A sustentabilidade é o modelo que visa a retirada de recursos naturais sem causar grandes danos à natureza. Entretanto, apesar da importância, sua introdução enfrenta empecilhos, o que põe em risco a vida humana. Visto que, o desequilíbrio entre ela e o consumismo causa esgotamento de recursos, por extensão risco à saúde.
A princípio, vale destacar que, em virtude de influências consumistas, há uma maior demanda, logo, uma retirada descontrolada de recursos naturais. No filme “Lorax:Em Busca da Trúfula Perdida” é mostrado um empresário egoista que desmata toda floresta, o que obriga a população a comprar o ar. Analogamente à animação, a sociedade já presencia a falta de responsabilidade das empresas, consequentemente, escassez de recursos essenciais à sobrevivência. Dessa forma, cabe as autoridades combater a problemática.
Ademais, o consumismo e o esgotamento dos recursos influencia não apenas na economia como também na saúde. Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde) a China, maior potência econômica, tem um dos maiores índices de poluição do mundo, por conseguinte, a população apresenta inúmeras doenças pulmonares. Tal problemática já é perceptível no Brasil, visto que grandes metrópoles apresentam altas taxas de poluição, escassez d’agua e inversão térmica, que impossibilita a promoção da qualidade de vida garantida na Constituição Federal. Nesse sentido, faz-se necessário medidas que garantam os recursos não só às futuras mas para a atual geração.
Infere-se, portanto, a importância do desenvolvimento da consciência socioambiental na população. Destarte, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente ao Ministério do Meio Ambiente deve introduzir o ensino sobre sustentabilidade. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante debates, oficinas, eventos e seminários que visam explanar questão. Para quê, dessa forma, seja possível minimizar os impactos do consumismo no meio ambiente e proporcionar a garantia de acesso a recursos essenciais, diferente do retratado em “Lorax:Em Busca da Trúfula Perdida”.
powozumisa
Boa tarde, você deve se atentar a estes pontos:
1- Repetição do agente social “população”, procure utilizar sinônimos como “nação, cidadãos, habitantes, indivíduos”.
2- Erro de acentuação em “egoísta”.
3- Utilização de linguagem informal, prefira utilizar “de água”, pois “d’água” remete a oralidade.
4- Na introdução falta o repertório sociocultural, ou seja, você deve buscar alguma citação de filmes, séries, livros, contexto histórico, música… Para encaixar e contextualizar no tema, mostrando que você domina outras áreas de conhecimento, atendendo a competência 2.
5- No segundo parágrafo a citação do filme se encaixa melhor se utilizado como repertório na introdução, recomendo utilizar algum dado estatístico para comprovar a “falta de responsabilidade das empresas”, visto que nos argumentos você deve comprovar sua tese, utilizando o filme torna-se muito expositivo. É importante atentar-se a marca de autoria, ou seja, você deve expressar sua opinião sobre o assunto para fechar o parágrafo.
6- No segundo parágrafo a frase ” Cabe as autoridades combater a problemática” encaixa-se apenas na conclusão, entretanto, seria necessário especificar quais autoridades, por exemplo, Governo Federal.
7- No terceiro parágrafo é bom se atentar para dados que falem especificamente da realidade brasileira, pois apesar da contextualização com o Brasil, ficou muito vago, por exemplo, após a frase “Visto que grandes metrópoles apresentam altas taxas de poluição…”, você poderia apresentar um dado brasileiro que confirme isso.
C1- norma culta(180): devido ao erro de ortografia e ao desvio de oralidade
C2- abordagem/gênero(160): devido a falta de repertório sociocultural na introdução e a argumentação pouco consistente do segundo parágrafo
C3- defesa/coerência(120): pois senti falta de argumentos mais aprofundados para comprovar a tese.
C4- coesão e articulação(200): uso diversificado de conectivos e articulação entre as partes do texto.
C5- proposta de intervenção(200): a sua proposta possui agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
Nota final: 860. Recomendações: procure se atentar a estrutura dos parágrafos, por exemplo, a introdução deve possuir um repertório sociocultural, tese e dois argumentos que você irá desenvolver ao longo dos dois parágrafos de desenvolvimento, de modo geral você está no caminho certo, parabéns!!
SheilaAlvesGonçalves
Você apresentou bom domínio da norma culta, com apenas um pequeno desvio com relação à uma virgula, que desconsidera-se já que não ouve repetição;
Demonstrou que compreendeu e transpôs bem o tema;
Ordenou de forma lógica seus fatos e argumentos;
Demonstrou marca de autoria;
Apresentou bom repertório sociocultural de forma a fortalecer seus argumentos;
Articulou bem os conectivos, bem como os argumentos e o repertório;
Propôs uma proposta de intervenção clara, exequível e cidadã.
Competência I: 200
Competência II: 200
Competência III: 200
Competência IV: 200
Competência V: 200
NOTA FINAL: 1000
Se possível, corrija minha redação também.