Regente

Opinião é algo pessoal?

  • 0

 

Tema: opinião e fato

O documentário Quem matou Elóa? mostra um sequestro que foi distorcido pelas mídias, que colocaram sua opinião como fato, para ganharem audiência. Infelizmente, essa é a realidade encontrada no Brasil. Cada vez mais, as “opiniões prontas” são disseminadas na internet prejudicando o censo crítico das pessoas, que acabam não aferindo se é fato ou não, como também beneficiando as “fake news”

Nesse contexto, a falta de censo crítico agrava essa problemática. É certo que as pessoas estão menos interesadas em criar sua opinião, sendo assim adquirem para si a “opinião pronta” -que é uma opinião de outra pessoa que na maioria não baseada em fatos- para terem um posicionamento em determinado assunto. Essa maneira facil de conquistar uma opinião diminui o censo crítico, pois os indivíduos não pesquisam a veracidade da opinião e também nao veem as opiniões distintas.

Ademais, com a população menos preocupada com a verdade o aumento de “fake news” se torna inevitável. Sengundo um levantamento produzido pelo DFNDR lab, o laboratório de cibersegurança da PSafe, os casos de notícias falsas cresceram 51,7°/. no Brasil. Nesse sentido, criminosos criam notícias errôneas afirmando serem baseadas em fatos, com o intuito de defende uma posição em um assunto e elas ao serem espalhada fazem com que pessoas adquiram-na da maneira facil e enganosa.

Sendo assim, atitudes deverão ser realizadas. Então as mídias como Facebook e Twitter junto com as escolas precisão conscientizar a população sobre esse risco, por meio de palestras escolares e propagandas pelas mídias, falando da importância da criação de sua opinião através de vários meios, alertando sobre as “fake news” e obrigando o não compartilhamento delas. Afim de acabar com as “opiniões prontas” e ter um sociedade mais atenta para que casos como da Elóa deixa de existir.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Regular. Atenção às vírgulas, parênteses e concordâncias.

    Compreensão da proposta de redação. … Bom!

    Seleção e organização das informações. … Bom, mas atenção às conjunções, coesão e coerência.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Regular. Evite repetições de palavras usando sinônimos.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom.

    • 0
  2. Sua redação está muito boa, notei alguns erros
    Competência 1: (80) Sugiro colocar o nome do filme no começo entre aspas e depois de cura-lo fazer uso da vírgula. Após o termo “mídias” e “fato”, na introdução, não é necessário uso de virgula. Além disso, na conclusão, a parte “como Facebook d Twitter “ deveria estar entre vírgulas. Sugiro também procurar sinônimos das palavras “fatos” e “opniões”, já que houve uso exagerado deles. O termo “precisão” está escrito de forma incorreta.
    Competência 2 (160) Relacionou bem a proposta do tema com seu repertório
    Competência 3: (120) Faltou você organizar melhor sua argumentação. Deixar mais claro seu ponto de vista, para isso sugiro fazer períodos mais curtos e sintetizados.
    Competência 4: (120) Tente encaixar os conectivos entre os períodos, para dar mais coesão ao seu texto.
    Competência 5 (120) Sobre qual risco você está falando? Que meios serão esses?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.