Na música “This is America” – Childish Gambino, é perceptível a realidade bruta de muitos países, onde a exclusão do negro é vivenciada, porém, omitida. Contudo, a persistência da população brasileira em praticar a discriminação racial, leva o negro ao baixo nível de oportunidades, além de ocasionar o sentimento de inferioridade perante a raça branca.
Em primeiro ponto, é necessário ressaltar a importância do negro para a sociedade brasileira, tendo em vista que, foi dele que surgiu o que hoje se conhece por Brasil. Contraponto, o branco sente-se no direito de menosprezar outra raça, pois suas origens são nobres. Segundo Albert Einstein, “o racismo é uma doença das pessoas brancas”. Sobretudo, a discriminação vai muito além de um julgamento, ela envolve a cima de tudo, questões psicológicas e de caráter. Como no caso atual da morte de George Floyd, onde foi espancado por sua cor de pele. Apesar disso, muitos ainda dizem ser vitimismo, mas só quem sofre sabe o quão doloroso é ser menosprezado por algo tão banal.
Além do que foi citado, aprimora-se a relevância da famosa frase: “iguais perante a lei”, que torna-se dispensável quando colocada em prática, pois desde a antiguidade luta-se contra o racismo, mas até agora nada foi solucionado. Segundo o IBGE 46% da população se considera negra ou parda. Diante disso, é questionável a forte existência do racismo no Brasil, já que até mesmo os negros menosprezam a sua própria raça. Por conseguinte, nota-se as poucas oportunidades concedidas ao povo preto. Todavia, “cota não é esmola”, já dizia a cantora Bia Ferreira. Muitos menosprezam as cotas e até as chamam de esmola, mas na realidade ela é a fonte de ajuda aos menosprezados. Além desses fatos, a televisão torna-se a maior influência racista, ao diminuir o negro em novelas e apresentações. De tal forma, a música “negro não nego” – Mc Mestiço é uma fonte de exemplo do desmerecimento negro na sociedade e da luta pra ser aceito na sociedade, que infelizmente é uma realidade.
Diante do que foi dito, o racismo pode ser evitado se o governo estadual disponibilizar ensino público de qualidade aos menos favorecidos, para dessa forma evitar o preconceito de inferioridade. Além do auxílio de apresentadores de televisão, para criar programas que exaltem o contra-racismo e mostre a importância do negro pra sociedade. Levantando assim, a igualdade no Brasil.
Rafildees
Olá !! Tudo bem ?! Espero que esteja!! Gostaria de ressaltar alguns pontos para agregar na sua melhora. Na intro, eu senti falta das teses, deixando a introdução muito ampla. Os desenvolvimentos foram cheios de argumentos, alusões e citações, e isso é bom, no entanto não foi identificado a tese e otópico frasal. E por fim, na sua conclusão foi esquecido o detalhamento , que é uma informação a mais, seja no agente ,ação, modo e Efeito. Como por exemplo: ” Além disso, os apresentadores de televisão, RESPONSÁVEIS POR TRANSMITIR INFORMAÇÕES AO PÚBLICO, devem …”
Sua nota é 750.
Desculpe qualquer coisa,
Espero ter ajudado!!
FelipeReZ
Olá!
Seu texto ficou ótimo!
– Solução:
*Quem vai fazer (CHECK)
*O que vai fazer (CHECK)
*Meio (CHECK)
*Detalhamento (CHECK)
**Cíclico (CHECK)
Parabéns, acredito que já se encontra com um nível de escrita excelente, longe de mim criticar ou expor defeitos – até porque, estou em pleno aprendizado também (rs).
Notas por competência:
C1- 180
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 140
Nota final: 920