Na série Grey’s anatomy, em um dos episódios é retratado um paciente com câncer no fígado. O mesmo morre depois de um tempo na fila de espera do transplante, devido a falta de órgãos. Na vida real, não é muito diferente, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) aproximadamente 2,3 mil pessoas, morrem por ano à espera de um transplante.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que no Brasil é necessário autorização dos familiares para doação de órgãos, ou seja, de nada vale o desejo do paciente se seus familiares não autorizarem. Eventualmente no choque do falecimento, muitos dos familiares recusam-se a autorizar a doação, o que se torna um grande problema.
Por outro lado, o Brasil tem um dos maiores sistemas públicos de doação de órgãos, mas levando em conta as muitas mortes já mencionadas e, também no fato de que 36 mil pessoas aguardam um transplante no país, as doações não suprem o aumento recorrente de pacientes. Aliás a doação de órgãos também pode ser feita em vida, o que muitas pessoas desconhecem, motivo pelo qual não efetuam a doação.
Portanto, espera-se que o ministério da saúde, juntamente ao poder legislativo, proponham uma alteração na lei para que a doação não dependa só dos familiares, mas também do paciente. Além disso, a divulgação de campanhas incentivando a doação de órgãos nas mídias também influenciariam. Sendo assim, espera-se a diminuição dos óbitos pela falta de doadores de órgãos.
PS. gostaria que avaliassem por competência
Lara99
Na introdução, você utilizou de uma série para contextualizar com a problemática, o que é bom, mas ficou faltando você deixar claro que estava utilizando a série de forma análoga a realidade do nosso país.
Também senti falta de ver na introdução, as teses a serem tratadas nos seguintes parágrafos de desenvolvimento, assim o leitor em apenas um parágrafo já saberia tudo que seria defendido no decorrer do texto.
Jeff1000
Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
sua nota nessa competência foi: 160
Você demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atendeu completamente aos critérios definidos a seguir. Foi bem desenvolvido o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3:Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, porém poderia enriquecer seu texto, relacionando ainda fatos que o poderia torná-lo mais consistente ao ponto de vista defendido.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Articula as partes do texto com pouca inadequações , e apresenta repertório diversificados de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
elabora muito bem, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Sua nota final foi: 880
Espero ter ajudado.
rafaelaeliaas
Oiii, tudo bem?
Você escreve bem!! Só notei algumas coisas.
Primeiro, seria importante um maior uso de conectivos e conectores, para fechar a competência 4..
Sempre quando for começar os períodos.
Outra observação : seria bom se vc colocasse mais um dado no 2º parágrafo
E no 3º, faltou falar de onde você tirou essa informacao