Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade padronizada pela ausência de problemas. No entanto, tal concepção não é constatada na realidade brasileira, uma vez que a fauna e flora estão ameaçadas de extinção devido às ações antrópicas, como o desmatamento e caça ilegal.
A princípio, na série “Aruanas”, uma grande mineradora é investigada por cometer a devastação de florestas. Fora da ficção, tal conjuntura é notória, visto que o ser humano com o intuito de atender suas necessidades, provoca a derrubada de árvores e os animais perdem seus hábitats ou morrem. Com efeito, isso ocasiona um desequilíbrio nas cadeias alimentares, culminando no desaparecimento de várias espécies.
Outrossim, conforme Paul Watson, co-fundador da Greenpeace, “inteligência é habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza”. No entanto, os indivíduos agem de forma contrária a esse pensamento, visto que caçam ilegalmente para atividades lucrativas, como o comércio de pele, culminando em alterações ecológicas. Desse modo, é inaceitável que em um Estado democrático, prevaleça os interesses humanos em detrimento da degradação da biodiversidade.
Infere-se, portanto, que o Ministério do Meio Ambiente deve mitigar esse impasse, por meio de investimentos governamentais, com a capacitação profissional no uso de recursos tecnológicos, como os “drones”, para aumentar a fiscalização, principalmente nas áreas mais devastadas, e punir os responsáveis pelo crescimento da extinção da fauna e flora brasileira. Assim sendo, a utopia de More será alcançada na sociedade brasileira.
Andre_Burnier
Boa Noite
Introdução:
Sua citação não está conectada ao tema, tipo você cita uma obra de ficção de um mundo perfeito e simplesmente diz “No Brasil não é assim”, você teria que trabalhar melhor essa citação, mostrar ao leitor por que ela é pertinente.
A Fauna e Flora estão ameaçados de extinção? Só para se ter uma ideia, o Brasil tem 3.286 espécies ameaçadas de fauna e flora, sendo: 698 espécies ameaçadas de animais terrestres (165 estão na categoria mais grave: “criticamente em perigo”, com altíssimo risco de extinção). Isso representa cerca de 27% de todas as espécies analisadas. Mas isso não é toda a fauna e flora, mas sim uma parcela importante, considerável, mas dizer fauna e flora ameaçadas você está sendo generalizando tudo.
Desenvolvimento 1 e 2:
faltou exemplos, argumentação, os indivíduos caçam? que indivíduos quem são os caçadores no Brasil?, por que caçam?, desinformação?, crueldade? sobrevivência? herança cultural? (ex meu avô caçava, meu pai e agora eu). não estou dizendo que você deveria abordar exatamente esses questionamentos, mas você expôs o problema e não argumentou nada?
Conclusão:
obs: falta argumentação,
ex: com a capacitação profissional no uso de recursos tecnológicos, como os “drones”-Quem serão esses funcionários os atuais ou vão contratar novos?
punir os responsáveis pelo crescimento da extinção da fauna e flora brasileira
posso punir os responsáveis por caça e desmatamento ilegal, crescimento da extinção é um dado estatístico. Por exemplo para diminuir a violência contra mulheres no Brasil, uma solução seria penas mais rígidas aos infratores, mas punir os responsáveis pelo aumento da violência fica confuso.
Você usa uma estrutura de redação pronta é uma escolha bem inteligente, pois deixa o texto bem organizado e estruturado, mas precisa trabalhar melhor seus argumentos, imagine que uma pessoa vai ler e precisa ser impactada de forma positiva.