Durante a segunda guerra mundial, Adolf Hitler utilizava a propaganda propagada pelo uso da televisão para engradecer a sua própria imagem, ratificar sua ideologia e vender uma Alemanha livre e pura para seus cidadãos. Não distante desta época, hoje tal prática esta a cada dia mais forte e mais presente no dia a dia. Para entendermos o jogo da propaganda é preciso estar por dentro do que faz ela ser tão importante e os riscos que ambas trazem para a sociedade.
É relevante abordar, primeiramente, que ao longo dos anos as propagandas sofreram mudanças, desde o uso da televisão até as redes sociais que hoje é o principal meio de distribuição por chegar mais rápido até as pessoas. Após, a propaganda dentro de uma empresa é mais que apenas uma forma de vender mais o produto, ela também é alma da empresa, é onde deve estar a qualificação da marca que irá fazer a expansão de mercado ganhando novos consumidores. Logo, dentro de uma empresa a propaganda tem total relevância.
Ademais, apesar de ser uma das peças principais de empresas é preciso também observar o lado do consumidor, que na maioria das vezes é convencido a viver no consumismo vítima de propagandas as vezes “sensacionalistas”. em sequência, a propaganda infantil como abordada no documentário “Além do Peso”, é ainda mais preocupante por levar as crianças muitas vezes a consumir o produto apenas por conta de personagens ou surpresas como nos lanches do Big lanche feliz e kinder ovo. Em seguida, a saúde de muitas também fica comprometida, como temos observado um grande índice de crianças obesas.
Diante de tal situação, é preciso que tenha a criação de leis pelo ministério da justiça que impeça de serem feitos pelas empresas, propagandas que não sigam os valores éticos e morais, realizando propagandas que não causem nenhum dano na vida de seus consumidores. Afim de diminuir o consumismo e a bolha de distúrbios alimentícios causados por tais. Só assim o Brasil terá uma sociedade mais informada e ausente dos problemas contemporâneos causados pelas propagandas.
Tayse
Olá!
Você tem um ótimo repertório sociocultural, além do dominio da língua portuguesa. No entanto, sua problemática não ficou explícita na introdução como deveria, e faltou detalhamento na sua proposta de intervenção.
Aí vai um conselho, não use a criação de leis, pois já existem muitas leis no nosso país -mais do que conseguimos lembrar, aliás kkkkk- o que falta é colocá-las em prática.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Jordanaguiar
Boa tarde, vou corrigir com base nas competências do Enem, você pode encontrar tudo explicado no site do MEC.
1 – 160 pontos: Você tem uma boa escrita, mas notei algumas aliterações (repetição de palavras) seguidas ou uma dica também, é que você poderia encontrar outros termos para substituir a palavra “propaganda” para tentar não usá-la demais.
2 – 120 pontos: O tema, bem como seu título são os Impactos da propaganda, mas você apenas realmente abordou os impactos e perigos da propaganda no seu segundo desenvolvimento, deixando a desejar na argumentação
3 – 120 pontos: Você abordou o tema de forma mediana considerando o que eu disse na competência 2, uma dica que eu posso dar, é que no desenvolvimento 1 você gastou todo o parágrafo evidenciando a importância da propaganda, sendo que você poderia abordar isso em poucas linhas e argumentar em cima de algum outro impacto que a mesma pode causar
4 – 160 pontos: Sua escrita é boa, mas apresenta erros gramaticais quanto à pontuação (Principalmente a vírgula) mas usou recursos coesivos e repertório
5 – 80 pontos – infelizmente sua proposta não possuí detalhamento suficiente, além de abordar apenas um órgão e trazer só uma intervenção que ficou vaga (você deveria ter proposto 2 problemas um em cada desenvolvimento e depois ter proposto duas intervenções na conclusão) E lembre-se de que os Ministérios devem ser escritos com letra maiúscula.
NOTA FINAL: 640