Tema: Capacidade de Resiliência.
Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a elas”. Sob tal ótica, diante das dificuldades do jovem defronte às adversidades, o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora o não desenvolvimento da população no aspecto emocional, tendo como efeito, danos psicológicos aos envolvidos.
Em primeiro plano, é axiomático que a falta de investimento no caráter emotivo da nação agrava o problema. Conforme Nicolau Maquiavel, escritor Renascentista, o homem em busca de suas ambições, não percebe o mal que seus atos podem provocar. De maneira análoga, tendo em vista a trajetória da tecnologia e a diminuta atualização da grade curricular brasileira, é inegável que a formação básica não é prioridade para o Estado, assim, moldando os cidadãos para uma época que já não existe, dispondo de aulas menos atrativas e desatualizadas.
Em segundo lugar, em virtude do supracitado, é notório o surgimento de casos degenerativos aos jovens. Por conseguinte, mesmo diante da afirmação, milenar, do matemático Pitágoras, a qual afirma que o mundo se resume à harmonia de contrários, é perceptível que as consequências, hodiernas, dessa problemática, interrompem esse equilíbrio. Por mérito disso, emerge a necessidade de ações atenuantes que promulguem a diminuição desses casos, os quais contemplam a depressão, as desistências em vagas de trabalho ou faculdade e as ocorrências de suicídio.
Depreende-se, portanto, a premência de medidas a fim de mitigar esse impasse. Destarte, cabe ao Ministério da Educação desenvolver a população no que tange à Inteligência Emocional, por intermédio da alteração da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), adicionando a disciplina de “Educação Emocional”, a qual terá como princípio demonstrar a importância das dificuldades para a evolução no aspecto pessoal; como, profissional. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.
JacieliCosta
Olá, boa tarde Felipe !
Segue a correção da redação.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120
(Visto que o tema não ficou extremamente claro como o esperado, já que durante a leitura é passível a compreensão de várias opções, não ficando claro o ponto de vista)
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
5. Respeito aos direitos humanos: 200
(Conforme citado anteriormente, mesmo o tema não ficando explicito, a proposta de intervenção que visa o desenvolvimento da saúde mental, é totalmente detalhada e criada de forma organizada).
Total: 720.
Dica Felipe: A sua escrita formal, está excelente, tendo um vocabulário diversificado e abrangente, porém, aconselho a focar a ser mais direito no viés no qual está seguindo, pois em alguns momentos o seu linguajar rebuscado em excesso causa certa confusão com a sua real opinião diante do assunto. Desculpe ser tão direta diante de sua redação, mas tenho apenas intenção de ajudar.
ANJOMUSIC
Boa tarde.
Olha a sua redação está boa, de acordo com a norma culta, o uso da linguagem está ok . Percebi que em algumas frases do texto ocorreu a fuga do tema; Em qualquer uma das redações não é preciso expor muitos dados, apenas o que estiver comparado com o titulo do texo. Também senti muita falta da sua argumentação.
PRATIQUE QUE COM CERTEZA A PRÓXIMA SAIRÁ MELHOR….
ESPERO TER AJUDADO , BONS ESTUDOS…..
madriele03
Nota 1 – 180 -demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
Nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.
Isabella Ramos
Excelente redação , mas não é necessário fazer tantas citações . A linguagem usada está adequada de acordo com a norma culta , mas em determinados momentos teve fuga do assunto dado . Tenta não cometer mais a pertinência do tema proposto . Dê um título a sua redação , pois não são todas as bancas que a escolha do título é opcional .