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Racismo e discriminação social no Brasil

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É notório que o racismo se trata de uma problemática em discussão, visto que desde a época da escravidão esta prática é usada para a exclusão de pessoas negras. Assim,também, a discriminação social é outro fato relacionado a isto, pois se trata do contexto em que cada classe social é vista dentro da sociedade a qual vivemos.

Primeiramente, pode-se mencionar a forma a qual um negro é visto por um policial com raíz de preconceito racista, abordando como se todos os negros fossem iguais por residirem em favelas e terem estilo próprio de vida,fazendo assim com que abusem de sua autoridade, prejudicando à quem não tem culpa do modo e meio os quais vive.

Ademais,a discriminação social está relacionada com a forma de como o negro é inserido na sociedade, isto porque após a abolição não foram criadas maneiras de incluir essas pessoas no mercado de trabalho, de modo que hoje nao se vê igualdade em relação à isso nem no meio escolar nem acadêmico.

Portanto, são necessárias medidas a serem tomadas, por isso, cabe ao poder judiciário reforçar as punições que regem em relação às ações preconceituosas citadas acima,as instituições de ensino por sua vez têm o dever de ensinar seus estudantes a tratarem com respeito às diferenças repassando isso para seus filhos,e de seus filhos suas gerações próximas e a mídia com seu poder de convencimento, conscientizar as pessoas através dos meios de comunicação que se deve respeitar toda e qualquer diferença existente no cotidiano, a fim de proporcionar uma sociedade menos preconceituosa e mais empática com o próximo.

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2 Correções

  1. A introdução tem dois papéis fundamentais contextualizar e declarar sua tese. você deu uma contextualizada ok falando que o racismo vem desde o período da escravatura, mas poderia ter aprofundado mais, exemplo: “visto que desde a época da escravidão esta prática é utilizada pelos senhores de engenho como uma ferramenta de manutenção do poder exercido sobre os negro, afim de inferiorizar a etnia para eles acreditarem que aquele era seu lugar”. Na parte da discriminação social o trecho ” a discriminação social é outro fato relacionado a isto”, poderia ter sido sua tese, mas logo em seguida você da uma contextualizada nela, ou seja, ao meu ver essa sua introdução está sem tese o que torna seu texto expositivo.
    obs: o conceito de tese pode ser resumida como a sua opinião sobre o assunto, e no texto argumentativo você tem que deixar bem claro o seu posicionamento.
    No seu primeiro argumento, faltou embasamento para sua linha de raciocínio. Eu posso até concordar com o que foi dito, mas baseado em que você ta dizendo isso? num dado estatístico? numa matéria de jornal? tem algum exemplo de conhecimento geral para mostrar? tudo isso são informações que dão força a esse seu argumento. você tem que tornar seu argumento forte o suficiente para convencer o leitor.
    No argumento dois, você já utilizou um fato histórico para dar força ao seu argumento, “após a abolição não foram criadas maneiras de incluir essas pessoas no mercado de trabalho”, mas faltou se aprofundar mais. Uma boa maneira de se aprofundar é fazendo perguntas sobre o que foi dito, exemplo, por que mesmo anos depois da abolição a desigualdade continua? é falta de reivindicação? falta de representantes? falta de interesse? faça questionamentos até o seu bom senso achar que é o suficiente.
    Na conclusão, faltou aprofundamento, você citou 3 intervenções, todas rasas e separadas umas das outras, por exemplo: que tipo de reforços o poder judiciário iria fazer? e depois de fazer como iria executar? como as instituições de ensino iriam ensinar as crianças? com filmes educativos? com aulas? com palestras? e por que a mídia iria gastar seus recursos para fazer isso? são perguntas que devem ser bem respondidas na conclusão. Uma dica é tente juntar todos esses agentes e faça uma proposta bem detalhada e colaborativa, a banca do Enem gosta quando unimos vários agentes, exemplo: “Cabe ao ministério da cidadania juntamente com o ministério da educação, acrescentar aulas sobre cidadania e respeito na base curricular de ensino das escolas, afim de que seja moldado desde cedo o sentimento de união nas pessoas, além de que acordos com os grandes canais de comunicação devem ser realizados, para que a mídia com a sua influencia facilite a aceitação da mudança na base curricular, assim a longo prazo o grande problema do preconceito deixará de existir.”
    Resumindo, busque maneiras de se aprofundar mais no seu texto e estude um pouco mais as estrategias para desenvolver uma dissertação argumentativa

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  2. Oi, tudo bem?
    Na introdução, você trouxe e apresentou bem a tese (a ideia principal do teu texto) e o tema, mas tem um tom conclusivo.
    Você traz uma excelente argumentação, entretanto, não traz elementos externos de autoridade para o texto, beirando o senso comum. Além disso, faltaram alguns conectivos dentro dos parágrafos de desenvolvimento e durante todo o texto. Você também construiu períodos muito longos.
    Na conclusão, você traz elementos interessantes, porém não fez muito detalhamento. Você escreve três ações, quem deveriam executá-las, o objetivo delas, mas, foi escrito apenas em uma das ações, como deveria ser efetuada; dica: tente trazer apenas uma ação, com mais de um agente (algo já presente no seu texto) e responder as quatro perguntinhas do detalhamento ( o que? quem? como? para quê?).
    Enfim, espero ter te ajudado :D. Se surgirem mais dúvidas, fique à vontade para me perguntar!

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