A ferramenta mais importante para se viver em harmni numa sociedade é o pensamento coletivo, a consciência;ou seja, a capacidade de pensar não só em si mesmo mas pensar no meio ao seu redor. Uma única pessoa pode mudar abruptamente o rumo de algo para o bem ou para o pior dos males, por meio de influências ou opiniões. A importância de pensar no próximo vai desde a vizinhança local até o infinito, pois para pensar no outro não é preciso barreiras.
Mas infelizmente numa sociedade a lei é do mais forte, numa cidade por exemplo, a distribuição de recursos é na maioria das vezes desigual, há sempre uma parte mais desenvolvida, onde se encontra melhores recursos para transporte, produtos, melhores estradas, etc; e outra onde se falta asfalto, lojas, mesmo com a população de ambos os lados pagando impostos. Outro problema de algumas cidades é a demanda, diferentes bairros têm diferentes demandas , nem tudo que se cabe a um bairro caberá a outro ,mas para uma economia maior algumas prefeituras aplicam os mesmos requisitos a outros bairros .
Para melhorar esse problema é fundamental que a população converse entre si de maneira a tentar seguir o melhor para o coletivo e os órgãos responsáveis não economizem esforços para melhorar a qualidade de vida por meio de ações objetivas, visando o princípio da equidade.
ANGELMUSIC
Boa tarde,
Sua redação está boa, senti apenas falta de sua tese mais fundamentada.
Seu desenvolvimento possui poucos argumentos .
Tome bastante cuidado com o uso das vírgulas, e a escrita de algumas palavras erradas pode fazer você perder ponto.
Por ultimo, procure melhorar a sua proposta de intervenção , pois ficou um pouco vaga…
PORTANTO SUA NOTA SERIA: 540.
Estude mais e muito sucesso.
Eduardaraujo115
É uma boa redação. Mas procure mais ficar na sua Tese, toda introdução de redação é onde você vai mostrar para o corretor qual é o problema que aquele tema da redação trás. Tome bastante cuidado com o uso das vírgulas, e a escrita de algumas palavras, pode acabar te prejudicando. E por último, busque ficar bastante no aprendizado de como fazer uma proposta de intervenção, não é um bicho de sete cabeças, é tudo questão de prática. E ainda pode deixar sua nota lá em cima.
João_Lucas
Boa tarde, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
*EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE () À CORREÇÃO.
A ferramenta mais importante para se viver em harmni (HARMONIA) numa sociedade é o pensamento coletivo, a consciência;ou (DEVERIA TER UM ESPAÇO DEPOIS DO “;” E PODERIA SER UMA “,” AO EM VEZ DE “;”) seja, a capacidade de pensar não só em si mesmo mas pensar no meio ao seu redor. Uma única pessoa pode mudar abruptamente o rumo de algo para o bem ou para o pior dos males, por meio de influências ou opiniões. A importância de pensar no próximo vai desde a vizinhança local até o infinito, pois para pensar no outro não é preciso barreiras. (AQUI NOTO ALGUNS ERROS ORTOGRÁFICOS, E TEM SIM UMA OPINIÃO A SER DESENVOLVIDA, MAS NÃO NOTO UMA PROBLEMATIZÃO, DE FORMA CLARA. ACREDITO QUE PODERIA FFORTALECER ISSO BOTANDO UMA CITAÇÃO NO INÍCIO.
QUANDO FOR ESCREVER A INTRODUÇÃO TENTE RESPONDER ESSA PERGUNTA, MENTALMENTE, “POR QUE [TEMA] É UM PROBLEMA?” E/OU “O QUE EU ACHO DO TEMA?”, RESPONDENDO ISSO VOCÊ VAI CONSEGUIR POR NA SUA INTRODUÇÃO A PROBLEMATIZAÇÃO DE FORMA MAIS CLARA)
Mas infelizmente numa sociedade a lei é do mais forte, numa cidade por exemplo, a distribuição de recursos é na maioria das vezes desigual, há sempre uma parte mais desenvolvida, onde se encontra melhores recursos para transporte, produtos, melhores estradas, etc; e outra onde se falta asfalto, lojas, mesmo com a população de ambos os lados pagando impostos. Outro problema de algumas cidades é a demanda, diferentes bairros têm diferentes demandas , nem tudo que se cabe a um bairro caberá a outro ,mas (ESSA VIRGULA DEVERIA ESTAR JUNTA A PALAVRA “OUTRO” NÃO AO “MAS”) para uma economia maior algumas prefeituras aplicam os mesmos requisitos a outros bairros . (O PONTO DEVERIA ESTAR COLADO À PALAVRA “BAIRROS”)
(VOCÊ SE CONTRADISSE NO PRÓPRIO PARÁGRAFO, VOCÊ FALOU “OS BAIRROS SÃO DIFERENTES, NÃO DEVERIAM SER TRATADOS DIFERENTES”, DAÍ VOCÊ FALA “OS BAIRROS SÃO DIFERENTES, POR CAUSA DA DEMNADA DELES, ELES TEM QUE RECEBER VERBAS PÚBLICAS DE FORMAS DIFERENTES. SUA ARGUMENTAÇÃO FALTA CREDIBILIDADE/CITAÇÕES)
Para melhorar esse problema é fundamental que a população (NÃO É CONSIDERADO UM AGENTE) converse entre si (NÃO PODE SER CONSIDERADO UMA AÇÃO E NEM MODO) de maneira a tentar seguir o melhor para o coletivo (NÃO PODE SER CONSIDERADO UM EFEITO) e os órgãos responsáveis (ESPECIFIQUE QUAIS SÃO ESSES ORGÃOS) não economizem esforços para melhorar a qualidade de vida (EFEITO) por meio de ações objetivas (QUE AÇÕES?), visando o princípio da equidade (DETALHAMENTO). (FOI MUITO, MUITO VAGO ISSO AQUI, NÃO TEVE QUASE NENHUM CARACTER DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. JAMAIS USE A POPULAÇÃO, COMO AGENTE, POIS ELES NÃO TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER NADA ALÉM DE OBEDECER LEIS. POR TANTO, USE COMO AGENTE, OS CRIADORES DAS LEIS OU INFLUENCIADORES PARA ISSO)
COMPETÊNCIA I: 100 – MUITOS ERROS ORTOGRÁFICOS
COMPETÊNCIA II: 60 – POR CONTA DA FALTA COERENCIA NO PARÁGRAFO 2° – E NÃO FOI APLICADO CONHECIMENTOS DE NENHUMA ÁREA, APENAS ACHISMO
COMPETÊNCIA III: 60 – POR FALTA DE CITAÇÕES QUE DISCREDIBILIZAM A ARGUMENTAÇÃO – E POR TER SIDO INCOERENTE E ATACADO SEU PRÓPIO PONTO DE VISTA
COMPETÊNCIA IV: 60 – FALTA DE CONECTIVOS – PONTUAÇÃO COLOCADA DE FORMA ERRADA – E FALTA DE PALAVRAS MAIS REBUSCADAS
COMPETÊNCIA V: 40 – DESENVOLVIMENTO SUPERFICIAL – FALTA DE LÓGICA DA PROPOSTA – E NÃO SEGUIU A ESTRUTURA CORRETA DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
NOTA ESTIPULADA: 320
SUGIRO QUE ESTUDE MAIS A ESTRUTURA DE UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. NO MIAS, ESPERO TER AJUDADO :)
Gabriela Perez
Eu gostei da sua forma de correção, mas sobre a correção em si, os erros ortográficos eu não consegui identificar muitos, eu também coloquei a vírgula de maneira feia, isso aí foi um erro de digitação mesmo. Sobre eu me contradizer, na verdade eu não achei isso, acho que o que aconteceu foi que eu talvez não me expressei direito por que eu disse que diferentes lugares pedem diferentes demandas, mas para uma economia maior (que seria da prefeitura) ela aplica às mesmas coisas a lugares diferentes, o que eu errei aí foi a palavra “outros “. A proposta de intervenção ficou bem vaga. E sobre a nota final eu achei que foi muito baixa. Obrigada
eduardodesouza
ao ler a sua redação na primeira vez foi um pouco confuso, foi preciso ler mais de uma vez para que eu pode-se entender a sua proposta, gostei muito da sua introdução, acredito que seja um erro de digitação o termo “harmni”( penso que seria harmonia), foi uma introdução que me fez querer ler o restante do texto, o seu D1 eu gostei, mas achei que ficou muitas informações juntas em um só paragrafo, você poderia pensar em dividir em dois desenvolvimentos, abordando em um a questão dos recursos, e no outro as demandas, abordando mais profundamente esses dois subtemas, e a sua conclusão eu achei que fechou bem a sua ideia!!
(mesmo mas)- devem ser separados por virgulas
(numa cidade) devem ser separados por virgulas
julia914
A ferramenta mais importante para se viver em harmonia numa sociedade é o pensamento coletivo, a consciência; ou seja, a capacidade de pensar não só em si mesmo mas pensar no meio ao seu redor. Uma única pessoa pode mudar abruptamente o rumo de algo para o bem ou para o pior dos males, por meio de influências ou opiniões. A importância de pensar no próximo vai desde a vizinhança local até o infinito, pois para pensar no outro não é preciso barreiras.
Mas infelizmente numa sociedade a lei é do mais forte, numa cidade, por exemplo, a distribuição de recursos é na maioria das vezes desigual, há sempre uma parte mais desenvolvida, onde se encontra melhores recursos para transporte, produtos, melhores estradas, etc; e outra onde se falta asfalto, lojas, mesmo com a população de ambos os lados pagando impostos. Outro problema de algumas cidades é a demanda, diferentes bairros têm diferentes demandas, nem tudo que se cabe a um bairro caberá a outro, mas para uma economia maior algumas prefeituras aplicam os mesmos requisitos a outros bairros.
Para melhorar esse problema é fundamental que a população converse entre si de maneira a tentar seguir o melhor para o coletivo e os órgãos responsáveis não economizem esforços para melhorar a qualidade de vida por meio de ações objetivas, visando o princípio da equidade.