A palavra patrimonio vem de “pater”, que significa pai e tem origem no latim.Patrimônio é o que o pai deixa para o filho. Assim, a palavra patrimônio passou a ser usada quando nos referimos aos bens riquezas de uma pessoa, família,uma empresa. Como também em cidades ,estados e até países os possuem .Contudo a preservação desses lugares e fazeres,portanto, mesmo às custas de mudanças disfarçadas de “progresso”, é fundamental para a manutenção da identidade de um povo e da preservação da sua história.
Evidentemente no decorrer do tempo muitas memórias foram preservadas no aâmbito do patrimônio sendo ele material ou imaterial. A memória tem um “suporte físico”, também:por exemplo, a cidade e seus monumentos, construções, e também aquilo que falta nela (ou seja, foi destruido, substituido, etc) ,os espaços comuns em que há conservação e transmissão de memórias:museus,teatros entre outros.
Outrossim o progresso trás vantagens e desvantagens, pois elimina muitas vezes patrimônios em locais onde este deve avançar,mas não é respon sabilidade do indivíduos ou grupos específicos; é um tesouro comum, em que exige um esforço comum de conservação.Sendo esta memória não apenas do indivíduo ,mas de um grupo ou sociedade.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahan) ,é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e responde pela preservação do Patrimõnio Cultural Brasileiro, endossada pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216. No Brasil, as primeiras medidas oficiais surgiram em 1936, a partir de um anteprojeto de Mário de Andrade e alguns intelectuais da época, com suas concepções sobre arte, história, tradição e nação, através da criação do SPHAN-Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre as várias iniciativas formuladas visando à salvaguarda desses bens patrimoniais, o programa de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Uma vez que o projeto objetiva promover a preservação do patrimônio. A Educação patrimonial é apresentada como uma proposta interdisciplinar de ensino que é voltada para a valorização e conservação do patrimônio históricocultural. Sendo esta iniciativa uma solução para que o patrimônio cultural não seja esquecido pelas gerações futuras.
BrendaBullos
1) Gostei da referência à etimologia da palavra… Muito interessante! A questão foi que os períodos muito curtos acabaram por prejudicar a fluidez da leitura da sua argumentação. Ainda, o seu ponto de vista, na forma de tese, não ficou claro durante a minha leitura. Procure trazer uma opinião mais forte, incisiva, objetiva e melhor estruturada para os padrões que ( feliz ou infelizmente) temos que seguir.
2) Inicie seu parágrafo argumentativo com um conectivo. Senti falta disso no primeiro parágrafo. Não sinto um verdadeiro tom de argumentação em nenhuma parte desse parágrafo, o que é letal em uma prova de concurso! Além disso, lembre-se que ao iniciar um parágrafo de argumentação, você deve retomar a sua tese logo no primeiro período. O mesmo ocorreu em seu terceiro parágrafo, sendo que nesse, eu nem compreendi o porquê de você ter usado o “outrossim”.
3) Em sua finalização, é importante apresentar ( nem sempre é obrigatório) uma proposta de intervenção!, que deve seguir os parâmetros do texto arg. diss.
É assim mesmo…Com a prática que chegamos à perfeição!
Estude um pouquinho a estrutura da argumentação :)