Segurança pública no Brasil: desenvolveu-se idem à criminalidade?

  • 0

Tema: Crise na segurança pública

Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a elas”. Sob tal ótica, diante das dificuldades enfrentadas na segurança pública, o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora reformas que não saem do papel, tendo como efeito, inseguridade entre a população.

Em primeiro plano, é axiomático que o déficit de atualizações referente ao sistema de segurança do país agrava o problema. Conforme o sociólogo Jacobo Waiselfisz, no artigo da BBC News Brasil, o plano nacional de segurança, hodierno, é quase idêntico ao de 2002. Dessarte, tendo em vista o quantitativo exacerbado de reformas pendentes, é inegável que uma nação protegida não é prioridade para o Estado.

Em consequência do supracitado, é notável que as tensões por parte da sociedade aumentam. Acerca disso, pode-se observar que mesmo Pitágoras, matemático da antiga Grécia, milenarmente ter afirmado que o mundo se trata da harmonia de contrários, o atual contexto tende a quebrar esse equilíbrio, salientando furtos, assassinatos e tiroteios como o ocorrido no estado do Espírito Santo, em Vitória, causando 120 mortes, segundo o caso abordado no artigo da BBC, onde também apresenta a afirmação do sociólogo Jacobo. Por conseguinte, emerge a necessidade de ações atenuantes, as quais visem promulgar a dissolução desse quadro deletério.

Depreende-se, portanto, a premência de medidas a fim de mitigar esse impasse. Destarte, cabe a Câmara Legislativa liderar um esforço político com o princípio de atualizar o atual sistema, por intermédio da revisão da legislação, principalmente o artigo 144 da constituição, que engloba as normativas alusivas à segurança. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite.
    Com relação ao primeiro parágrafo você deixa claro que o contexto a ser utilizado em sua redação é o filosófico apesar que sua tese não ficou clara já que para um possível entendimento foi necessário mais de uma lida.Seu segundo paragrafo já começou com um erro comum entre os vestibulandos, o uso do conector ” em primeiro plano ” esse, pode ser trocado por ” é valido ressaltar,em primeiro plano” que é aceito pela banca corretora .Ademais, você pode optar por usar em seu parágrafo o afirmar e justificar o qual , deve demonstrar qual seria o problema e a forma de resolve-lo .Por conseguinte, não consegui ver sua conclusão faltando o agente,o modo,como combater e o motivo de combater a problemática do texto.

    • 0
  2. Você não deixa sua tese explícita na introdução, apesar dela ser coerente com o tema. Sugiro rever!
    No desenvolvimento você deixa a seguinte afirmação “déficit de atualizações referente ao sistema de segurança do país agrava o problema” solta, sugiro que utilize conectivos, como também conjunções.
    Gostei do desenvolvimento 2.
    Em suma, você traz muitos autores, muitas citações sem aprofundamento, sugiro que reveja! Mas, em suma, você está na linha coerente com o tema. Sua redação fica em torno de 720 pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.