Estudante

A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

  • 2

A primeira geração do Romantismo no Brasil, denominada Indianista, exaltou a figura do nativo brasileiro, o índio, considerado-o como o verdadeiro herói nacional. Conquanto, fora das obras literárias, os povos indígenas são desvalorizados, haja vista que os direitos constitucionais assegurados ao grupo são ignorados. Nesse contexto, não há dúvidas de que esse grupo enfrenta diversos desafios no Brasil contemporâneo, o qual ocorre, sobretudo, devido à escassez de debates nas instituições de ensino e a questões políticas que contrariam o Estatuto do Índio.

A priori, a carência de discussões sobre a temática no ambiente escolar compactua com o irrespeito em relação a essa população. Sob a ótica de Nelson Mandela, a educação é uma das ferramentas com amplo poder de transformação do contexto social, bem como de destruição de estereótipos retrógrados. Entretanto, as escolas abordam de forma insuficiente as questões culturais, os costumes, as línguas, e a participação histórica dos povos indígenas no país, sendo condescendente com a desvalorização destes. Ademais, os ideais de desprezo e aviltamento aos indígenas acontecem desde a implantação do Sistema Colonial, por isso é imprescindível a participação da escola para evitar que ideais parecidos repitam-se.

Em soma, a interferência política é outro fator que corrobora com a continuidade do desrespeito com os povos indígenas. Nesse prisma, o trecho da canção de Renato Russo, “Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão, quando vendermos todas as almas de nossos índios num leilão”, expressa a existência de depreciação com a comunidade nativa. Analogamente, os grandes proprietários e a bancada ruralista consideram que questões como a demarcação de terras, assegurada pela Lei número 6001 de 1973, são um empecilho para o agronegócio, a partir disso adotam medidas que colocam em risco as vidas indígenas e a vivência de sua cultura.

Portanto, é mister que medidas são necessárias para resolver esse entrave. Destarte, para que os povos indígenas possam ser respeitados, urge que as escolas juntamente ao Ministério da Educação façam um projeto, que aborde a participação desse grupo na história do país, debates sobre a cultura e aproximação da comunidade escolar com os hábitos, por exemplo, alimentação e línguas. E isso será executado através do convite à indígenas para palestrar. Além disso, a FUNAI concomitante ao Ministério Público deve intervir e fiscalizar a execução do Estatuto do índio, agilizando a demarcação de terras. Assim, a valorização pautada na primeira geração romântica fará parte da realidade do Brasil contemporâneo.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR!!! VALEUUUU ;)

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá,sou uma aluna como você,e vou analisar a sua redação.
    OBSERVAÇÕES GERAIS:
    .Você tem um vocabulário muito bom.Contudo,você precisa evitar repetir palavras,procure sinônimos.
    .Pequeno desvio de pontuação.
    OBSERVAÇÕES PARTICULARES:
    C1-200 (sua introdução está excelente).
    C2-200 (suas alusões foram boas demais,muito bem contextualizadas ).
    C3-190 (Tirei 10 pontos pela falta de vírgula em algumas orações,com isso,o texto fica menos organizado).
    C4-160 (Tirei 40 pontos pela repetição excessiva da palavra “indígena”).
    C5-190 (A sua proposta de intervenção ficou boa,só que você usou muitos conectivos conclusivos e esqueceu de finalizar.Não precisa de tanto,é só responder algumas perguntas-que são quatro-detalhadamente).
    NOTA FINAL:940
    Não pare de escrever,você está no caminho certo!!!

    • 2
  2. Olá, parabéns pela redação, esta muito boa. Procure evitar a repetição de palavras, por exemplo, você repetiu demais a palavra ”indígena”, procure usar sinônimos. E cuidado em relação as orações e algumas vírgulas. Fora isso está muito bom. Continue no caminho. Espero ter lhe ajudado e que algum dia você também possa corrigir alguma redação minha. Torço pelo seu sucesso. Até uma próxima oportunidade. Abraços.

    • 1
  3. Achei muito boa, só a introdução que eu achei um pouco longa, tipo, o finalzinho expõe muito dos argumentos, ñ sou muito boa em atribuir nota, por isso ñ o farei :) , ah, em relação aos conectivos, acho que as vezes é bom usar alguns mais simples, alguns ficam um pouco chatinho pra ler e o corretor que lê, sei lá, umas 100 redações pode acabar se perdendo um pouco na leitura…

    • 1
  4. Olá, sua introdução está realmente muito boa, marca direitinho o ponto de vista, e possui um ótimo repertório , contudo não aconselho o uso da palavra índio para referir -se aos nativos, pois é um termo generalizador,procure sinônimos.
    O d1 está muito bom também, mas você fez uso de algumas palavras bem complicadas, e algumas vezes inadequadas,por exemplo:na última linha, ideais verosímeis não tem muito sentido.
    O d2 está bom, mas você colocou muitos repertórios, experimente usar menos repertórios e deixar mais espaço para expor o seu ponto de vista,o que você acha da situação.
    A sua intervenção ficou boa, mas faltou a finalidade ,ah e gostei muito que você retomou o repertório citado no início , deixou seu texto cíclico
    Espero ter ajudado.
    Você pode me ajudar corrigindo meu último texto, por favor?

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.