Periferia X Centro – A violência urbana no Brasil

  • 0

Na série in my Block mostra a vida de 4 estudantes do ensino médio em um bairro totalmente marginalizado, colocando em perigo suas vidas, para sobreviver a assaltos, sequestros e tiroteios uma realidade compartilhada também nos centros urbanos do Brasil. Onde a violência urbana é o cotidiano de milhares de pessoas em decorrência da desigualdade social e o descaso político.

 A violência urbana pode ser descrita pela falta de cumprimento da lei, vandalismo aos bens públicos e atentado a vida, todos os dias milhares de brasileiros enfrentam a insegurança devida a crescente criminalidade principalmente em bairros mais pobres isto é consequência  de um país que carrega marcas de um modelo escravista e autoritário, formando uma sociedade de desigualdade racial e econômica que só se agravou com as constantes crises na economia. Dividindo a população urbana em periferias com pouco ou nenhum sistema básico, e centros com mais opções de ócio e trabalho.

Estas zonas, onde se concentrou os menos favorecidos, não conseguem ascender socioeconomicamente devido a falta de assentamento pelo Estado, que não proporciona moradia, educação e emprego direitos básicos de cada cidadão defendidos pela constituição de 1988, mas que fica sem respaldo, já que o planejamento urbano se tornou um processo político, em busca de interesses muitas vezes conflitantes. Suscitando uma crescente violência como forma mais rápida de ascensão econômica.

Portanto, para que formemos uma sociedade mais justa e que ofereça direitos iguais a todos os cidadãos, precisamos que haja mais responsabilidade  do governo e órgão públicos, Ministério da Justiça e Segurança Pública em conjunto com o Ministério da educação, na criação de projetos eficientes com o intuito de aplacar a desigualdade no País, como investir em saúde e educação e na melhoria da qualidade dos gastos publicas para que os investimentos cheguem a quem realmente precisa, afim de que como consequência da criação de melhores condições de vida a todos, atenue a violência urbana.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Irei fazer algumas correções pontuais, mas não sou especialista, então tentarei ajudar com o básico. Entre parênteses vai estar uma substituição de palavras, porque percebi que algumas palavras poderiam ser outras. Também entre parênteses vai ter algumas observações e outros parênteses serão uma troca ou acréscimo de pontuação:
    (A) Na série in my Block(,) (coloque o nome da série com letras maiúsculas e entre aspas) mostra a vida de 4 estudantes do ensino médio em um bairro totalmente marginalizado, colocando em perigo suas vidas, para sobreviver a assaltos, sequestros e tiroteios (;) uma realidade compartilhada também nos centros urbanos do Brasil(,)(o)Onde a violência urbana é o cotidiano de milhares de pessoas em decorrência da desigualdade social e o descaso político.
     A violência urbana pode ser descrita pela falta de cumprimento da lei, vandalismo aos bens públicos e atentado a (à) vida(.) (T) todos os dias(,) milhares de brasileiros enfrentam a insegurança devida (o) a crescente criminalidade (,) principalmente em bairros mais pobres(.) (I) isto é consequência  de um país que carrega marcas de um modelo escravista e autoritário, formando uma sociedade de desigualdade racial e econômica que só se agravou com as constantes crises na economia. ( esse trecho ficaria melhor construído se você usava um conectivo para ligar as frases)Dividindo a população urbana em periferias(,) com pouco ou nenhum sistema básico, e centros com mais opções de ócio e trabalho.
    (Não é muito legal começar parágrafos com “estas” , até porque o D2 deveria ser diferente do D1)Estas zonas, onde se concentrou(concentram, ou concentraram- menores está no plural) os menos favorecidos, não conseguem ascender socioeconomicamente devido a (à) falta de assentamento pelo Estado, que não proporciona moradia, educação e emprego (;) direitos básicos de cada cidadão defendidos pela constituição ( Constituição deve estar escrita com c maiúsculo) de 1988, mas que fica sem respaldo, já que o planejamento urbano se tornou um processo político, em busca de interesses muitas vezes conflitantes. Suscitando uma crescente violência como forma mais rápida de ascensão econômica. ( seus períodos são muito longos, atente -se à isso).
    Portanto, para que formemos uma sociedade mais justa e que ofereça direitos iguais a( à) todos os cidadãos, precisamos que haja mais responsabilidade  do governo e órgão(s) públicos, Ministério da Justiça e Segurança Pública (,)em conjunto com o Ministério da educação, na criação de projetos eficientes com o intuito de aplacar a desigualdade no País, como investir em saúde e educação e na melhoria da qualidade dos gastos publicas para que os investimentos cheguem a quem realmente precisa, afim de que como consequência da criação de melhores condições de vida a(à) todos, atenue a violência urbana.
    Corrigindo isso, melhoraria a C1. Atente -se ao estudo de crase, concordância verbal, flexão verbal.

    • 0
  2. ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.