No filme “Capitão Fantástico”, um pai educa seus filhos em casa em meio a uma floresta do estado de Washington nos Estados Unidos, as crianças passam por uma educação rígida, em que tem uma rotina de estudos intensos.
O filme retrata bem o ensino em casa, ou como chamado Homescooling, um sistema educacional aprovado em 63 países, e que depois da Pandemia se tornou um meio de educar a população mundial, mas como é sabido no Brasil não está tão acostumado com a metodologia do ensino.
Entretanto o método de ensino não é algo novo, antes da criação das escolas a educação era função da família, que quando tinha um bom valor aquisitivo, contratavam tutores polivalentes para educação dos infantes e jovens.
Todavia em 1970 o Homescooling foi introduzido nos Estados Unidos, ficando depois bastante popular no restante do globo. No entanto o ensino sofre duras críticas, como a falta do convívio social, e também de fazer o papel de amenizar a pobreza e também desigualdade social, tão pertinente no Brasil.
Porém na presente situação de Pandemia causada pela Covid-19, a educação longe das escolas foi a única solução para se evitar a aglomeração e assim propiciar a proliferação da doença. Deste modo os responsáveis pelos estudantes se esforçam para educar os jovens. No entanto muitas famílias brasileiras não possuem equipamento nem estrutura em casa para o bom ensino.
Uma das saídas para uma melhora na transmissão das aulas seria pela televisão ou rádio, e também a distribuição de material para as famílias mais carentes, assim teriam mais estrutura para realizar um bom estudo.
Luanamaria297
Sua redação está muito boa.
A alusão do filme e a sobre um fato do passado estão muito boas, a introdução está excelente.
Você relatou o problema de uma boa forma, mas aconselho a se aprofundar mais nessa parte do desenvolvimento.
Sua proposta de intervenção também está ótima, mas também te aconselho a se aprofundar mais nessa parte também.
Aconselho a fazer 4 parágrafos em vez de 6, ñ sei se isso vai interferir, mas a maioria das redações estilo Enem são 4 parágrafos.
Tem a frase do Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, ficaria perfeita na sua redação, inclusive ela pode ser usada em quase todos os temas. Aconselho também a treinar semanalmente é estudar a parte teórica da redação dissertativa – argumentativa.
As 5 competências estão aí, só faltam ser um pouco mais desenvolvidas.
Vc está no caminho certo, tenho certeza q vai conseguir uma nota incrível na prova.
Pratique! Bons estudos e Boa sorte!
Obs: espero q ñ tenha parecido ser muito dura, só quero te ajudar.
amelo
Oioi, como prometido, estou aqui corrigindo sua redação!!
Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
INTRODUÇÃO:
—> Perceba que a introdução não apresenta uma estrutura (contextualização, tese e encaminhamento argumentativo). Ela está apenas fazendo uma alusão (muito bem inserida!), mas você não escreve o essencial para uma introdução, tente desenvolver essa referência e inserir sua tese nela.
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DESENVOLVIMENTO:
—-> Sugiro que você estude/revise a estrutura de uma texto dissertativo argumentativo(com base nos critérios do ENEM, se você for concorrer a ele), isso irá fortalecer seu conhecimento sobre esse genero textual. Sua redação não atende a estrutura básica, devido essas partes fragmentas, ocasionando um raciocínio incompleto.
—-> Entretanto, vejo que você possui um repertório argumentativo favorável, acredito que se você revisar a estrutura da redação, usar os conectivos certos e aliar tudo a essa facilidade que você tem ao escrever, evoluirá exponencialmente!!
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CONCLUSÃO:
—> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são inseridas, é um grande passo. No entanto, ela está incompleta.
Dica: LEMBRAR DOS 4 ELEMENTOS:
1. AGENTE (QUEM?)
2. AÇÃO (O QUE?)
3. MODO/DETALHAMENTO (COMO?)
4. FINALIDADE (PARA QUÊ?)
—-> use verbos no imperativo.
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SUGESTÃO DE REESCRITA:
No filme “Capitão Fantástico”, um pai educa rigidamente seus filhos numa casa situada em uma floresta do estado de Washington, nos Estados Unidos. Hodiernamente, assim como no filme, o chamado Homescooling, aprovado em 63 países, tem se tornado um sistema educacional frequente, principalmente em meio a Pandemia do vírus COVID-19. Entretanto, ao se analisar o contexto brasileiro, observa-se que educar a população usando esse método apresenta barreiras, as quais devem ser solucionadas.
Primeiramente, ao investigar esse método de ensino, observa-se que ele não novo, trata-se de uma retomada tecnológica do estilo de educação que era utilizado antes da criação das instituições de ensino, nesse contexto, educar era função da família, exclusivamente aquelas que dispunham de uma vida economicamente favorável, as quais contratavam tutores polivalentes para educação dos infantes e jovens(se puder adicionar uma data, fomentaria ainda mais o argumento). Diante desse cenário do isolamento social, nesse momento, infelizmente, educacar em casas brasileiras não se diferencia do passado, isso acontece porque pessoas que não dispõem de boa renda também não poderão usufruir do Homescooling, uma vez que não terão condições materiais para participar das aulas, seja acesso à Internet, assim como apostilas ou um local silencioso e confortável para estudar.
Além disso, a falta do convívio social é outro impasse que ocasiona consequências negativas na aplicação da educação longe das escolas, na atual Pandemia, foi a solução para se evitar aglomerações, evitando a proliferação da doença. Em 1970, quando o Homescooling foi introduzido nos Estados Unidos, recebeu críticas em relação a esse ponto, como por exemplo(adicionar um dado estatísticas aqui). Partindo desse pressuposto, segundo Zigmunt Baumman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é características da “modernidade líquida”. Desse modo, é essencial que os indivíduos participem socialmente de relacionamentos, contribuindo para a construção do caráter e de repertório cultural desse indivíduo.
Em face do exposto, medidas são necessárias para resolver o problema. Desso modo, o Ministério da Educação deve investir recursos para a distribuição de materias: livros, apostilas, canetas e cadernos para os alunos de famílias que mais carecem, além disso, o Ministério da Comunicação deve, em parceria com emissoras de transmissão brasileiras, contratar professores para realizar aulas via televisão e rádio, ministrando conteúdos da grade de ensino básico, garantindo que muitos alunos tenha acesso aos conteúdos. Por meio disso, o enfrentamento dos interperes da educação em meio a Pandemia podem ser solucionados e a educação em casa alcançará um ideal produtivo.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA SEU APRENDIZADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS!
:)