O seriado americano Orange is The New Black tem sua temática envolta da penitenciária feminina Lichfield, onde narra o cotidiano de descaso e negligência presenciado pelas mulheres. Fora da ficção não se diverge, tanto que os locais que deveriam participar do processo de ressocialização prisional são, em sua maioria, palcos para acentuação da violência e aperfeiçoamento do crime. Nesse viés, a falta de investimentos e a dificuldade para reabilitação social entram como atores fundamentais para perpetuação do cenário.
Em primeiro plano, convém ressaltar a precaridade na infraestrutura dos presídios, fator que proporciona um ambiente desestruturado para sua função. Dito isso, se destaca a superlotação carcerária que resulta, somente no Brasil, em cerca de 660 mil presos para uma capacidade de 395 mil vagas, ou seja, 69% acima da capacidade total, segundo estatisticas do G1. Dessa forma, o ambiente se torna inefetivo e degradante não só para os presos que precisam de sua ressocialização, como também para os funcionários que lidam com isso diariamente.
Ademais, vale destacar o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseu, que considera o ser humano bom por natureza e este, ao entrar em contato com a sociedade, se corrompe pelas mazelas. Seguindo a ótica de Rousseu, a realidade em que o indivíduo está inserido molda a sua personalidade, portanto, em paralelo com a realidade, expor presidiários a um sistema composto por violência e crime tende a acentuar ainda mais o cenário. Nesse sentido, o descaso público cria uma bolha social e um ciclo vicioso de caos e corrupção, segregando o sistema carcerário de investimentos.
Expostos os fatos, urge a providência de medidas. Posto isso, cabe ao Estado, atrelado ao Ministério de Segurança, promover uma cartilha que reforce os direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, tais como segurança e saúde. Tal medida seria efetivada através da criação de um fundo monetário capaz de produzir novos presídios e melhorar a estrutura dos já existentes, a fim de garantir uma maior integridade para ressocialização. Feito isso, o enredo de Orange is The New Black ficará obstante da realidade brasileira.
MIRELLATHAIS
COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Gustavomaia
Ola. Tudo bem?
Então, a sua redaçao está bem elaborada, você conseguiu acertar nos conectivos e a conclusão também está show, mas o único problema, que é o de menos, é usar apenas dois argumentos, na minha humilde opinião se você usar três argumentos será melhor para sua redação. Abraço e boa sorte
carloshrodrigues
olá! na introduçao fiocu bom, Vc contextualiza com o repertório cultural, traz isso pra atualidade e desenvolve uma tese analítica
no desenvolvimento geral: boas argumentação ficou incrivel!!!!!
seu texto fiocu bem bacaana para o enem.
porém acho q vc poderia usar mais uso de conectivos em algumas frases!!!
Parabens!!
AnaLor
Oiê. Tudo certo?
Sobre a introdução: ficou bem legal! Vc contextualiza com o repertório cultural, traz isso pra atualidade e desenvolve uma tese analítica. Tomaria cuidado com a parte “Fora da ficção não se diverge”, acho que ficou meio confusa.
Sobre o desenvolvimento: ótimas argumentações. Muito bom!
Sobre a conclusão: retoma a tese, propõe a intervenção e utiliza a circularidade.
Então, Rayara, na minha opinião, como vc pode estar percebendo, seu texto ficou bem bacana, conseguindo cumprir todas as funções. Acho que no Enem ficaria entre 880~960, pois ele ainda me parece um texto não tão coeso, com algumas frases que parecem decoradas e tals – oq vc pode resolver com um maior uso de conectivos. Mas, fora isso, ficou muito bom msm!
É isso. Até mais e boa sorte :)