Desafios na conservação do patrimônio histórico brasileiro

  • 1

 

Na constituição Federal de 1988, é transcrito que compete ao Poder Público com o auxílio da comunidade, promover e proteger o patrimônio histórico e artístico brasileiro, bem como acautelamento e preservação. No entanto, na contemporaneidade não se segue o artigo da constituição, a desvalorização pela população e o descaso do Poder Público sobre esse fator tem se configurado como problema a ser superado.

Em primeiro plano é preciso atentar para as problemáticas presentes. É notório a importância do patrimônio histórico para identidade da sociedade brasileira, entretanto nem todos tem acesso a ele, o que se encaixa ao Apartheid Cultural onde retrata a população de lugares periféricos que estão distantes dos locais onde promovem a arte, tornando-se pouco valorizado por essas pessoas. É evidente que com a inexistência do conhecimento por parte da população ocasionou-se desafios para a conservação do patrimônio, onde muitos lugares são vítimas dos desgastes públicos.

Ademais, é imperativo o descaso sobre o patrimônio cultural como promotor do problema. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população e dos bens que são ligados a eles, no entanto isso não acontece. Em 2018 houve o trágico incêndio que destruiu o acervo do Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro, sendo resultado da negligência do Poder Público aos cuidados e proteção do patrimônio, evidenciando-se que a conservação não era exatamente uma prioridade, Desconfigurando-se a ordem imposta pela Constituição Federal.

É evidente portanto os desafios para a conservação do patrimônio histórico, assim, medidas exequíveis são necessárias. O Governo em parceria com o Ministério da Cultura deve construir museus culturais próximo das periferias contendo a disponibilização do acesso para todos, por meio do Poder Legislativo criar leis de proteção e segurança aos locais que contém patrimônio cultual. A princípio através das redes sociais ser criado museus virtuais, com intuito de trazer o patrimônio cultural histórico para todos e a valorização desses espaços. Espera-se com essas medidas que os impactos á conservação do patrimônio histórico cultural seja freado no Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. Ola
    Paragrafo 01
    Linha 02: virgula apos poder publico
    inclusive, poder publico com letra minuscula
    Paragrafo 02
    Linha 01: SE atentar
    Linha 02: para A identidade… e PONTO FINAL
    Linha 03: Entretando e virgula (Entretando,nem todos tem acesso a ele)
    Linha 03: se possivel, mude para um sinonimo de TER, como por exemplo POSSUEM
    Linha 03: Apartheid Cultural e VIRGULA, separe a explicaçao.
    Linha 07: lugares são EXPOSTOS A desgastes públicos( isso fica por sua conta, achei meio ”sem sentido”’, colocar vitima para se referir a um lugar)
    Paragrafo 03
    Linha 03: sem virgula,no lugar seria um ponto final, continuando dessa forma (Entretando, ,…)
    Linha 04: Em 2018 E VIRGULA, opte tambem por colocar ”ocorreu”, no lugar de ”houve”
    Linha 05: Museu Nacional e virgula, separe a explicaçao
    Paragrafo 04
    Linha 01:É evidente,portanto,
    lINHA 02: O Governo E VIRGULA
    Linha 03:Ministerio da Cultura e virgula
    Linha 03: próximo das periferias e virgula
    Linha 04: Alem disso,por meio do Poder Legislativo, deve criar leis de…
    Isso e uma opçao de como vc pode escrever, ja que ficou sem sentido para mim da forma que vc escreveu.
    As demais linhas ficaram sem conecçao, coesao e coerencia
    Seu texto tem bons argumentos, mas a sua noçao base do uso da virgula deve ser treinada, alem de treinar mais a estrutura do texto em si. Use mais conectivos,sinonimos e regras corretas de gramatica
    Parabens!

    • 0
  2. OLÁ, gostei do tema da sua redação, se possível, corrija a minha tbm
    Competência 1:140 ( fique atenta a pontuação e utilize sinônimos)
    Competência 2:200
    Competência 3:200 ( muito bom seu repertório, CF + Teórico )
    Competência 4:140 ( diversifique os recursos coesivos )
    Competência 5:200 ( muito boa, apresentou os 5 elementos necessários )
    Em suma, sua redação ficou muito boa, fique atenta nos pequenos erros que vc cometeu

    • 0
  3. A introdução está um pouco vaga, acho que faltou trabalhar melhor ela.
    Há um numero considerável de desvios gramaticais, se atente com a pontuação.
    Trabalhe melhor sua argumentação, problematize mais suas teses, em alguns momentos me pareceu que você estava mais informando do que de fato argumentando.
    A proposta de intervenção contém todos os 5 elementos. Parabéns :)
    C1- 120
    C2- 160
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200

    • 0
  4. O texto está bom,mais faltou um pouco de vírgula,e pontos finais.
    Depois da parte (discutido) você não coloca mais nenhuma vírgula,o texto fica quebrado,fica muito rápido sem a vírgula.
    Mais sem esse erro,o texto tá até bom parabéns,continua assim,um dia você possa fazer redação 1000 pontos.

    • 0
  5. OLÁ, bom eu sou apenas uma estudante mas queria fazer aqui algumas considerações para a sua melhora, posso estar errada nesta caso, desconsidere. Bom gostei muito da sua redação é um tema que deveria ser mais discutido.
    Acredito que a introdução não ficou exatamente clara sobre os argumentos já que falou da desvalorização mas no desenvolvimento a problematização era a falta de acesso que gera a desvalorização da população, e na conclusão senti a falta de conetores entre as frases, ficaram soltas.
    Bom espero ter ajudado, boa sorte e tudo de bom.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.