Iniciante

As dificuldades para o aumento da doação de órgãos no Brasil.

  • 1

No episódio “O Transplante”, da série americana House, é retratada a dificuldade de realizar o transplante de coração, pela falta de doadores, para uma paciente que sofreu um acidente automotivo. Analogamente, fora da trama, a realidade no Brasil é preocupante, visto que a falta de informações da sociedade e a precariedade dos hospitais brasileiros – contribuem para aumentar as dificuldades no processo de doação de órgãos no País, elevando o número de pessoas nas listas de esperas para transplantes. Nesse contexto, é de suma importância a discussão desses aspectos, no intuito de buscar uma solução para a problemática.

Primeiramente, vale salientar que a desinformação da população acerca da doação de órgãos apresenta-se como um agravante do problema. Indubitavelmente, muitos familiares de falecidos não permitem a retirada dos órgãos pelo desconhecimento do assunto e das condições necessárias, como: morte cerebral, bom estado dos tecidos e biossegurança. Em consoante com dados da OMS, pelo menos 47,5% das famílias não permitem o procedimento impedindo que vidas sejam salvas. Assim, faz-se necessário a reformulação da postura das escolas e mídias na busca de informar a sociedade sobre a doação de órgãos.

Além disso, a precariedade dos hospitais brasileiros é outro motivo que piora o cenário da problemática. Nesse panorama, percebe-se que a falta de insumo e infraestrutura hospitalar inibe o atendimento e os procedimentos médicos necessários. Ademais, as unidades de saúde mais bem preparadas estão localizadas nas capitais e regiões mais desenvolvidas, sendo, portanto, um entrave, já que é necessário o deslocamento até esses locais. Segundo pesquisas do G1, somente 35% dos hospitais possuem capacidade para realizar as cirurgias. Decerto, tudo isso colabora para a propagação desse quadro deletério.

Logo, medidas devem ser tomadas para atenuar a problemática abordada. Nesse sentido, é dever do Governo Federal, por meio da conversão de impostos, investir no MEC e no Ministério da Saúde, os quais determinarão a utilização do capital repassado. Aquele contratando profissionais qualificados que serão responsáveis por fomentar debates nas escolas, com o fito de instruir a sociedade sobre questões concernentes sobre a doação de órgãos, enquanto esse irá garantir melhorias nas estruturas e equipamentos hospitalares, capacitando-os a realizar procedimentos essenciais para cirurgias e armazenamento de órgãos e tecidos. Desse modo, será atenuado a longo prazo as dificuldades do aumento da doação de órgãos no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vamos dividir minha opinião em pontos: rsrs
    – Boa estrutura de texto, você conhece
    – Você tem um ótimo repertório, continue assim
    – Bom uso de conectivos
    – Verifique o uso da vírgula em alguns pontos
    – Proposta bem detalhada
    -Exponha mais sua opinião, seu ponto de vista
    Tem um bom nível e tem muitas chances de tirar uma nota alta, caso seja esse seu desejo, está no caminho bom, estude mais sobre cada parte, leia e releia, veja mais repertórios, acredito assim que pode melhorar ainda mais, muito mais!

    • 0
  2. boa tarde vinicius…
    Da pra notar que você possui conhecimento de mundo,também seus conectivos estão muito bem empregados ,a estética do seu texto também esta ok… na minha pouca experiência kk notei que você trás muitas informações ,no entanto não argumenta muito…exponha mais sua opinião debata mais sobre o tema .pois tem muito potencial pra isto …parabéns o geral esta ótimo…obg por avaliar minha redação….

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.