Desde 1904 o Brasil tenta, aos poucos, a aplicação do ensino à distância, baseando-se no sucesso desse estilo de ensino em países desenvolvidos. Mas para o desenvolver desse ensino, a sociedade brasileira enfrenta diversos desafios. Isso acontece tanto pelo fato da desigualdade social no país, quanto pela falta de conhecimento tecnológico dos docentes e dos discentes.
Em virtude de uma pandemia em 2020, os estudos de ensino fundamental, médio e de universidades tiveram que executar o sistema de ensino à distância. No qual ocasionou divergências na sociedade, pois segundo as últimas pesquisas do IBGE, cerca de 33% da população não tem acesso à internet. Isto é, seria impossível esse estilo de estudo para tal parcela da população, assim dificultando ainda mais a equidade na educação brasileira.
Outro fator existente é a falta de capacitação no meio da tecnologia principalmente para os docentes, tal quais estão hábitos ao ensino convencional. Além disso nos estudos em domicilio é notório que haja maiores meios para distração tanto aos professores, quanto aos alunos.
Portanto, é evidente que para adoção do ensino á distância no Brasil, faz-se necessário a implantação de medidas. Onde o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia implementasse um vale que disponibilizasse assistência aos estudantes que não tem condições financeiras para obter internet e meios para o acesso a ela, assim também seria necessário de um sistema de monitoramento para fiscalizar o uso e o impedir vendas ilegais desses equipamentos. Essa medida teria a finalidade de resolver a problemática da falta de recursos tecnológicos na casa de muitos estudantes do país.
Callitmari
Olá!
Sua redação está muito bem estruturada.
Vou tentar usar os critérios de avaliação do Enem nesta correção.
1. Escrita formal: 160. Especificamente pelo parágrafo de conclusão, no qual os períodos de frases ficaram muito grandes: sem vírgula ou pontuação final. E alguns erros como usar onde no lugar de no qual.
2. Mecanismos linguísticos: 180. Você usou todos os conectivos de forma correta.
3. Estrutura e conhecimentos: 180. Você respeitou o modelo dissertativo argumentativo e mostrou que entendeu o problema
4. Argumentação: 160. As ideias foram bem explicadas, porém não entendi o que seriam as tais distrações que você citou. Poderia ter explicado mais.
5. Proposta de intervenção: 200. Sua proposta está bem amarrada. Tem o porquê, os agentes e para quê.
Nota 880.