A Constituição Federal Brasileira de 1988, garante a todos os cidadãos o direito à saúde e bem-estar social. Todavia, essas garantias não são constatadas no Brasil, tendo em vista que o consumo de tabaco pelos jovens é cada vez mais frequente, devido à influência midiática e negligência governamental.
A princípio, desde o período colonial que o fumo faz parte da cultura do país. Hodiernamente, tal hábito prepondera, por causa da mídia, mediante a propagação de obras cinematográficas que destacam o uso dessa substância. Com efeito, isso levou mais de 6 milhões de adolescentes a começar a fumar, conforme uma pesquisa de 2014 realizada pela Organização Mundial da Saúde, o que evidencia esse meio como agravante desse impasse.
Outrossim, segundo Aristóteles, filósofo grego, “o papel da política é promover o bem-estar social”. No entanto, o que se observa é a liberdade comercial em vender cigarro aos menores de idade, mesmo sendo proibido por lei, o que verifica a negligência estatal diante da fiscalização insuficiente. Nessa ótica, é inaceitável que o Governo não exerça seu papel, permitindo a livre circulação dessa droga prejudicial à saúde humana.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação promover palestras, através de psicólogos e pneumologistas que discorram sobre os malefícios do tabaco e formem senso crítico nos jovens, com o intuito desse público não ser facilmente influenciável. Já o Ministério da Justiça deve punir os comerciantes que vendem cigarros a menores, mediante investimentos estatais, com a contratação de mais agentes fiscalizadores, em prol de amenizar o fácil acesso a essa substância.
LucasAlvesGaldino
Bela introdução, alusão, discorreu bem sobre o tema, as teses foram bem apresentadas.
Desenvolvimentos bem apresentados, estrutura maravilhosa, citações que deram credibilidade ao texto
A conclusão poderia ter sido feita de uma forma diferente, está muito boa porém ficou obscuro o modo/meio
C1: 180 – poucos erros gramaticais
C2: 200
C3: 180 – mostre um pouco mais a sua visão, seus argumentos
C4: 200
C5 – 160 – procure detalhar o máximo possível e incluir todos os 5 requisitos
Total: 920
laisrcn
Boa introdução! Conseguiu uma ótima contextualização citando a constituição.
Você possui domínio do gênero dissertativo-argumentativo,porém o plano de texto está um pouco bagunçado, lá que você se perde da argumentação desde o segundo período do D1.
Tente sempre ter em mente a importância do tópico frasal no início de cada desenvolvimento e também da síntese na primeira linha do parágrafo da conclusão.
Ademais, desenvolva mais sua PI,não esquecendo dos cinco elementos nescessários.
C1:120- poucos erros gramaticais, porém algumas falhas na pontuação e concordância.
C2:160
C3-160- mostre um pouco mais da sua opinião,demonstre mais autoria e tente trazer sempre repertórios pertinentes ao tema.
C4-200
C5-160