O documentário “Ouro Azul-Guerras pela água do mundo” aborda a escassez hídrica pelo mundo e os conflitos gerados por este impasse. Assim como retratado no longa, no Brasil, a carência desse bem natural vem ocasionando instabilidade no sistema hídrico. A partir da análise desse problema, percebe-se que ele está vinculado não só, a insuficiente estratégia de distribuição, mas também, a poluição de rios e lagos.
Constata-se a princípio, que a pouca estratégia com a distribuição hídrica contribui para uma crise nesse setor. De acordo com a Agencia Nacional das Águas (ANA), 70% da hidrografia do país é destinada à agropecuária. Nesse sentido, vê-se que o abastecimento de água no Brasil não é estratégico, já que, mais da metade do abastecimento vai para um único setor, de modo que, pode gerar uma instabilidade em outros lugares. Tal fato é evidenciado nos constantes racionamentos que prejudica a vida de muitos brasileiros, principalmente, no nordeste. Esse cenário, certamente, configura-se como instável, e não pode ser negligenciado.
Outro ponto relevante, nessa temática é o fato da poluição dos rios e lagos apresentar intima relação com a existência desse cenário de paralisação hídrica. Partindo desse pressuposto, esse quadro está relacionado com a musica “Rap das águas”, pois, essa canção expõe a poluição que ocorre nos rios brasileiros e liga esse problema a uma “futura” guerra pelas águas. Nessa lógica, é inegável que a contaminação hídrica, seja pelo escoamento de produtos tóxicos, ou pelo errado descarte do lixo, intensifica a ocorrência de crises nesse sistema.
Portanto, com o intuito de amenizar a problemática, é necessário que o Governo Federal -como instituição promotora do bem-estar-social- como estratégia para diminuir os índices de escassez hídrica, crie um novo plano de distribuição da água. Isso pode ser feito através de estudos e mapeamentos do atual abastecimento, para que nenhuma região seja prejudicada. Dessa forma, espera-se que a crise hídrica deixe de ser um impasse no país.
Pamela_gross
BOM DIAAA
Vamos lá
.
INT:
– está correta, eu só acrescentaria mais uma frase, mostrando a sua tese
.
D1:
-muito bem estruturado, apenas destaco:
” único setor, de modo que, pode gerar uma instabilidade em outros lugares.’ qual setor? ou com base em que pode afirmar isso? talvez descontassem nota
.
D2:
-não é interessante usar aspas quando não é citaçao
– intensificando** ultima linha
.
conc:
“é necessário que o Governo Federal -como instituição promotora do bem-estar-social- como(talvez em vez de como poderia ser estabeleça?) UMA estratégia para diminuir os índices de escassez hídrica, crie CRIANDO um (novo) plano de distribuição (da) DE água. Isso pode ser feito através de estudos e mapeamentos do atual abastecimento, para que nenhuma região seja prejudicada. Dessa forma, espera-se que a crise hídrica deixe de ser um impasse no país.b”