O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI.

  • 2

É inegável que o sistema prisional brasileiro é um assunto recorrente, tendo em vista suas falhas como, por exemplo, a ideologia de recuperação de indivíduos seguida por muitos brasileiros. Além disso, a falta de zelo com os detentos após o período da prisão corrobora para que esse sistema necessite de revisões.

Em primeira análise, observa-se que conforme dados do IBGE, o Brasil é um dos países que mais encarcera, obtendo a terceira maior população carcerária do mundo. Todavia, tal fator não indica a diminuição de crime, visto que a violência ainda é significativa e coloca o país em segundo lugar entre os mais violentos da América do Sul, de acordo com a ONU. Dessa forma, o principio de que as penitenciárias atuam como reconstituintes é falho, observando a persistência da alta criminalidade entre na sociedade.

Ademais, o programa telivisivo ”Fantástico”, exibiu uma reportagem com o intuito de expôr a qualidade de vida após a prisão de pessoas transexuais,  considerando suas dificuldades sociais, como o preconceito. Apresentado pelo doutor Dráuzio Varela, os depoimentos relatam a indeferença governamental quanto a essa parcela, como a falta de suporte na busca por empregos. Desse modo, ressalta-se o compromisso do Estado em promover trabalho remunerado consoante à Constituição vigente, e, com esse dever falho, essa população tende a voltar a cometer delitos em busca da sobrevivência.

Destarte, faz-se necessária medidas para a problemática do sistema prisional brasileiro, como a inserção de ex detentos no mercado de trabalho por meio de criação de novas vagas de emprego em serviços públicos, com apoio do Ministério do Trabalho, órgão público capacitado em lidar com assuntos trabalhistas, a fim de afastar essa parcela de ações criminosas. Além disso, com a finalidade de promover a real reeducação dos presos, governadores devem, em conjunto com ONG’s, disponibilizar cursos educativos por meio de aulas gratuitas em centros de educativos, com o intuito de ofertar reais oportunidades de inclusão na sociedade de forma legal. Isto posto, será possível diminuir dados como os do IBGE, além de cumprir com os deveres do Estado.

Compartilhar

1 Correção

  1. Seu texto está muito bom. Porém, a introdução poderia ser melhor . Uma dica , inicie seu texto falando sobre o assunto e depois lance seu posicionamento. Feito isso , para encerrar sua introdução, deixe pista sobre o que você vai tratar nos seus argumentos que vão estar no desenvolvimento .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.