Riscos do desequilíbrio entre consumo e sustentabilidade para a humanidade.

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A sustentabilidade é o modelo que visa a retirada de recursos naturais sem causar grandes danos à natureza. Entretanto, apesar da importância, sua introdução enfrenta empecilhos, o que põe em risco a vida humana. Visto que, o desequilíbrio entre ela e o consumismo causa esgotamento de recursos, por extensão risco à saúde.

A princípio, vale destacar que, em virtude de influências consumistas, há uma maior demanda, logo, uma retirada descontrolada de recursos naturais. No filme “Lorax:Em Busca da Trúfula Perdida” é mostrado um empresário egoista que desmata toda floresta, o que obriga a população a comprar o ar. Analogamente à animação, a sociedade já presencia a falta de responsabilidade das empresas, consequentemente, escassez de recursos essenciais à sobrevivência. Dessa forma, cabe as autoridades combater a problemática.

Ademais, o consumismo e o esgotamento dos recursos influencia não apenas na economia como também na saúde. Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde) a China, maior potência econômica, tem um dos maiores índices de poluição do mundo, por conseguinte, a população apresenta inúmeras doenças pulmonares. Tal problemática já é perceptível no Brasil, visto que grandes metrópoles apresentam altas taxas de poluição, escassez d’agua e inversão térmica, que impossibilita a promoção da qualidade de vida garantida na Constituição Federal. Nesse sentido, faz-se necessário medidas que garantam os recursos não só às futuras mas para a atual geração.

Infere-se, portanto, a importância do desenvolvimento da consciência socioambiental na população. Destarte, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente ao Ministério do Meio Ambiente deve introduzir o ensino sobre sustentabilidade. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante debates, oficinas, eventos e seminários que visam explanar questão. Para quê, dessa forma, seja possível minimizar os impactos do consumismo no meio ambiente e proporcionar a garantia de acesso a recursos essenciais, diferente do retratado em “Lorax:Em Busca da Trúfula Perdida”.

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2 Correções

  1. Boa tarde, você deve se atentar a estes pontos:
    1- Repetição do agente social “população”, procure utilizar sinônimos como “nação, cidadãos, habitantes, indivíduos”.
    2- Erro de acentuação em “egoísta”.
    3- Utilização de linguagem informal, prefira utilizar “de água”, pois “d’água” remete a oralidade.
    4- Na introdução falta o repertório sociocultural, ou seja, você deve buscar alguma citação de filmes, séries, livros, contexto histórico, música… Para encaixar e contextualizar no tema, mostrando que você domina outras áreas de conhecimento, atendendo a competência 2.
    5- No segundo parágrafo a citação do filme se encaixa melhor se utilizado como repertório na introdução, recomendo utilizar algum dado estatístico para comprovar a “falta de responsabilidade das empresas”, visto que nos argumentos você deve comprovar sua tese, utilizando o filme torna-se muito expositivo. É importante atentar-se a marca de autoria, ou seja, você deve expressar sua opinião sobre o assunto para fechar o parágrafo.
    6- No segundo parágrafo a frase ” Cabe as autoridades combater a problemática” encaixa-se apenas na conclusão, entretanto, seria necessário especificar quais autoridades, por exemplo, Governo Federal.
    7- No terceiro parágrafo é bom se atentar para dados que falem especificamente da realidade brasileira, pois apesar da contextualização com o Brasil, ficou muito vago, por exemplo, após a frase “Visto que grandes metrópoles apresentam altas taxas de poluição…”, você poderia apresentar um dado brasileiro que confirme isso.
    C1- norma culta(180): devido ao erro de ortografia e ao desvio de oralidade
    C2- abordagem/gênero(160): devido a falta de repertório sociocultural na introdução e a argumentação pouco consistente do segundo parágrafo
    C3- defesa/coerência(120): pois senti falta de argumentos mais aprofundados para comprovar a tese.
    C4- coesão e articulação(200): uso diversificado de conectivos e articulação entre as partes do texto.
    C5- proposta de intervenção(200): a sua proposta possui agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
    Nota final: 860. Recomendações: procure se atentar a estrutura dos parágrafos, por exemplo, a introdução deve possuir um repertório sociocultural, tese e dois argumentos que você irá desenvolver ao longo dos dois parágrafos de desenvolvimento, de modo geral você está no caminho certo, parabéns!!

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  2. Você apresentou bom domínio da norma culta, com apenas um pequeno desvio com relação à uma virgula, que desconsidera-se já que não ouve repetição;
    Demonstrou que compreendeu e transpôs bem o tema;
    Ordenou de forma lógica seus fatos e argumentos;
    Demonstrou marca de autoria;
    Apresentou bom repertório sociocultural de forma a fortalecer seus argumentos;
    Articulou bem os conectivos, bem como os argumentos e o repertório;
    Propôs uma proposta de intervenção clara, exequível e cidadã.
    Competência I: 200
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 200
    Competência V: 200
    NOTA FINAL: 1000
    Se possível, corrija minha redação também.

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