O aumento das DST’s entre jovens brasileiros

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A série Friends, no episódio 9 da 1° temporada, em algumas cenas, trata do preconceito e a falta de maturidade das pessoas em lidar com as DSTs, o que mostra uma realidade vivida no Brasil. Conquanto, o aumento das doenças sexualmente transmissíveis entre os adolescentes impossibilita que essa parcela da população desfrute de uma boa convivência com a sociedade. Nesse contexto não há dúvidas de que o agravamento das infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens é um desafio no Brasil; o qual ocorre, infelizmente, não só à falta de informação mas, também, à pouca importância dada à esse problema.

Disse o filósofo Epicteto: “só a educação liberta”. Desse modo, é correto afirmar que o aumento das ISTs acontece com grande frequência entre os jovens devido à falta de informação sobre o impasse citado. Com isso, os jovens têm poucos cuidados em uma relação sexual, causando então, a transmissão de doenças como a AIDS e a sífilis por exemplo.

Além disso, outro fator que colabora com o crescimento do problema é a pequena importância dada pelos adolescentess quando se trata deste assunto. Com o passar dos anos, os jovens com idade entre 15 a 29 anos vêm perdendo o medo das doenças que podem ser transmitidas através do ato sexual, diminuindo o uso de camisinhas que é muito importante para evitar que ocorra tal situação. Por consequência disso, a secretaria de saúde registrou mais de 29.000 casos de DSTs nós últimos 5 anos.

Portanto, é mister que o estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para que a transmissão de doenças através do sexo atende no Brasil, urge que o ministério da saúde entregue um projeto de lei à câmara propondo que criança e adolescentes tenha acesso à educação sexual através das escolas. Espera – se que o Brasil supere esse impasse a partir do momento em que essa medida seja tomada.

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2 Correções

  1. Olá tudo bem ? . Eu gostei bastante da sua redação Mas acho que no segundo parágrafo ficaria melhor se você começasse com um ” Em primeiro plano ” por exemplo para apresentar a primeira problemática e depois citar a frase do filósofo, assim deixando o texto mais amarrado. Mas em geral ficou bom a redação ☺

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  2. Olá, Thaylne! Tudo bem?
    Gostei muito do seu texto! Me chamou atenção a referência que você você a série Friends, um ícone da cultura pop dos anos 90, um repertório cultural bastante produtivo. Hoje mesmo ao ver a série pude refletir em como ela era realmente um repertório interessante, enfim.. rs.. ótimo uso!
    Minhas observações:
    Na introdução, gostaria de atentá-la a alguns aspectos de coerência do seu texto:. Veja: “A série Friends, no episódio 9 da 1° temporada, em algumas cenas, trata do preconceito e a falta de maturidade das pessoas em lidar com as DSTs, o que mostra uma realidade vivida no Brasil”. –> Cuidado! Não existe esse nexo causal que você estrá colocando aqui. Acho que sua intenção era fazer um paralelo, o que está correto, mas do jeito que você escreveu parece que Friends mostra uma realidade vivida no Brasil, quando todos sabemos que não mostra. Acredito que vale uma reescritura. De resto, tudo ok!
    No primeiro desenvolvimento, senti falta do seu tópico frasal. Você falou abruptamente de Epicuro, cometendo um corte no fluxo de ideias que apresentou na introdução. “Disse o filósofo Epicteto: “só a educação liberta”. Desse modo, é correto afirmar que o aumento das ISTs acontece com grande frequência entre os jovens devido à falta de informação sobre o impasse citado.” Sugestão: antes desse período, no primeiro desenvolvimento, escreva um tópico frasal dizendo que o agravamento das infecções sexualmente transmissíveis decorre da falta de informação, ou, enfatize a importância na informação, por exemplo: “Primeiamente, é válido observar a importância da informação para a mitigação do problema. Segundo o filósofo Epicteto: “só a educação liberta” (…) e segue o baile! rs
    No segundo desenvolvimento, tudo ok.
    Já na conclusão, acho que vale um maior detalhamento da sua proposta. Como se dará essa proposta de educação sexual nas escolas? Qual o tipo de material? Terá debates, palestras? Contará com a participação de profissionais da área de saúde? Será ministrada a partir de que séries? Assim o projeto fica mais concreto e você pontua mais! :)
    No mais, ótimo texto! Bora continuar praticando, todos nós!
    Abraço,

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