Fake News

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 Redação para o Desafio do Aulão da semana Que vem

Na obra de ficção 1984, Orwell explica que a função de certas palavras da “novilíngua” não era exatamente a de expressar significados , mais sim de destruí-los , logo como as Fake News que já vem ao longo do tempo trazendo notícias falsas para a nossa nação.

Em pleno , século XXI as Fake News ainda são vistas como atos inofensivos na nossa sociedade, mas a realidade , entrentanto , prova que a propagação de notícias tem consequências que vão desde o aumento de transtornos psicológicos ate violência física , passando pelos impactos na política que podem afetar uma nação inteira .

Nessa conjuntura , observa-se que as Fake News tem um impacto muito mais sério e imprevísivel do que apenas compartilhar informações falsas nas redes sociais , se espalhando rapidamente no mundo virtual podendo ter consequências graves no mundo real . Em 2014 , uma dona de casa da cidade de guarujá foi confundida com o retrato falado de uma mulher que sequestrava crianças para rituais de magia negra . De acordo com a situação tempos depois foi descoberto que informação era completamente falsa, mas brutalmente a mulher foi assassinada por seus vizinhos.

Tendo como foco a segurança da sociedade , o Gorverno Federal , em parceria com veículos de boa reputação  e agências de checagem já existentes , poderiam lançar uma iniciativa de alcance nacional de acesso á informação confiável , como um portal oficial de consulta que reúna informações de verificação de todos os veículos , assim contribuindo para a detectação e remoção de Fake News antes que elas se propaguem.

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2 Correções

  1. Olá Sarah
    Gostei bastante da sua redação, mas preciso apontar algumas obervações. A introdução trás um repertório legal, mas você não apresentou o que irá defender nos seus desenvolvimentos (tese+argumentos). Em seus desenvolvimentos percebi que faltou uma melhor argumentação, você cita o que acontece mas não argumenta sobre isso, porquê tal problema existe?, quais as consequências? o que causa isso? são exemplos do que você pode desenvolver em seu parágrafo. A argumentação precisa ter a ideia central do parágrafo, a explicação dessa ideia, o por quê dessa problemática e por fim a fundamentação, que é um exemplo para fortalecer a sua opinião.Sem isso você acaba deixando o parágrafo expositivo. Podes melhorar sua argumentação usando por exemplo: “isso acontece porque…/ nota-se que… . Na tua conclusão tens um parágrafo inteiro com somente o ponto final, ele precisa ser dividido, indico dar uma estudada em pontuação. Também faltou explicar mais (o ENEM pede que a intervenção tenha um agente, uma ação, o modo como se fará isso e a finalidade) tanto a ação como o modo precisam ser detalhadas, além de dizer o que fazer, explicar como será feito, entendes? Por fim percebi alguns desvios da norma culta (vírgula, crase e escrita) e acredito que sua nota ficaria em média: 640. Espero ter ajudado.

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  2. Correções segundo o Enem.
    Competência I (160) :,O seu texto está claro e muito bem escrito, há poquissímas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom!,Com mais de atenção no momento de digitar o texto e na grafia de certas palavras que podem apresentar dificuldades, você conseguirá alcançar a nota máxima nessa Competência.
    Competência II (120) : Para alcançar uma nota maior do que essa, você precisa: desenvolver mais o tema, a partir de uma argumentação consistente e baseada em um repertório sociocultural de amplo acesso, que contenha dados concretos e opiniões de especialistas. Além disso, é importante apresentar um bom domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, uma proposição sólida e que introduza o tema, desenvolvendo argumentos críticos e profundos. Por fim, não se esqueça da conclusão com proposta de intervenção social.
    Competência III (120): As ideias que você apresenta são extremamente pertinentes e relacionadas com o que está sendo proposto. Porém, algumas não estão desenvolvidas por completo. Lembre-se de que há uma linha de raciocínio em um texto dissertativo-argumentativo, e este deve ter todos os argumentos elaborados e concluídos. É importante explicar detalhadamente o porquê da relevância deste argumento e, principalmente, como ele se relaciona com o argumento do parágrafo seguinte ou do anterior. Pense nisso. =]
    Competência IV (120): A grande questão dessa competência é o encadeamento entre as ideias do texto. Tanto a estruturação dos parágrafos como a estruturação das sentenças devem se relacionar. Em geral, encontramos esta relação por meio dos conectivos (desta maneira, neste sentido, ademais, ao seguir esta lógica, contudo, em suma, por esta razão etc.). Se analisarmos várias redações nota mil, podemos notar que a maioria das sentenças tem um conectivo que se liga à sentença anterior. Estas redações apresentam, em média, 14 conectivos em um único texto.
    Competência V (120): Muito boa, porém esta incompleta e falta informação. basta detalhar melhor como sua proposta irá se concretizar. Relacione as ações propostas com os exemplos e argumentos que você traz ao longo do seu texto. Quanto mais detalhada for sua proposta, e quanto mais relacionada ela estiver com a argumentação, melhor será o desempenho.
    Nota: 640

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