Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças

  • 0

O conceito de entropia, da Física, mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico. Contudo, fora das ciências da natureza, no que concerne ao combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças, percebe-se a configuração de um problema entrópico, em virtude do caos presente na questão. Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover melhorias no que tange ao uso indiscriminado das tecnologias de informação por crianças, que persiste motivado pela má influência midiática, além da baixa atuação dos setores governamentais.

A princípio, convém ressaltar que a má influência midiática é um empecilho à consolidação de uma solução. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Todavia, o que se verifica, na realidade brasileira atual, é um cenário inadmissível em que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população e auxiliem no combate, influencia de maneira nociva na consolidação do uso sem supervisão das mídias digitais por crianças.

Além disso, destaca-se, como mais um desafio a ser combatido, a baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam o livre acesso das crianças às informações prensentes na mídia inapropriadas à sua idade. Consoante o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Logo, pode-se observar que devida à falha do Poder Público ao cumprir o seu papel enquanto agente fornecedor de proteção aos cidadãos, é gerado um cenário intolerável de descaso com as crianças.

Portanto, é fundamental um combate à esse problema entrópico. Desse modo, ONGs e especialistas no assunto devem elaborar ações que revertam a má influência midiática sobre o combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças. Essas ações devem ocorrer nas redes sociais, através da produção de vídeos que atentem sobre as reais circunstâncias do problema, comparando a abordagem que determinados canais de comunicação fornecem com relatos de crianças e pais que de fato vivenciaram os efeitos de um mau uso das mídias digitais, com o intuito de conscientizar a população sobre as consequências desse tratamento feito pela mídia. Dessarte, seria possível erguer um país de que Pierre Bourdieu pudesse se orgulhar.

 

Olá, essa redação seria no modelo ENEM! Obrigada por qualquer um que possa corrigir :)

Compartilhar

1 Correção

  1. – Ficou muito legal a relação que você estabeleceu entre o problema e um conceito da química. Acho que expôs sua visão interdisciplinar do assunto.
    – Acredito que no trecho “Além disso, destaca-se, como mais um desafio a ser combatido” não tenha vírgula após o “destaca-se”.
    – O repertório sociocultural e os conectores foram muito bem utilizados, assim como os argumentos foram bem desenvolvidos.
    – Na conclusão acho que seria interessante você especificar a ONG ou especialista para não ficar tão vago.
    Independente dos pontos a serem melhorados, sua redação ficou maravilhosa!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.