Muito se discute sobre a felicidade, e no mundo atual há uma criação de um novo conceito em ser feliz, o qual é uma imagem de que tal alegria se encontra nos padrões impostos pela sociedade e no status social, no qual são valores totalmente invertidos.
Nota-se que a bem aventurança está em ter algo material ao invés de ser feliz; o consumo descontrolado têm feito parte da vida de muitas pessoas, e isso se deve ao fato de procurarem esse deleite nas compras, devido até mesmo acreditarem nas propagandas dos produtos que mostram uma alegria sendo falsa, fazendo com que o indivíduo mergulhe cada vez mais nesse mar de mentiras e nunca encontrando o bem estar que tanto deseja.
Ainda convém lembrar que as redes sociais vem impondo padrões no qual os usuários constroem cenários supérfluos de alegria em que se “mascaram” com uma imagem bem distante da realidade, assim invertendo o verdadeiro sentido de estar bem ou sentir a felicidade pura, mas sempre existindo no seu interior apenas essa lacuna o qual deve ser preenchida de maneira certa.
Dessa forma, medidas devem ser tomadas, sendo assim o Ministério da Educação precisam criarem projetos e palestras com profissionais mostrando o verdadeiro conceito de ser alegre, para que os estudantes não venha buscar tal virtude em coisas que não o ajudará; também os canais de televisão necessitam colocar programas ou anúncios sobre a felicidade, fazendo com que o ser humano reflita sobre si mesmo, assim a sociedade saberá o contexto real em ser feliz.
Construção de felicidade no contexto contemporâneo
Compartilhar
AnaLuizaGalvão
COMENTÁRIOS
Muito se discute sobre a felicidade, e (1) no mundo atual (2) há uma criação de um novo conceito em ser feliz (3), o qual é uma imagem de que tal alegria se encontra nos padrões impostos pela sociedade e no status social, no qual (4) são valores totalmente invertidos. (5)
(* Falta articulador coesivo adequado) Nota-se que a bem (6) aventurança está em ter algo material ao invés de ser feliz; o consumo descontrolado têm (7) feito parte da vida de muitas pessoas, (8) e isso se deve ao fato de procurarem esse deleite nas compras, devido até mesmo (9) acreditarem nas propagandas dos produtos que mostram uma alegria sendo (10) falsa, fazendo com que o indivíduo mergulhe cada vez mais nesse mar de mentiras e nunca encontrando (11) o bem estar que tanto deseja.
Ainda convém lembrar que as redes sociais vem (12) impondo padrões no qual os usuários constroem cenários supérfluos de alegria em que se “mascaram” com uma imagem bem distante da realidade, assim invertendo o verdadeiro sentido de estar bem ou sentir a felicidade pura, mas sempre existindo no seu interior apenas essa lacuna o qual deve ser preenchida de maneira certa. (13)
Dessa forma, medidas devem ser tomadas, (14) sendo assim (15) o Ministério da Educação precisam (16) criarem (17) projetos e palestras com profissionais mostrando o verdadeiro conceito de ser alegre, para que os estudantes não venha buscar tal virtude em coisas que não o ajudará (18); também os canais de televisão necessitam colocar programas ou anúncios sobre a felicidade, fazendo com que o ser humano reflita sobre si mesmo, (19) assim (20) a sociedade saberá o contexto real em ser feliz. (21)
1 e 2: Deveriam haver vírgulas nesse locais pelo uso da locução adverbial deslocada.
3: Veja como ficaria melhor articulado desta forma: “Há a criação de um novo conceito acerca de ser feliz”
4: Parabéns pelo uso de pronomes relativos diversificados, mas aqui deveria ser “os quais”, pois se referem a padrões e status.
5: O parágrafo inteiro está em um só período e isso não é bom.
6: Erro de concordância nominal. Deveria ser “boa”, pelo substantivo “venturança”.
7: tem* Como o verbo não está no plural, não deve ter acento.
8: Não é necessária uma vírgula aí. Repare que o “esse” se refere ao sujeito da oração anterior.
9: Por questões de regência nominal, ai deveria haver um “a”.
10: A frase soa melhor sem esse ‘sendo”.
11: encontre* Deve ficar assim por questões de paralelismo, já que você começou com o verbo dessa forma. Fica assim: mergulhe; encontre OU mergulhando; encontrando.
12: Deveria haver o acento diferencial por o verbo estar no plural. (Têm).
13: Adorei o raciocínio do parágrafo, mas tente utilizar mais períodos, de 3 a 4, o.k?
14: Aqui seria mais adequado um ponto final.
15: Deveria haver uma vírgula após esse articulador coesivo.
16: precisa* é O Ministério da Educação, não OS Ministérios da Educação.
17: Aqui deveria haver uma locução verbal. Ficaria assim “Sendo assim, o Ministério da Educação precisa criar projetos”
18: ajudarão* Você está se referindo a OS estudantes.
19: Aqui seria mais apropriado um ponto final.
20: Após esse articulador coesivo, deve haver uma vírgula.
21: Ficaria melhor assim “a sociedade saberá o significado real de ser feliz”.
Observação final: A proposta de intervenção não foi muito detalhada, mas com todas as características solicitadas no ENEM, então parabéns. Além disso, não vi repertório sociocultural algum e isso com certeza vai descontar muito na sua nota :(
NOTA
Competência 1: 80
Competência 2: 120
Competência 3: 40
Competência 4: 120
Competência 5: 200
TOTAL: 560
Pamela_gross
Como já há correçoes bem explicadas sobre seu texto, vou deixar algumas dicas:
– comece com uma alusao pode ser historica ou até algum livro que vc leu e lembra, depois relacione essa citação com o tema e finalize apontando dois problemas, esse problemas vc só cita ta? vc vai falar deles depois, nos paragrafos de desenvovlimento
.
– agora nos desenvol. vc vai iniciar apresentando sobre o que vai falar no paragrafo (quase a mesma coisa que vc ja colocou na introducao mas com outras palavras) depois começa de vdd seu texto, lembre de manter-se no que vc disse q falaria para nao fugir do assunto e tbm coloque citaçoes que valorizem o que vc fala, ou comprove ne
.
por fim, na redacao vc vai precisar solucionar pelo menos um dos seus problemas, para issso vai OBRIGATORIAMENTE por as 5 competencia (escreve no google que vc ja vai encontrar) basicamente precisa ter alguem que vai resolver o problema, o que ele fará, como fará, pq fará e detalhar essa solução. Pronto, essa é a estrutura da redação agora é so treinar
GuialmeidaG
Olá, boa noite
O tema é bom e você soube desenvolver, mas não da maneira certa.
Falta apresentar conhecimento de outras áreas que se relacionem ao tema, coisa que não teve em nenhum momento do seu texto.
Na introdução não teve a contextualização, tem tese, mas está bem vaga e mal colocada. O paragrafo tem muitas orações, tente usar virgulas e pontos.
Os desenvolvimentos estão medianos, use mais argumentos filosóficos ou sociológicos, dados é uma boa ideia também.
Conclusão, tem erros de concordância verbal, não tem o segundo agente na segunda resolução da problemática. A conclusão na totalidade esta bem vaga e não apresenta detalhamento.
Nota: 320
C1: 80
C2: 0
C3: 120
C4: 80
C5: 40