Doutor

Pedofilia no Brasil

  • 1

A pedofilia consiste na atração sexual de um indivíduo adulto para com uma criança, isso pode ser visto no livro “Lolita” escrito por Vladimir Nabokov e que conta o ponto de vista de um pedofilo em relação a sua enteada por quem se sente seduzido.     De maneira análoga é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro em que o número de pedofilos tem crescido juntamente com os casos de abuso sexual infantil.     Isso ocorre não só pelo descuido das crianças ao conversarem com desconhecidos na internet ,mas também pelo fato desses agressores estarem inseridos em algumas famílias.

Em primeiro plano é necessário analisar como as redes sociais se tornaram perigosas para crianças que as utilizam sem a presença de um adulto.     Essas se tornam vulneráveis na presença de agressores por traz de perfis falsos, que manipulam-as se fazendo passar por cidadãos de bem.     Um exemplo disso é o filme “Confiar” protagonizado por Liana Liberato contando a história de uma adolescente que se encontra com um pedofilo e é enganada e estuprada pelo mesmo.

Por conseguinte outro fator que dificulta para o fim desta problemática é como os agressores não são identificados muitas vezes por fazerem parte da família da vítima.     Segundo a Secretaria dos direitos humanos, as denúncias de abuso sexual ao menor diminuíram entre 2012 e 2013 apesar das ocorrências continuarem aumentando, ou seja, os agressores agem de forma minuciosa e mais discreta o possível. Consequentemente se torna difícil que outros parentes tenham noção dos acontecimentos.

Com vista no que foi mencionado é necessário acabar com esta controversa. Portanto o Estatuto da criança juntamente com o Conselho tutelar devem criar um programa virtual por meio de computadores que fiscalizem as crianças enquanto elas utilizam a internet, visando alertar os pais quando a criança estiver em atividades suspeitas.     Além disso as famílias devem ser avisadas sobre educação sexual com os filhos para ensinar lhes a se comunicar com os pais sobre possíveis abusos entre a família.  Com isso espera se facilitar a identificação dos agressores e diminuir o abuso infantil.

Compartilhar

1 Correção

  1. 120 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    160 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    160 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    120 – Competência 5: Proposta de intervenção
    TOTAL: 720
    Parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.