Iniciante

FAKE NEWS

  • 0

Fake News” Notícias Falsas”, o que muita gente não sabe é que esse termo já é utilizado há muito tempo, desde o sec. XIX. Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se.O capitalismo que muitos buscam, motivam a criação de notícias falsas,e em alguns casos os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acesso aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

Como agem esses criminosos para disseminar informações falsas,criam  uma página na internet.Os hakers, como são chamados utilizam uma página  na internet  chamada Deep Web que fica oculta para a maioria dos usuários,onde um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por divulgar o link nas redes.Outrossim utilizam Lan Houses para que não sejam descobertos ao redor do mundo. Quanto mais o assunto é mencionado, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossivel, contuto é impossível identificá-los e consequentemente puní-los.

Um estudo recente da Universidade de Twent na Holanda, mostra que atitudes políticas são significativamente influenciados por Fakes News, mesmo entre pessoas bem informadas e que estão habituadas a obter informações na mídia tradicional. As chances de uma mentira falsa ser repassada são bem maiores que as de uma notícia verdadeira.

A maneira mais efetiva de diminuir impactos das “notícias falsas” é, cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza que é verdade, duvidando sempre e procurar informações em outros veículos especialmente conhecidos como a grande mídia.No Brasil, já existe agências especializadas em checar a veracidade de noticias suspeitas e de boatos, as chamadas “fact-cheking”.Onde  alguns portais de notícias também criaram setores para checar informações,citamos UOL.SBT entre outras.

Devemos ter em mente esse pensamento de Yuval Harari “O futuro depende sempre das nossas escolhas”.

Compartilhar

1 Correção

  1. O texto em alguns parágrafos podem ser alterados, de forma que a sua redação fique mais “harmonioso”, por exemplo:
    “Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se, esses boatos mentirosos são chamados de “‘Fake News”‘. O que muita gente não sabe é que esse termo já é utilizado há muito tempo, desde o sec. XIX. O capitalismo que muitos buscam, motivam a criação de notícias falsas,e em alguns casos os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acesso aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.”
    Dessa maneira o seu texto se torna mais coerente, tente usar mais conectivos, que são meios para que sua nota aumente.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.