primeiro queria pedir para que corrigissem de acordo com as competências do enem, e também que me dissessem onde errei para que possa melhorar ;)
Em 1904 surgiu o primeiro modelo de educação a distância no Brasil, realizado por cartas. Com a criação de novas tecnologias, tal modelo se transformou e passou a ser realizado por rádio, televisão e agora pela Internet. Porém, mesmo com seus avanços positivos, ainda enfrenta problemas em sua metodologia e contribui para o agravamento da exclusão digital no país.
A princípio, os estudantes apresentam dificuldade de adaptação a esse sistema de ensino. Segundo o último censo realizado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância, os cursos online apresentam taxa de evasão de aproximadamente 50%. Isso se deve a falta de familiaridade com a estrutura pedagógica presente neles, que vai de encontro aos métodos tradicionais aplicados desde os primeiros anos escolares. Dessa forma, de acordo com Freud, “o novo sempre despertou perplexidade e resistência” e por isso é necessário habituar os alunos com essa nova tecnologia para que possam usufruir de forma eficiente dela.
Além disso, outro problema enfrentado é a falta de inclusão digital existente no país. Segundo Pierre Lévy, “toda tecnologia cria seus excluídos”, que neste caso são pessoas de baixa renda que não possuem recursos para adquirir internet de boa qualidade ou aparelhos para acessá-la. Por conseguinte, um dos ideais defendidos na Revolução Francesa acaba sendo ferido, a igualdade; promovendo, assim, uma segregação em que uma parcela da população se beneficia cada vez mais enquanto a outra é privada desses benefícios.
Desse modo, é evidente que a educação a distância enfrenta grandes desafios no Brasil. Para mudar a atual conjuntura, é necessário que o MEC inclua no currículo escolar a educação digital, por meio de aulas online e jogos educativos desde a pré-escola a fim de familiarizar os alunos com o meio tecnológico de ensino. Paralelamente, o Ministério da Economia deve reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre aparelhos como computadores e smartphones para as pessoas de baixa renda e assim auxiliar na democratização da educação.
Ana Castro
Olá, tudo bem? Olha gostei do tema que você escolheu pois é o que muito de nós estudantes estamos passando… então vamos lá!
INTRODUÇÃO:
Sua introdução trouxe um repertório sociocultural que é muito recomendado fazer, mas senti um pouco de falta na sua contextualização.
DESENVOLVIMENTO 1:
VOCÊ usou um dado estatístico isso é bom, no entanto, você usou mais uma citaçao filosófica.
DESENVOLVIMENTO2:
A outra citação que você usou no D2 tu podia manusear ela de forma indiretamente ou simplesmente fazer a retomada do tema sendo assim, justificando o problema abordado, como o repertório sociocultural usado na introdução ou a primeira citação ou o dado estatístico.
CONCLUSÃO:
NA primeira frase você cita os desafios enfrentado na educação EAD no Brasil, aqui podia abordado a causa desse enfrentamento! Diante disso, vejo que você usa os conectivos muito bem.
P.S.
Espero que goste do meu comentário :)
nataliramirezzzz
Amei a sua introdução, ficou bem clarinha e concisa. Porém, a primeira e segunda frase do primeiro desenvolvimento estão separadas pelo (.) desnecessariamente, visto que a segunda é a explicação/complemento da primeira.
Já no segundo desenvolvimento, na linha 5, não vi conexão no extra-texto referente à Revolução Francesa, achei muito solto. Não vale a pena adicionar extra-texto por adicionar, o corretor percebe e isso prejudica a conversa entre os parágrafos.
Na conclusão você obedece todos os 5 princípios, porém, na última frase você citou a democratização. Realmente tem muita conexão democratização e EAD, porém, o EAD é um subtítulo dentro da democratização, por isso seria interessante terminar o texto com o TEMA. Ex: […] e assim auxiliar no declínio de desafios da educação a distância no Brasil. Fiz essa obs porque isso desconta na competência de fuga ao tema, é bom repeti-lo no início e final.
Gostei muito da sua redação! Não sou profissional, mas tentei das minha opinião, espero que tenha te ajudado.
Nota que eu daria:
I) 120 (o posicionamento indevido de pontos já é um problema por si só, mas agrava outro problema: a conexão de orações subordinadas e coordenativas. Causa desconexão do complemento com sua consequência. como no que eu citei que você fez no desenvolvimento)
II) 180 (devido à pequena fuga ao tema na conclusão, nada demais, poderia nem ser percebido pelo corretor)
III) 120 (pelo extra-texto desconexo)
IV) 200
V) 200
NOTA FINAL: 820
Vanderlan Deise Vando
Comentário geral: a introdução vc trouxe informações validas, mas de onde tirou elas? deveria ter citado a fonte, mesmo sabendo que é verdade o que vc falou vc tem que deixar claro de onde vc extraiu isso.
O primeiro paragrafo do desenvolvimento ficou maravilhoso, ótimo.
O segundo também está bom, mas agora vem uma coisa que demorei a entender, seus argumentos são átimos, porém, igual a mim, vc tbm não apresenta muito sua posição com relação ao assunto e isso, as vezes, significa que está sem aprofundamento (opinião).
conclusão boa.
Bons estudos!