Iniciante

j contra a desinformação

  • 0

Notícias falsas são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. As  fake News  ainda são vistas como atos inofensivas e que pouco afetam o cotidiano das pessoas em  sumo sua realidade ,entretanto prova que a propagação de noticias falsas tem consequências que vão desde o aumento de traumas psicológicos à violência física passando pelos impactos na politica que podem prejudicar uma nação inteira.

Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores .Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.

Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão. Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet. A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, bem como o site comprova, que assumiu o jornalismo colaborativo contra a desinformação, fazem  parte dessa iniciativa: SBT, UOL, ESTADÃO  ,  especialmente nos conhecidos como grande mídia.

Compartilhar

1 Correção

  1. boa noite ;)
    primeiro quero dizer que não sou nenhuma profissional, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos
    C1: 180
    C2: 100
    C3: 100
    C4: 160
    C5: 120
    total: 660
    comentários:
    *corrigi sua redação segundo as competências do enem
    *vc escreve muito bem. porém, não atende as especificidades que o enem cobra
    *o texto ficou muito grande e expositivo, tente desenvolver seus argumentos com base nos dados que vc citou
    *a proposta de redação deve solucionar os problemas apontados nos dois parágrafos de desenvolvimento, respondendo as perguntas: quem? faz o que? como? para que? + detalhamento
    tenho certeza que com treinamento sua nota aumenta, vc tem potencial :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.