A importância da promoção da saúde mental no Brasil
O filme “Coringa” retrata a vida de um homem que enfrenta diversos desafios, como a depressão e a bipolaridade advindas de problemas psicológicos. Analogamente, a ficção não diverge da realidade, tendo em vista que diversos brasileiros passam por problemas de saúde mental e,
assim, enfrentam a falta de acesso à esses cuidados e de relevância, motivos recusos que possuem como extrema importância à promoção.
A princípio, convém ressaltar que grande parte da população do Brasil não possui condição monetária para fazer tratamento psicológico e, assim, sofre com as consequências. Tal fator é evidenciado no livro “Quarto de Despejo” que demonstra a dificuldade que uma família enfrenta com problemas financeiros e a mãe considera suicídio a única solução dos problemas. Desse modo, mostra-se necessário que todas as famílias, independente da classe social, tenham alcance ao apoio emocional e um tratamento por meio de profissionais da área, para conseguirem superar os problemas de saúde mental e lidarem com eles sem pensarem em desolar a própria vida.
Outrossim, muitos brasileiros não consideram a depressão algo sério, motivo que faz com que o problema se agrave por contribuir com que as pessoas se sintam inseguras de compartilhar seus diagnósticos negativos. Segundo a série “Os Treze Porquês” disponível na plataforma Netflix uma personagem chamada Hannah Baker não se sentia confortável em compartir sua dor com outras pessoas, por achar que estava sozinha e que seu sentimento não seria tratado com devida pertinência, fator que resultou em um fim trágico. Nesse sentido, é necessário que as pessoas percebam a importância do bem-estar mental e como a falta de ajuda pode agravar o problema.
Destarte, medidas são necessárias para solucionar esses impasses. Nesse contexto,
compete ao governo atrelado ao Ministério da Saúde, que tem como função social garantir os direitos nessa área, promoverem campanhas cujo o tema seria “A saúde mental importa, sim!”. Isso deve ser feito por meio de palestras e mesas redondas nas escolas e comunidades em geral, como nas praças públicas. Além disso, médicos da área devem atender de forma gratuita as pessoas das comunidades. Essas ações possuem como intuito incluir todas as pessoas no tratamento de doenças psicológicas e conscientizar sobre a importância desse cuidado. Dessa maneira, a saúde mental será plenamente evidenciada para todas as pessoas.
Vitoria Alencar
oiiii,bem golstei m uito da sua redação você retratou muito bem o texto.você udou muito bem a contextualização das palavras,parabéns.
C1:160
C2:200
C3:200
C4:200
C5:160
NOTA:920
bjss,continue escrevendo…vejo uma otimá redatora ai,só não use mais a repetição de palavras,corrija sua pontuação,e detalhe melhor sua conclusão para não ficar muito vaga para assim o leitor se interessar mesmo por aquilo que você escreveu para solucionar o problema.
HeloisaAijado
Boa noite! Gostei muito do seu texto, vc argumentou bem e usou outros conhecimentos para contextualizá-los. Apenas tome cuidado com a repetição de palavras, como “pessoas”, a qual foi repetida três vezes apenas no último parágrafo.
c1: 160
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5: 200
Nota: 960
Parabéns, continue escrevendo!
alisongms96
Muito bom seu texto. No entanto, pecou na conclusão: faltou o meio pelos quais essas ações vão ser realizadas. Dica: em uma das suas propostas utilize o “por meio de” e, assim, você não perderá ponto, deixando explícito ao corretor todos os elementos. Vi um ou outro erro de pontuação, mas nada que prejudicasse sua nota.
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Nota 960