Na animação infantil “Pocahontas”, da Disney, é possível observar os preconceitos vividos pela comunidade indígena. Pocahontas, uma nativa americana, é levada à Europa por um colono branco que havia se apaixonado por ela. Chegando à Inglaterra, ela vivencia repetidamente situações de preconceito contra a sua etnia. Assim como na animação, no Brasil, os índios brasileiros convivem diariamente com o preconceito, graças ao predomínio do homem branco historicamente acima de outros povos, que resulta na exclusão dos nativos.
Primeiramente, é necessário entender que o preconceito contra indígenas ocorre, principalmente, por conta do predomínio do homem branco historicamente. De acordo com o IBGE, em 2010, cerca de 890 mil pessoas consideravam-se indígenas – 0,46% do total da população brasileira. Entretanto, apesar do número grande de nativos, na novela “Novo Mundo”, da rede Globo, Chay Suede interpretou um índio “naturalizado”, não sendo essa a sua etnia. Enquanto isso, diversos indígenas foram reduzidos apenas a figurantes. Isso é um reflexo do predomínio da raça branca ao longo dos anos, que perdura até os tempos atuais, impedindo que os nativos entrem em ascensão na sociedade.
Ademais, a colocação dos povos nativos abaixo do “cara pálida” faz com que gere uma corrente de exclusão e, consequentemente, preconceito. Segundo o “site” Agência Brasil, apesar dos índios buscarem uma vida melhor na cidade, a maioria encontra dificuldades de conseguir emprego, o que resulta na situação de pobreza e marginalização desses povos. Tese defendida por Karl Marx, que acreditava que a aprovação social ocorria, principalmente, com base na quantidade de capital. Por conta disso, grande parte recorre ao trabalho informal, especialmente ao artesanato – pois, de acordo com Montesquieu, o homem se adapta ao meio, e é exatamente isso o que ocorre com essas pessoas.
Portanto, é evidente que o Estado necessita intervir para evitar situações de preconceito contra esses povos. O Poder Legislativo precisa enrijecer as leis já existentes contra o preconceito étnico, através de alterações que se adéquem especificamente aos indígenas, com a finalidade de amenizar situações de injustiça racial, especialmente no mercado de trabalho, para evitar a pobreza e marginalização dessas pessoas. Também cabe ao MEC educar as crianças acerca do assunto, por meio da inserção de cartilhas sobre respeito aos povos nativos, além de frisar mais suas histórias, de modo a diminuir futuramente casos de discriminação. Pode-se, assim, evitar que eventos como o de Pocahontas se repitam, além de permitir, finalmente, que os índios ascendam na sociedade brasileira.
Vitorjussaremamonte
Oi,Tudo bem?
Sobre a redação,aqui estão minhas observações :
Em geral, a redação está muito bem escrita e bem detalhada no entanto te aconselho a evitar usar certos termos como as palavras “Indios” e “Os de cara pálida”. Prefira expressões ,como “povos\aldeias indigenas”\originários\nativos americanos ” .
” graças ao predomínio do homem branco historicamente acima de outros povos”
Essa frase pode soar discriminatória e talvez mereceria uma nova adaptação mais politicamente correta. Trocando a palavra ” predominio” por “privilégios”, vc conseguiria expor melhor sua ideia.
Competência 1 : Pontuação adequada.
Competência 2 : Repertório diversificado e relacionado ao tema
Competência 3 : Texto muito bem estruturado
Competência 4 : Conectivos muito bem usados
Competência 5 : Conclusão muito bem feita
Nota : 960
thaisssss
Oie, tudo bem?
Vamos lá!
INTRODUÇÃO:
– Contém contextualização e tese;
– Não observei nenhum erro de gramatica e pontuação;
– Gostei da sua referência ao filme “Pocahondas”.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Contém conectivo;
– Presença de ideia central e explicação dela;
– Repertório muito bom;
– Também gostei da referência a novela “Novo Mundo”.
– Não observei nenhum erro de gramatica e pontuação.
DESENVOLVIMENTO 2:
– Contém conectivo;
– Não observei nenhum erro de gramatica e pontuação;
– Repertório muito bom, novamente;
– Penso que tu poderias posicionar a tese de Karl Marx de uma forma melhor e mais compreensível dentro do parágrafo;
– Presença de ideia central e explicação.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/CONCLUSÃO:
– Contém agende, modo e efeito;
– Bem detalhada, o que é importante;
– Não observei nenhum erro de gramatica e pontuação.
Sua redação está ótima! Parabéns!
Espero ter ajudado! :)
Kuma
Bom, felizmente, não tenho muito a comentar. Sua redação está excepcional. porém eu tentaria apenas amenizar um pouco os recursos socioculturais, pois pode parecer que seu texto perca um pouco de singularidade. O que quero dizer é que quando você lança vários filósofos, sociólogos…, há a necessidade de explicar certamente em que tese defendida ele se encaixa. Por exemplo, no terceiro parágrafo, a senhorita finalizou a conclusão com um filósofo, saca? Eu acho que seria melhor finalizar com algo que já foi citado, a saber, o próprio Marx ou IBGE. Além disso, tiveram algumas frases que não iniciaram com o uso de conectivo – não que seja obrigatório, porém o corretor pode ser literalmente um desalmado e tirar ponto na competência 4, haha.
Ademais, creio que seu texto, literalmente, esteja apto para a nota 1000!