Mestre

A questão da fome no Brasil

  • 0

O seriado mexicano”Chaves”,exibido pelo sistema brasileiro de televisão  (SBT),retrata a vida de um menino pobre e órfão que vive em uma vila antiga.O personagem,em diversos episódios,deixa explícito que encontra dificuldades para se alimentar diariamente, assim dependendo do auxílio de moradores do cortiço.Fora dos limites televisivos,a fome é uma problemática grave no Brasil, visto que a má distribuição alimentícia e a ineficácia de políticas públicas são as principais causas que corroboram para a fixação de tal mazela no cenário hodierno.

Em primeira análise,é válido ressaltar,que a Revolução Verde teve como objetivo a inserção de insumos químicos na agricultura para melhorar e aumentar a produção de alimentos. Entretanto, essa prática não é suficiente para combater à voracidade.Segundo o médico voluntário Flávio Valente, cerca de 36 milhões de brasileiros nunca sabem quando terão a próxima refeição.Em paralelo a isso, o controle de terras por parte dos latifundiários e a falta de reorganização da estrutura social do campo, contribuem para a desigual divisão de renda,pois a maioria dos mantimentos obtidos nas plantações são exportados, assim, deixando a população local sem ter o que comer,promulgando a disparidade socioeconômica.

Em segunda análise,nota-se então,que as direções governamentais não são consistentes para a resolução da situação, já que os programas sociais como o “Fome Zero “,criado pelo Governo Lula,quase nunca são tão ampliados e desenvolvidos a ponto de promoverem a inclusão. Diante disso,Bentinho,um idealizador que produziu uma campanha de cunho conscientizatório,disse que “quem tem fome tem pressa “.Ademais,fica evidente,que milhares de pessoas ficam à mercê da assistência financeira desses aparatos que por muitas vezes, não atendem às necessidades fundamentais desses indivíduos,e uma consequência disso são os óbitos anuais causados por essa deficiência estrutural.

Contudo,há medidas que podem mitigar a questão. O Ministério da Economia- órgão que cuida da formulação e execução da organização política e econômica nacional-em parceria com FAO,devem elaborar leis  de incentivo à Reforma Agrária, plantio de subsistência e desconcentração de territórios das mãos da elite por intermédio do Poder Legislativo, a fim de promover a equidade e a cidadania plena para os cidadãos. Além disso,os programas sociais como o Bolsa Família e o Fomento,devem recrudescer a ajuda oferecida aos seus beneficiários através da incorporação de cestas básicas mensais e elevação das parcelas monetárias para que haja uma seguridade nutritiva. Só assim,relatos como o do jovem Chaves serão minimizados no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1: 200 em 200. Não foram observados deslizes gramaticais ou ortográficos.
    Competência 2: 200 em 200: Você utiliza diversos repertórios socioculturais que são produtivos e coerentes.
    Competência 3: 200 em 200: Você desenvolve muito a temática proposta, de forma coerente. Os argumentos estão bem fundamentados.
    Competência 4: 160 em 200: Você utiliza vários conectivos que promovem a conexão das ideias. OBS: no último parágrafo poderia ter sido utilizado um conectivo que demonstrasse a finalização do texto, por exemplo o PORTANTO, ao invés de contudo.
    Competência 5: 200 em 200: Você apresenta a P. I. completa: agente (quem), ação (o quê?), modo (como?), efeito (para quê?) e detalhamento (informação extra).
    Nota final: entre 960-100
    Parabéns! Ótimo texto

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.