(quem puder por favor da nota de acordo com o Enem ficarei grata)
Promulgada pela ONU em 1948 a declaração de direitos humanos, garante a todos os indivíduos o direito a doação de sangue. Conquanto, percebe-se que na realidade do Brasil atual não o comprimento dessa garantia, principalmente para os homossexuais, onde são os mais afetados. Nessa lógica, diante das falhas dos aspectos governamentais, juntamente com a organização Mundial de Saúde, se tornam a principal influência para o preconceito na doação de sangue, fomentando em consequências graves para a sociedade.
Precipuamente, cabe ressaltar que os setores governamentais e suas aplicações estejam entre os fatores que atenuem o problema. Conforme Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Nesse contexto, a legislação brasileira não explícita a proibição da doação de sangue por parte dos homossexuais, mas, na prática restringe a ação desses grupos.
Além disso, É cabível salientar que segundo Platão, há dois milênios idealizou a teoria da cidade ajusta. Em que nela, tudo era perfeito. Entretanto, no estado brasileiro hodierno, observa-se que a tese do filósofo grego perde espaço quando comparado a realidade do Brasil contemporâneo. dessa forma, a organização Mundial da Saúde se faz plenamente responsável por tal visão da sociedade. De acordo com a nota enviada ao jornal de São Paulo, o Ministério da Saúde afirmou que não há discriminação e que há restrição por 12 meses, busca evitar o risco de transmissão de doenças pela transfusão e parte do princípio da precaução.
Destarte, medidas são necessárias para conter o avanço do preconceito enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue. Tornando assim a importância do governo federal, por meio do ministério da saúde promover testes modernos para a detecção de doenças transmissíveis, para evitar o contágio através da doação de sangue. Ainda cabe a mídia o papel de promover campanhas publicitárias, em rádios, escolas, TV redes sociais sobre o preconceito na doação de sangue, conscientizando os homossexuais a realizarem os testes. Desse modo essa problemática na sociedade será menos recorrentes.
Soraya.moraes
Oii, eu li sua redação, eu gostei muito, mas quando você comentou que ” De acordo com a nota enviada ao jornal de São Paulo, o Ministério da Saúde afirmou que…..” você esqueceu de colocar as aspas, toda vez que você for comentar uma fala que não é sua, use aspas. fora isso eu gostei de sua redação
introdução 180
D1:150
D2: 150
C: 100
Beatriz2510
Certinhoo muito obrigada pela sua correção ❤️❤️,………………………………………………………………………,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….
Maria Do Carmo
Oi,
vou “corrigir” como uma aluna kkkk. Quero mais te dar dicas do que corrigir de verdade. Eu passo longe de ser corretora, por isso não se apegue aos pontos e mais as dicas, pq os critérios de retirada de pontos dos avaliadores do Enem são uma outra coisa. Sou uma completa amadora kkkkkk mas vamos lá!
*
Pra começar, que tema interessante!
Realmente é um absurdo que em pleno séc XXI homossexuais ainda não possam doar sangue como qualquer outra pessoa, prova do preconceito presente na sociedade.
Olha, na tua introdução quando você fala:
“Nessa lógica, diante das falhas dos aspectos governamentais, juntamente com a organização Mundial de Saúde, se tornam a principal influência para o preconceito na doação de sangue, fomentando em consequências graves para a sociedade.” – O que é que a Organização Mundial da Saúde tem com isso? qual o erro dela aí? Não ficou muito claro. Esse ponto se bem desenvolvido poderia ser um dos seus argumentos para os desenvolvimentos.
Então, no D1 a argumentação ficou um pouquinho rasa. Você poderia ter mergulhado melhor no assunto do preconceito e leis. Cuidado com a forma como você colocar os dados e citações ao longo do texto para não ficar algo meio jogado. Lembre-se que há sim citações que cabem na maioria dos temas, mas nem só de citações se faz um texto. Argumente usando elas como exemplo tbm. Ah, cuidado para não deixar os parágrafos muito desproporcionais.
Sobre o D2 destaco o mesmo já dito a respeito do D1.
Gostei da conclusão, achei o Agente, meio (embora esse tenha ficado um pouco vago), ação e objetivo, porém faltou o detalhamento na primeira proposta.
A segunda proposta também faltou detalhamento.
Acho que vale ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis não é algo que acomete apenas o público LGBT, então, os teste para detectar tais doenças deveriam ser generalizados para todos os públicos. Acho que produzir testes de doenças específicas apenas para homossexuais seria uma forma de continuar com o preconceito, admitindo que algumas doenças são “exclusivas” desse grupo, quando já sabemos que não é.
*
*
Enfim,
1 Competência – Demonstrar domínio da norma culta da língua.
Você escreve bem, embora tenha alguns errinhos. Não sou referência para falar pq também tenho problema com a vírgula, mas fica tranquila que tudo isso vai se resolver durante teus estudos.
PONTOS: 140
* Lembre-se que nomes de instituições como “Ministério da Saúde” se escreve com letra maiúscula ;)
.
2 Competência – compreender a proposta de redação/aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema/dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
*Separei a 2 competência em 3 partes para ficar mais claro. Acredito que você compreendeu a proposta de redação embora tenha falado um pouco superficialmente dela. Você colocou citações e dados muito legais, parabéns! E definitivamente conhece a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo.
PONTOS: 200
.
3 Competência – Selecionar, relacionar, organizar, e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
* A argumentação em si ficou fraquinha :( um pouquinho confusa tbm
PONTOS: 60
.
4 Competência – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você fez bom uso dos conectivos ao meu ver, deixando passar apenas em alguns poucos lugares.
PONTOS: 170
5 Competência: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos Direitos Humanos. Aqui você precisa do AGENTE – AÇÃO – MEIO – OBJETIVO – DETALHAMENTO.
PONTOS: 140
.
.
Total: 710
Olha, a minha “correção” é completamente amadora, mas ainda assim, 710 é uma boa nota! você tem muito potencial! Não desista! Boa sorte no Enem!
Beatriz2510
Certinhoo muito obrigada pela sua correção ❤️❤️,………………………………………………………………………,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….
vivianjos
Olá! Li seu texto e observei alguns pontos que podem ser melhorados. Espero que ajude :)
Observações 1º parágrafo:
– Vírgula após 1948
– Letras maiúsculas para “Declaração Universal dos Direitos Humanos”
-Sem vírgula após “Humanos”
– Ordem inversa e erro de grafia: Ao invés de “não o comprimento” trocar para “o não cumprimento” (Comprimento= medida, extensão. Cumprimento= cumprir, cumprimentar)
– Substituir “onde são os mais afetados” por “os quais são mais afetados”
– Trocar “diante das falhas” por “as falhas” e melhorando o período para “Nessa lógica, as falhas dos aspectos governamentais juntamente com a Organização Mundial de Saúde, se tornam as principais influências para o preconceito contra homossexuais na doação de sangue, fomentando em consequências graves para a sociedade.”
-Não aconselho usar a OMS como causa para o problema pois ela se encaixaria melhor como um agente na solução. Sugestão de tese: Herança de preconceitos contra homossexuais ( onde poderá ser mais específica no 3º parágrafo) (lembrando que é só uma sugestão)
Observações 2º parágrafo:
– Melhorar o embasamento das afirmações, está muito expositivo (sem a devida argumentação)
-Explicar como de fato o governo está diretamente relacionado com o problema, exemplificar sempre
Observações 3º parágrafo:
– Recomendação de ajustes/ alteração: “Além disso, é cabível observar a Teoria da Cidade Justa elaborada por Platão, em que nela tudo era perfeito. Entretanto, no Estado brasileiro moderno observa-se que a tese perde cada vez mais espaço visto que …” (a partir daí explicar o preconceito na sociedade e o motivo pelo qual a OMS colabora com o problema (caso permaneça com essa tese)
-Especificar o último período sobre a nota no jornal, Ministério da Saúde e a transmissão de doenças pois não estão relacionados, está vago e como é uma informação nova precisa estar encaixada
Observações 4º parágrafo:
-Incoerência nos agentes pois no parágrafo anterior estão como causadores do problema
-Especificar qual órgão do Governo Federal já que esse agente é muito amplo e nem todos os âmbitos se aplicam na solução desse problema
– Substituir ” ainda” por algo que faça um paralelo (Exemplos: Paralelamente, Ademais…)
– Modificar para “emissoras de televisão” e acrescentar vírgula
– Deixar claro qual preconceito na doação de sangue, no caso, retomar ao tema
– A parte da conscientização está incoerente visto que os homossexuais são as vítimas do problema
– Cuidado ao plural e singular: menos recorrente
Espero que ajude :)
Beatriz2510
Certinhoo muito obrigada pela sua correção ❤️❤️,………………………………………………………………………,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….,…………………………………………………………………….
veramacedox
Olá, parabéns pela redação foi muito bem desenvolvida. Eu gostei bastante, principalmente da forma que as citações foram encaixadas no texto, os conectivos foram ótimos e apresentou um vocabulário bastante diversificado. Percebi erro de digitação no terceiro parágrafo e alguns pequenos erros de concordância no geral, em especial no ultimo parágrafo. Tente também fazer uma solução mais concisa de preferencia que converse com sua tese.
Competência I: 160
Competência II: 200
Competência III: 200
Competência IV: 160
Competência V: 160
Total:880
luana.vbf
Olá tudo bem?
deixando bem claro que não sou professora, mas tirei 900 na redação do enem 2019
Bom, usando a grade enem, seu texto cumpre os critérios de uma dissertação, parabéns
Vou dividir a correção por parágrafos, ok?
1: boa introdução. Cuidado com o uso da palavra “onde” está inadequado (“homossexuais, onde..)
2: não entendi a primeira palavra do parágrafo. Bom argumento do filósofo. bom parágrafo, no geral
3: bom uso de coesivo. “Segundo Platão, há dois milénios, idealizou” ´há um erro de concordância e não acho que Platão seja um bom argumento de autoridade nesse caso, ficou jogado. No entanto, você terminou bem falando sobre o ministério da saúde
4: boa conclusão e proposta de intervenção. bom uso de conectivos também
Comentário geral: seu texto está bom, mas faltou uma profundidade maior na argumentação. Neste caso o argumento de Platão não é pertinente, o Brasil realmente está longe da perfeição, mas será que ela existe? ou é uma idealização? e não seriam só as questões de saúde como a transfusão de sangue por homossexuais que fariam com que o Brasil se tornasse “perfeito”
Ademais, você poderia ter falado mais sobre os tabus de ser um homossexual no Brasil e na discriminação que esse grupo sofre ainda hoje e como isso está influenciando, inclusive, nas questões de saúde.
Enfim, não fique com raiva dos meus comentários, eu estou aqui para aprender também e espero ter sido assertiva na correção
Nota:760