A publicidade infantil é toda e qualquer forma publicitária usada para persuadir e convencer crianças a consumirem produtos ou serviços oferecidos a elas através de propagandas. No Brasil,esse tema ainda está em pauta na nossa sociedade,visto que, através da busca por crescimento nas vendas e aumento dos lucros, empresas se empenham na venda de suas mercadorias a todo custo. Fato que vem acarretando uma série de questões a serem reformuladas,sendo necessárias intervenções para a resolução do problema.
Em meados da década de 1980,a China,em sua situação de expansão econômica, iniciou uma produção em larga escala de produtos variados. No entanto,o enfoque estava na área dos brinquedos. Visando atingir o público infantil de forma direta, potências mundiais, incluindo a China, expandiram suas produções de mercadorias infantis levando em consideração que,devido a pouca idade e experiência, crianças são muito mais suscetíveis a cederem à compras impulsivas e nem sempre necessárias. Com altos investimentos no meio publicitário,uma forma de alienação foi imposta às crianças,pois,utilizado de formas persuasivas, empresas e lojas buscam propagar seus produtos com conteúdos tentadores em suas publicidades.
Entretanto,muitos problemas dificultam a resolução desse impasse. Ao apelar à dublagens infantilizadas ou até mesmo outras crianças em suas divulgações,o produto se torna altamente almejado pelos telespectadores infantis, instigado um comportamento desenfreadamente consumidor. Outra dificuldade a ser discutida é quanto a ausência parental. É notório a falta de presença dos pais no cotidiano de seus filhos na nossa contemporaneidade. Fato que é confirmado segundo o portal Agência Brasil que,em uma pesquisa em 2016, mostrou que 66% dos pais entrevistados não comparecem a reuniões escolares ou participam do cotidiano de seus filhos por não terem tempo. Com isso,as crianças se vêem cada vez mais expostas a aparelhos eletrônicos que os fazem ter um crescente contato com tais propagandas.
Portanto,medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma,o ministério da educação, juntamente com as escolas,deve promover palestras visando o enfoque na educação dos pais e educadores de suas crianças quanto a superexposição à aparelhos eletrônicos e mídias inadequadas. Evitando,assim a alienação de seus filhos. Ademais,como dizia o filósofo Immanuel Kant,”o ser humano é aquilo que a educação faz dele”,portanto, as instituições educacionais devem priorizar a educação financeira de jovens e adolescentes por meio de livros e aulas práticas que exemplifiquem situações do dia-a-dia. Além disso,cabe ao governo,em parceria com o Conar,a parte de fiscalização das empresas antes da divulgação de seus produtos. Tornando, então, incapacitada a disseminação de propagandas e anúncios abusivos.
(Obs:ela parece estar bem grande,mas no papel ficou próximo de 30 linhas.)
madriele03
Nota 1 – 140 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto.
Nota 3 – 180 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
Nota 4 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
Nota 5 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
kayky
Primeiramente parabéns, a redação está muito boa. Eu não sei se foi por causa da digitalização, mas os parágrafos estão enormes, por isso aconselho a resumir um pouco mais. Uma outra coisa é em relação ao desenvolvimento, que ficou muito rico em conteúdo, mas extenso demais(Não sei se é pelo fato de não ter o espaçamento do parágrafo, fazendo com que não dê para perceber a diferença de um parágrafo para o outro). Nesse caso acho que é melhor dividir em dois parágrafos e tentar resumir um pouco mais. De resto ta muito bom!
Bom é isso! Parabéns novamente e relaxa que tu consegue.
GabiChiavegatto
Olá! Sua escrita está ótima e o uso de palavras está perfeito! Porém acho que seria interessante dividir o desenvolvimento em duas partes para que não fique muito extenso. Achei que a introdução deveria estar um pouco mais enriquecida. Além disso em algumas partes que você deveria colocar vírgula você colocou ponto. Tenha cuidado nessa questão na hora do enem. Fora a isso você apresenta uma excelente argumentação e um ótimo uso de palavras!