ALIMENTAÇÃO IRREGULAR E OBESIDADE NO BRASIL

  • 0

No filme, ”Wall-e”. É mostrada uma sociedade futurística. A qual, todos os membros são obesos. Devido há mau alimentação e a falta de atividades físicas. Dessa forma,  gerando o sedentarismo e a obesidade. Fora da ficção, a realidade vivida por esses personagens não é diferente da qual a sociedade brasileira vive. Haja a vista, os problemas psicológicos que levam uma pessoa há uma alimentação irregulada, como também, a influência das propagandas alimentícias e ao preço das comidas processadas. Portanto, convém analisar essas causas a fim de atenuar o impasse.

Em primeira análise, vale ressaltar que o número de doenças psicológicas, como  depressão e ansiedade, vem crescendo no Brasil. Ocasionando assim o famoso ditado ”Comer para esquecer os problemas”, levando o indivíduo a descontar suas ansiedades e dificuldades na comida. O qual, é visto em um episódio da série ”Grey´s Anatomy”, que mostra um paciente obeso e debilitado a se locomover, após passar anos se ”afogando” na comida, após ter desenvolvido ansiedade. Desse modo, é perceptível  a necessidade de uma mudança em relação a como a sociedade ver as doenças psicológicas e a forma a qual a alimentação irregulada se liga a tal.

É imprescindível salientar , ainda, que o poder aquisitivo no Brasil é escasso, e com isso, a possibilidade de manter uma dieta e uma alimentação saudável e regulada, é difícil, devido ao seu alto custo. Com isso, a busca por alimentos processados e com alto teor de açúcar, sal e gorduras são maiores. O que eleva a taxa de problemas de saúde, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares. Segundo o estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta. Aproximadamente 168 mil mortes por ano no Brasil são atribuíveis ao excesso de peso e obesidade.

Portanto, medidas são necessárias a fim de resolver esses impasses. O Ministério da Saúde, em conjunto a Mídia, deve propor a criação programas médicos, e comerciais de autoajuda, por meio dos canais de televisão e através do SUS, para ajudar os indivíduos que estão passando por problemas com seus corpos e seus psicológicos, a fim de diminuir a ansiedade e as doenças causadas pela alimentação irregulada, com isso, gerando uma sociedade diferente daquela retratada no filme ”Wall-e”.

Compartilhar

6 Correções

  1. Gostei muito da sua redação e do jeito que você retratou o filme e a série, achei que se encaixou bem mas seria bom também usar mais informações, como índices, pois você acabou citando muita ficção o que não nos deu muita informação sobre esse problema que existe na sociedade, vc pode comparar por exemplo besteiras que comemos hoje mas q antigamente as pessoas não conheciam como “Burger King” e os vários fast foods.

    • 1
  2. Olá Ana Carolina, seu texto é muito bom de forma geral, parabéns !
    Talvez você pudesse tentar organizar melhor as ideias dentro do texto, por exemplo, a citação da séria Grey’s Anatomy ficou um pouco confusa no contexto, outra referência ou uma contextualização maior poderia melhorar a leitura do texto.
    Lembre-se também que a proposta de intervenção tem que ser detalhada para ganhar a pontuação integral. A citação ao argumento inicial(o filme) para finalizar o texto é uma boa tática, gera um texto circuito, que é bem visto pelas bancas.
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  3. Eu gostei muita da sua redação,a introdução ficou bem esclarecida,com a contextualização mais a introdução da problemática em seguida,cairam muito bem.Entretanto o desenvolvimento não ficou tãolegal,a citação de greys ficou um pouco confusa,se eu fosse voce colocaria a citação de algum filósofo nessa parte. Fora que a conclusão ficou mt rasa

    • 0
  4. sua colocação foi bem argumentada, gostei muito, soube usar bem os seus argumentos porem ouve uma fuga quando você citou a serie Grey anatomy ficou um pouco sem sem sentido, voce poderia ter colocado as varias redes de Fast foods que temos no brasil e acrescentar a influencia da mídia sobre tal comportamento alimentício.

    • 0
  5. gostei bastante de sua redação bem interessante(na minha opinião),continue assim.colocou bons argumentos e trouxe a conclusão de uma forma bem construtiva e legal a única parte que fiquei sem entender foi a citação da séria Grey’s Anatomy ficou um pouco confusa no contexto,Tirando esse pequeno erro,, eu achei ótimo.

    • 0
  6. No filme ”Wall-e” é mostrada uma sociedade futurística, a qual todos os membros são obesos devido há má alimentação e a falta de atividades físicas, isto é, aos hábitos de sedentarismo. Fora da ficção, a realidade da sociedade brasileira não é diferente, haja vista que tanto os problemas psicológicos, quanto o apreço pelos alimentos processados despertam uma alimentação desregulada. Logo, torna-se fundamental analisar essas circunstâncias, a fim de mitigar o impasse.
    Em primeira análise, os transtornos mentais, como depressão e ansiedade, favorecem o desenvolvimento da compulsão alimentar. Isso porque, segundo o ditado popular ”Comer para esquecer os problemas”, o indivíduo desconta suas ansiedades e dificuldades na comida. Análogo a isso, é pertinente evidenciar que em um episódio da série ”Grey´s Anatomy”, um paciente obeso com baixa capacidade de locomoção possui vício alimentar durante anos em virtude de sentimentos obsessivos. Desse modo, sabe-se que cerca de 60% das pessoas, que apresentam uma ingestão exagerada, sofrem distúrbios psíquicos, o que requer uma mudança em relação a visão àquilo que é atribuído ao desequilíbrio nutricional.
    Ademais, o excessivo consumo de produtos industrializados oportuniza uma alimentação desajustada relativa aos parâmetros saudáveis. Isso porque, para Zygmunt Bauman, o ser humano busca fontes imediatas, o que se pode observar no comportamento dos brasileiros, uma vez que além de preferirem itens com preço acessível, mantêm uma dieta com altos teores de açúcar, sal e gorduras pela facilidade e rapidez de aquisição. Entretanto, passam a comprometer a saúde e a maximizar, por exemplo, a atuação do diabetes, da obesidade e dos problemas cardiovasculares. Dessa forma, aproximadamente 168 mil mortes por ano ocorrem no Brasil por causa do peso exorbitante dos cidadãos de acordo com o estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta.
    Depreende-se, portanto, medidas são necessárias para combater os regimes insalutíferos no Brasil. Para tanto, o Ministério da Saúde, em conjunto às mídias sociais, deve propor a criação de programas assistência psicológica e comerciais de autoajuda, como um respaldo do SUS por meio dos canais televisivos, para que os fenômenos mentais não interfiram na vida cotidiana da população e diminuiam a alimentação pautada na irregularidade. Além disso, é primordial que a instituição familiar estabeleça a reeducação alimentar, a partir da ingestão de recursos saudáveis, a fim de reduzir a ação das comidas processadas. Isto posto, poder-se-á atenuar a obesidade no país.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.