Tema : Os desafios da relação entre o Homem e o meio ambiente
A Revolução Industrial, com o surgimento de novas indústrias, contribuiu para o advento de grandes empecilhos ambientais, já que as chaminés das fábricas liberam um grande número de gases poluentes. A contemporaneidade, analogamente, não diverge desse período, tendo em consideração que no atual contexto, ao se tratar do meio ambiente, mais problemas surgiram. Nesse sentido, existem desafios na relação entre o homem e o meio ambiente, fator decorrente da negativa ação antrópica, e do consecutivo prejuízo para as futuras gerações.
A princípio, convém ressaltar que o homem, com a utilização automóveis, com a queima de combustíveis fósseis, e com as queimadas, contribui diretamente para a degradação do meio ambiente. Isso pode ser evidenciado no filme “Uma verdade Inconveniente”, que retrata a grande emissão de produtos tóxicos, feitas pela ação antrópica, e o quanto é prejudicial para o mundo. Dessarte, a ficção não difere da atualidade, tendo em conta que o homem está deteriorando cada vez mais o meio em que vive, fator que demonstra um caso grave, já que a má relação do indivíduo com o espaço ambiental possui negativas consequências para o ecossistema e para ele próprio.
Outrossim, gases poluentes estão presentes de forma significativa no meio ambiente, de modo a comprometer o bem estar dos indivíduos. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas, garante a saúde para todas as pessoas, dado que não está sendo plenamente evidenciado, tendo em vista que a degradação e consequente poluição do meio ambiente gera gases que são prejudiciais e podem causar problemas respiratórios, câncer e até doenças cardiovasculares para o homem. Dessa forma, como a contaminação atmosférica está cada vez maior, as futuras gerações poderão encontrar um ambiente de difícil habitação, de forma a passarem por empecilhos com o bem-estar.
Destarte, medidas são necessárias para combater os impasses gerados no espaço ambiental. Nesse âmbito, compete as instituições de ensino, atreladas ao Ministério do Meio Ambiente, que tem como função social garantir os direitos nessa área, promoverem campanhas, cujo tema seria “todos juntos por um mundo melhor”. Isso deve ser feito por meio das salas de aula, especificamente de geografia, e das redes midiáticas desse Ministério. Essa ação possui como finalidade conscientizar todas as pessoas acerca do efeito da ação do homem, quando de maneira desregrada, para o ecossistema e para a saúde de todos os indivíduos. Assim, espera-se que as futuras gerações não possuam más relações com o meio ambiente e que, consequentemente, diminua os problemas de saúde.
marialauraoliveira
Competência 1: 200
Competência 2: 180
Competência 3: 180
Competência 4: 200
Competência 5: 200
No seu texto em geral, notei que você focou na poluição do ar, mas como o tema sugere existe uma relação com todo o meio ambiente, sei que não dá para escrever sobre todos os problemas ambientais, mas acredito que você poderia ter escrevido sobre o papel das grandes empresas e que elas poluiem muito mais do que o ar.
Atenção a repetição de palavras e aos parágrafos muito longos, pois podem dificultar a leitura e análise. Fora isso, sua introdução e desenvolvimentos estão muito bons. Porém, tendo em vista a importância e papel das empresas/ indústrias nesse assunto, acredito que você poderia ter feito uma intervenção mais efetiva, como a punição e multas para aos responsáveis por degradação e também uma proteção para áreas ambientais. Nós até podemos nos conscientizar mas as indústrias continuar destruindo tudo.
Espero ter ajudado, continue escrevendo.
analuciaa
Olá! Destaco aqui alguns pontos interessantes do seu texto, porém, não sou expert!
Na introdução, procure sinônimo de indústria para não ficar muito repetitivo. Entretanto, a repetição pode acontecer mas deve estar entre 4 ou 3 linhas, eu acho.
Eu acredito que na segunda parte da introdução ficaria melhor com a troca do conectivo. Pois, ficaria mais conectado e claro. Por exemplo :
“Analogamente, a contemporaneidade,”
Mas ela está ótima! Bem alinhada.
D1: Quando você cita um filme ou qualquer série, para relacionar ao tema nunca utilize “dessarte” até porque ela dá ideia de conclusão e no sentido do tema, você quer é contextualizar e dar uma relação.
Logo, utilize nesse sentido / nesse viés / diante disso , ta bom?
Tirando isso, seu D1 está otimo!
D2: outro fator que reparei não só no D2 como em todo texto que você cita o “homem” . Não sei se você fala do “Homem” como o conjunto de toda espécie humana, ou do “homem” como do sexo masculino. Seria muito importante destacar isso. Até porque o seu tema fala sobre o “Homem”.
Fora isso tá legal.
Conclusão: Impecável! Respeitou as perguntas condizentes a intervenção.
Não sei dá nota, mas vamos lá!
C1: 200
C2: 200
C3 : 180
C4 : 160
C5 : 200
N : 940
Rafa, você é excelente e vai longe com toda certeza! Uma dica pra você arrasar mais do que arrasa, é baixar uma cartilha de redações nota mil, a partir dele eu me organizo e ainda uso alguns conectivos. Bjos!
Renannn
O seu texto está muito bem desenvolvido e estruturado, do começo ao fim. O primeiro parágrafo ficou ótimo, uma vez que demonstrou conhecimento de mundo e a relação da revolução industrial com o meio ambiente. Os parágrafos do desenvolvimento estão bem argumentados e expostos, mostrando uma clara objetividade em relação ao tema. Por fim, na conclusão, você conseguiu expor uma maneira de como pode ser reduzida a ação degradável do meio ambiente, colocando, inclusive, exemplos de órgãos que têm o escopo de proteger tal meio, como é o caso do Ministério do meio ambiente. Houve poucos erros de gramática, mas isso não interferiu no bom desenvolvimento do texto.
NOTA: 940
ACABEI DE FAZER UMA REDAÇÃO. SE PUDER CORRIGIR, AGRADEÇO.