenvolvido de acordo com o seu posicionamento)
    Portanto, é mister que o Governo Federal (AGENTE), em parceria com( o “em parceria COM”, é redundante, tome cuidado com isso, porque tira nota da C1. Forma correta: juntamente à/aos) os Ministérios da Saúde e da Educação, promovam campanhas (AÇÃO) a respeito da importância de abandonar o mau hábito de impor estereótipos, nas mídias sociais e nas escolas (DETALHAMENTO). Destarte, as pessoas vão aprender a respeitar e aceitar a beleza de cada um da forma que são, além de compreender que não existe um padrão de beleza universal (FINALIDADE) {tal qual no filme “Dumplin”, onde a adolescente Willowdean participa do concurso de Miss de sua cidade, mesmo após a crítica de diversas pessoas por ela não estar dentro dos padrões impostos pela sociedade}, mostrando( evite gerúndios) que não importa o que pensem ou digam, o importante é que você se ame como você é.
    Toda a frase colocada entre { } é totalmente PROIBIDA para o Enem. Você NUNCA deve acrescentar novas informações na proposta de intervenção. Há alguns anos atrás, isso era aceitado pela banca de correções, mas atualmente NÃO É MAIS. Tome cuidado em relação a isso, porque pode ser penalizado, inclusive com nota zero na redação. Além disso, a frase final “mostrando […] você é” cria uma interlocução entre o autor do texto e o leitor. Para o modelo exigido pelo Enem essa interlocução é inadequada, sendo que o corretor pode entender que você está tentando se identificar para ele, portanto não escreva VOCÊ, e sim PESSOA, INDIVÍDUO, quaisquer outros termos que não faça referencia a quem está lendo a sua redação)
    C1: 120, erros de concordância, vírgula, redundância e gerúndio.
    C2: 200
    C3: 160, faltou concluir seu pensamento no D1
    C4: 200
    C5: 8O, proposta incompleta, faltou o meio, além disso trouxe novas informações.
    TOTAL: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.