Iniciante

O SUS como promotor de saúde

  • 0

Segundo a constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do estado. No entanto existem fortes obstáculos sociais e culturais que impossibilitam que a sociedade como um toda desfrute desse direito. Sendo assim, tais lacunas devem ser preenchidas para que se tenha uma sociedade igualitária.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o conceito de saúde vai muito além da ausência de doenças e seus agravos, pois, ter uma boa moradia, qualidade de vida e alimentação também entram nesse rol. No entanto, o conceito distorcido, vem desde o período da reforma sanitária, trazido por Oswaldo Cruz, que obrigou toda população ser vacinada, não esclarecendo seus benefícios, tornando uma população aflita, o que caracterizou a revolta da vacina.
Vale salientar ainda que, o Brasil, apesar de suas deficiências, é um dos únicos países que tem um sistema de saúde que cuida da sua população, e se preocupa com o bem estar coletivo, no entanto, não se tem uma clara idéia das possibilidades de atuação do nosso sistema. Diante disso, podemos dizer que um dos principais problemas é que a população só procura os serviços oferecidos como uma forma curativa, quando a doença já estar instalada, e não de forma preventiva, como se propõe as leis que regem o panorama de saúde.
Por fim, podemos concluir que existe alienação história instaurada no tocante aos serviços prestados pelo setor público, e tal fator gera uma população doente não somente de corpo. Nesse sentido o governo pode e deve fazer uma reforma na base nacional comum curricular incluindo disciplinas de educação em sáude desde o ensino fundamental, além de intervenções e palestras periódicas em escolas, universidades e centros de saúde, feitos por profissionais a respeito de uma boa qualidade de vida.

Compartilhar

1 Correção

  1. Estado
    Apresente os seus argumentos já na introdução
    “fortes obstáculos” e “tais lacunas” são formas generalizadas, visto que você poderia citar QUE OBSTÁCULOS SÃO ESSES de forma mais específica.
    Evite pleonasmos. Sociedade já dá uma ideia de todo, o que descarta o uso de SOCIEDADE COMO UM TODO.
    Tornando a população aflita
    Revolta da Vacina
    Ideia: paroxítonas com ditongos ei e ou não são mais acentuadas
    Está
    Como propõem
    Saúde: paroxítonas com hiatos em “u” são acentuadas
    A proposta de intervenção deve conter agente (quem), ação (o que), modo/meio (como), finalidade (para quem) e detalhamento

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.