Docente

O uso exacerbado de psicotrópicos

  • -1

No dia 25 de junho de 2009, o Rei do Pop, Michael Jackson, morreu devida a uma intoxicação gerada por estar a usar drogas psíquicas. Nesse contexto, vê-se que os entorpecentes têm destruído as vidas de milhões de pessoas no mundo por estarem sob o efeito desses remédios. Dessa forma, o uso acirrado de psicotrópicos dentre os brasileiros é uma problemática que geram doenças depressivas e o uso impróprio de medicamentos causa danos à saúde a longo prazo.

Em primeiro lugar, é indispensável ressaltar que as doenças depressivas estão sempre a aumentar de forma assustadora no meio da humanidade devido a uso de psicotrópicos de forma inadequada. Sob esta perspectiva, conforme a Revista \”Veja\” publicou em uma de suas matérias no ano de 2019, 86% dos brasilianos padecem com algum tipo de transtorno mental, como depressão e ansiedade. Nesse sentido, verifica-se que, infelizmente, mesmo após avanços constitucionais da saúde ainda há uma deficiência constitucional elevada, o que faz com que os direitos das pessoas que usam medicamentos controlados à procura de seus tratamentos permaneçam no papel.

Em segundo plano, urge apontar que o uso de forma indevida de remédios controlados sem uma prescrição médica torna-se um grave problema à vitalidade. Sob este viés, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, o ser humano vive uma civilização de ansiedade, e há uma vontade em seu interior enorme de sentir paz a qualquer custo, nomeadamente no que tange às suas aflições e males. Portanto, indubitavelmente, faltam medidas efetivas pelas autoridades competentes para controlar o consumo demasiado de narcótico.

Logo, para combater o costume intensificado de psicoativos no Brasil, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Federal de Farmácia, os quais são responsáveis pelo bem-estar dos brasileiros, devem criar um programa por nome AJUDA PSÍQUICA e inserir junto aos programas do Sistema Único de Saúde (SUS) de apoio às vítimas dependentes de remédios controlados, por meio da disponibilização de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de controlar o uso exagerados de medicamentos antidepressivos. Afinal, será admissível reduzir a procura por remédios antidepressantes nas farmácias. Assim, a população não correrá o risco de mortes, como aconteceu em 2009 com Michael Jackson.

Compartilhar

2 Correções

  1. A redação ficou muito boa, em questão de estrutura e coerência não encontrei erros, a única coisa que em minha opinião pode melhoras, é a forma que colocou as palavras, por exemplo no primeiro parágrafo na seguinte frase’Nesse contexto, vê-se que os entorpecentes têm destruído as vidas de milhões de pessoas’, creio eu que apenas a morte de uma pessoa não é suficiente para mostrar milhões de vidas destruídas, portanto em minha opinião, ficaria melhor da seguinte maneira:
    No dia 25 de junho de 2009, o Rei do Pop, Michael Jackson, morreu devida a uma intoxicação gerada por estar a usar drogas psíquicas. Além de Michal os entorpecentes têm destruído as vidas de milhões de pessoas no mundo por estarem sob o efeito desses remédios.

    • 1
  2. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom, mas atenção às vírgulas e concordâncias.

    Compreensão da proposta de redação. …Bom!

    Seleção e organização das informações. … Bom, mas atenção à coesão e coerência.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Regular. Evite repetições de palavras usando sinônimos. Por exemplo, a palavra psicotrópicos poderia ser trocada por narcótico, medicamento, fármaco, entorpecente, substância, estimulante, relaxante, alucinógeno, etc. https://www.sinonimos.com.br/

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.