Evasão escolar.

  • 1

“A taxa de evasão escolar é a terceira maior do mundo: em média 24,1% dos alunos não concluem o ensino fundamental até os 16 anos”. Muitas situações podem impossibilitar o aluno de ir à escola, dentre eles proibição dos pais ou responsáveis e necessidade de trabalhar para ajudar a família.
É importante destacar de início, que os pais muita das vezes não veem a escola como um meio de aprendizagem ou algo que levará seu filho para um bom caminho, muito deles vêem como uma desocupação e os julgam pelo interesse nos estudos. Uma explicação para isso é que uma grande porcentagem não teve sequer oportunidade de ir à escola, vendo que a taxa de analfabetismo no Brasil é de 6,8% de pessoas acima dos 15 anos que não sabem ler ou escrever.
Além disso, outro ponto importante, é a necessidade de trabalhar precocemente. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, havia 2,4% milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil. É possível perceber que a evasão escolar pode afetar muito a vida de crianças e adolescentes, sabemos que não frequentar a escola pode causar um grande dano lá na frente, em entrevistas de emprego, vestibulares, cursos, etc.
Portanto, podemos fazer a diferença na vida dos jovens, que são o futuro do nosso país, se a secretaria da educação levasse palestra para pais e responsaveis incentivar suas crianças a estudar, dar suporte, fazer os alunos se interessarem pelos estudos, professores diversificarem as aulas, com conteúdos que causem vontade de aprender, sendo assim, conseguiremos fazer a mudança na educação.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!
    Gostei da sua redação!
    Demonstrou conhecimento e compreensão da língua portuguesa.Apenas alguns erros, como o uso da vírgula.
    Geralmente, a redação no vestibular é uma dissertação, ou seja, uma análise de uma ideia ou fato. O texto precisa ser objetivo, lógico, expositivo (quando se trata de um fato) ou argumentativo (quando se trata de ideias). É preciso ter início, meio e fim? Sim, sim e sim!
    Porém, em um texto dissertativo nomeamos estas etapas como introdução, desenvolvimento e conclusão. Por isso é preciso que a redação tenha, no mínimo, três parágrafos – mas, o desenvolvimento, geralmente, se desdobra em quatro parágrafos. Cada um deles, composto por, no mínimo, dois períodos. É bacana fazer um planejamento do número de linhas.
    Busque ler redações e palavras de ligação, para dar uma encrementada na sua tese.Sua introdução e argumentos foram contextualizados e sua conclusão foi muito boa.

    • 1
  2. A sua introdução ficou muito boa realmente, apesar de não ser muito comum uma redação começar com um dado estatístico de modo tão impactante.
    O seu desenvolvimento mostrou de forma correta e imparcial o seu ponto de vista, com destaque para o segundo que demonstrou que você tem bases aprofundadas sobre o tema em questão.
    No entanto, você poderia ter usado mais os conectivos, dessa forma o tornaria mais rico em detalhes e aumentaria a sua nota na redação (no caso do Enem).
    No geral foi um texto muito bom, parabéns.

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Você apresentou a tese e defendeu no desenvolvimento, houveram poucos erros gramaticais (apenas questão de vírgula indevida). Mas, na conclusão, tem uma falha que talvez possa te fazer perder pontos. Quando você usa o “podemos”, na terceira pessoa, não é legal. Você pode sempre trocar por “pode-se”, assim como qualquer outra palavra, antes de colocá-la na 3° pessoa. Além disso, vc pode diminuir os períodos com um ponto final e não com o uso contínuo da vírgula, como foi feito na conclusão. Outra coisa para se atentar é a concordância: quando vc usa a palavra “responsáveis” e “pais”, no plural, você precisa concordar com a palavra “incentivar”, que deveria ser “incentivarem”. Outra dica é que vc especifique melhor sua proposta de intervenção. Deixe mais claro como será feita. Espero que de alguma forma te ajude! ;)

    • 1
  4. Oi! Seu texto está muito bom, mas vejo muitas marcas de oralidade nele, principalmente na conclusão, com todo o amor, tá boa não, primeiro por que só tem um período, segundo que a erros de concordância( plural e singular) e desorganizada.
    Minha dica é que você veja exemplos de redação Nota 1000, assim você saberia por onde começar.
    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.