Gostaria de agradecer desde já a correção.
Se você quiser que eu corrija de volta, por favor, coloque o link ou o nome da redação.
Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos o direito ao bem-estar social. Contudo, a falta de medidas que promovem a saúde mental impede que esse direito seja plenamente evidenciado no Brasil contemporâneo. Nesse âmbito, contribuem para a persistência do impasse tanto a falta de consciência da população, quanto a ausência de medidas que assegurem esse direito.
Primeiramente, cabe avaliar que a inconsciência da população sobre a necessidade de abordar o bem-estar mental se mostra como um fator que fortalece o problema. Nesse contexto, o filósofo e sociólogo Karl Marx afirmou que é o indivíduo que determina a consciência e não o contrário. Assim, a falta dela na população corrobora a problemática, uma vez que essas pessoas desconhecerão a importância da saúde mental para promover não apenas o bem-estar individual, mas também coletivo. Tal fato é demonstrado no seriado “Glee”, disponível na “Netflix”, em que, em virtude da falta de autoaceitação, o personagem Karofsky tenta cometer suicídio, o que não somente o afeta, como, da mesma forma, traz consequências emocionais a todos que estão à sua volta.
Ademais, é possível observar, também, que a falta de ações que incentivam a saúde emocional é um dos fatores que contribui para a persistência do impasse. Isso evidencia uma quebra do contrato social, proposto por Thomas Hobbes o qual afirma que é dever do Estado manter a ordem e proteger todos os cidadãos. Entretanto, o atual contexto mostra-se distante dessa realidade, tendo em vista que a difusão do bem-estar mental não está sendo garantida. Evidenciando, destarte, uma incompatibilidade não só com a ideologia de Hobbes, como também com a Constituição Federal de 1988 a qual assegura a todos os indivíduos o direito à saúde mental.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar a questão. Dessa forma, compete ao Ministério da Educação -como garantidor dos direitos nessa área- promover a importância da saúde mental, por meio de palestras em escolas que devem ser ministradas por pedagogos e psicólogos. Essa ação tem como objetivo conscientizar e fomentar a população a buscar a saúde mental. Com isso, espera-se que os direitos ao bem-estar social e mental sejam devidamente evidenciados, da mesma forma como antes almejado pela ONU e pela Constituição Federal.
Se possível corrijam por nota.
Grato
johnathan
1- Acredito que aqui nesse período se são medidas então elas “impedem”que esse direito seja plenamente evidenciado.
” a falta de medidas que promovem a saúde mental impede que esse direito seja plenamente evidenciado no Brasil contemporâneo”.
2- Nesse segundo parágrafo a recomendação é que o paragrafo tenha entre 5 e 8 linhas pois quando ele fica muito grande você começa a divagar e deixa de ser objetivo. Além disso a redação tem no máximo 30 linhas.
acredito que você deveria ficar apenas com a citação do Filósofo porém com mais refinamento ou então apenas sobre a série da Netflix.
Uma pergunta: O filósofo afirmou ou afirma?
Não consegui compreender.
“Primeiramente, cabe avaliar que a inconsciência da população sobre a necessidade de abordar o bem-estar mental se mostra como um fator que fortalece o problema. Nesse contexto, o filósofo e sociólogo Karl Marx afirmo que é o indivíduo que determina a consciência e não o contrário. Assim, a falta dela na população corrobora a problemática, uma vez que essas pessoas desconhecerão a importância da saúde mental para promover não apenas o bem-estar individual, mas também coletivo. Tal fato é demonstrado no seriado “Glee”, disponível na “Netflix”, em que, em virtude da falta de autoaceitação, o personagem Karofsky tenta cometer suicídio, o que não somente o afeta, como, da mesma forma, traz consequências emocionais a todos que estão à sua volta.”
3- No terceiro parágrafo senti um pouco de divagação também em relação ao contratualista Thomas Hobbes. acredito que a constituição seria um argumento mais persuasivo se fosse citada com maior profundidade em relação ao tema.
4- No quarto parágrafo, no seu projeto de intervenção acredito que se colocasse como ” papel do estado” ao invés de ” ministério da educação” ficaria mais coerente com os argumentos anteriores. O estado tem muitos ministérios como saúde, educação,cidadania, etc. que poderiam contribuir você não acha?
Redação do ENEM, critérios de avaliação:
Nota de cada um dos critérios: de 0 a 200 pontos perfazendo um total de 1000 pontos.
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; NOTA = 200
2) Compreensão da proposta de redação; NOTA = 200
3) Seleção e organização das informações; NOTA = 140
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto NOTA = 170
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais. NOTA = 130
TOTAL: 840 PONTOS.
Obs: Eu não sou corretor profissional apenas curioso do assunto. Espero ter ajudado a contribuir com o seus estudos.
Gostaria do seu feed back sobre esta correção.
Gaab.Borges
Olá Matheus, antes de avaliar pelas competências vou destacar algo, é apenas um toque. Achei seu segundo parágrafo um pouco longo, tente contar as linhas e deixar o texto proporcional.
C1: 200 (domínio da língua)
C2: 180 (relacionar áreas de conhecimento), gostei muito do jeito que vc mencionou os pensadores, mas cuidado para não deixar o texto sem argumentos seus. Poderia relacionar a adolescência como alvo e complementar o uso da série, mas é só um palpite.
C3: 200 (Organizar e interpretar informações) seu texto tem uma organização de ideias muito boa.
C4: 180 (Construção de argumentação) como eu tinha dito, senti falta de mais argumentação sua, variar os pontos a serem discutidos.
C5: 200 (Proposta de intervenção) eu seguiria o mesmo caminho se tivesse escrevendo sobre esse tema.
Nota final: 960
Parabéns! Espero ter ajudado.
brunabiankacpc
Olá Matheus!
C1 – 200 – Estrutura sintática excelente e no máximo 2 desvios.
C2 – 200 – Apresenta repertório sociocultural produtivo à discussão,com as 3 partes do texto completas.
C3 – 160 – O texto é organizado e com informações fatos e opiniões desenvolvidos com algumas falhas.
C4 – 160 – Repertório coesivo diversificado e ausência de recursos coesivos em raros momentos.
C5 – 200 – 5 dos elementos válidos.
* Os elementos de coesão não são necessários apenas no início dos parágrafos,mas tbm entre os períodos.