Segundo pensamentos machistas e patriarcais , as mulheres devem obediência e submissão á figura masculina. Com base na historiografia, não se sabe ao certo a origem dessa concepção, entretanto é notória sua presença até os dias atuais, gerando desigualdade em diversos aspectos. Tendo em vista que a permanência de tal ideologia é um grave problema, faz-se essencial a análise dos desafios enfrentados na luta feminina por uma efetiva igualdade, no âmbito trabalhista e social.
Em primeiro plano, faz-se pertinente a observação da desvalorização feminina no mercado de trabalho. Como é mostrado na novela “Lado a lado”, no Brasil do século XX as moças só poderiam trabalhar com a permissão do marido ou pai. Mesmo tendo conquistando o direito de participação no sistema trabalhista, ainda pode ser encontrada uma imensa distinção de tratamento com base no gênero, onde mulheres são desacreditadas, assediadas, inferiorizadas e ainda chegam a receber menores salários, mesmo desempenhando funções iguais.
Em segundo plano, faz-se necessário o exame das dificuldades enfrentadas por uma garota em seu meio social. Esse aspecto é facilmente comprovado na série “Sex education”, onde a personagem Aimee é assediada por um dos passageiros, que se masturba em pleno transporte público e ejacula em sua perna, logo a garota clama por ajuda, todavia é ignorada. Esse cenário não se limita apenas á ficção, a atriz Miranda Cosgrove afirma ter sido vítima de importunação sexual por parte do diretor durante as gravações da série “Icarly”. A jovem, assim como tantas outras, contou para os pais, no entanto foi apenas ignorada e instruída a continuar atuando do programa.
Urge, pois, a fim de equiparar as formas de tratamento para ambos os sexos, que o Ministério da Educação haja exigindo que sejam dadas palestras nas escolas, para crianças e adolescentes, sobre empoderamento feminino e formas de combate ao machismo. Ademais, deve agir o Poder Legislativo, por meio da elaboração de leis que assegurem o bem estar físico e psicológico das mulheres em seu ambiente de trabalho. Dessa forma, aumentará a inclusão e respeito, em relação a figura feminina, acabando, enfim, com a herança misógina que permeia desde a antiguidade.
youngblzzd
o repertório cultural está ótimo mas sua argumentação ficou muito vaga, o uso dos casos e series serve pra contextualizar sua tese mas faltou mais da sua própria opinião, o que deixou a redação muito informativa.
sua introdução está boa.
na conclusão faltou um pouco mais de desenvolvimento como a finalidade das ações tomadas.
DudaQueirozRodrigues
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 160;
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 180;
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 160;
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200;
Conclusão = 120.
carloscruz
Achei o repertório muito bom, porém a argumentação um pouco vaga.
Gramática e uso adequado da língua portuguesa quase sem erros, salvo alguns que acredito serem da digitação. Por exemplo:
– crase no primeiro parágrafo
– verbo agir no último parágrafo
Uso de conectivos muito bom, dando fluídez ao texto.
Acredito que a nota ficaria em torno dos 800 pontos, considerando os poucos erros e a falta de uma argumentação mais visível no texto.
RaianaMG
Oii, bom dia, tudo bem?
1.Acredito que o “á” após “submissão” foi apenas erro de digitação que você queria um “à” e está certíssimo o uso da crase;
2.Tenha cuidado com o gerúndio;
3.Ficou muito boa a alusão;
4.Não precisa de vírgula após “igualdade”;
5.”Mesmo tendo conquistando” era para ser “conquistado;
6.Eu gostei muito do uso da novela, acho que faltou apenas fazer uma relação com o passado retrado na novela e a situação atual, você falou sim que isso ainda acontece medmo com as conquistas, mas ficaria ótimo se relacionasse com a situação da novela, com um “Mesmo tendo conquistado tais coisas as mulheres ainda são desvalorizadas, o que evidencia a persistência do cenário machista retratado na novela” algo assim;
7.Senti falta do fechamento de um pensamento, poderia ter utilizado a novela nesse fechamento, como “Nesse viés, medidas são imprescindíveis para a desconstrução do persistente cenário machista representado na novela.”;
8.Eu gostei muito das situações que trouxe no segundo desenvolvimento, mas acho que ele ficou mais expositivo, sinto que falta mais argumentações e defesa, e novamente o fechamento do pensamento;
9.Conferindo elementos da conclusão:
FINALIDADE: a fim de equiparar as formas de tratamento para ambos os sexos;
AGENTE:o Ministério da Educação ;
AÇÃO:haja exigindo que sejam dadas palestras nas escolas, para crianças e adolescentes, sobre empoderamento feminino e formas de combate ao machismo;
AGENTE:Poder Legislativo;
Modo/Meio:por meio da elaboração de leis que assegurem o bem estar físico e psicológico das mulheres em seu ambiente de trabalho
Finalidade:aumentará a inclusão e respeito, em relação a figura feminina, acabando, enfim, com a herança misógina que permeia desde a antiguidade.
Você fez duas intervenções, busque fazer apenas uma que atenda todos os elementos;
10.Uso de gerúndio em “exigindo” e “acabando”.
C1:120(Cuidado com algumas palavras e o gerúndio);
C2:180(Busque tornar os repertórios produtivos, eles são pertinentes mas falta serem produtivos);
C3:120(Especialmente por conta do segundo desenvolvimento);
C4:200;
C5:120 (Cada elemento vale 40).
Meus parabéns, continue praticando e irá longe.