No filme Treino para a vida, o treinador Ken Carter usa sua habilidade para transformar não só um time e sim vidas, exigindo bons resultados escolares de cada jogador. Fora da ficção é fato que a narrativa da obra apresenta semelhanças com a atualidade. A evasão escolar é comum no Brasil e afeta principalmente os alunos do ensino médio.
Em primeiro lugar, ambientes precários, falta de professores e a má qualidade do ensino acarretam o desinteresse do aluno na consistência acadêmica. Para o educador Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Por décadas repetiu-se o discurso de que o aluno abandonava o ensino para trabalhar. Mas, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, 40,3% dos jovens de 15 e 17 anos abandonam os estudos por falta de interesse.
Outro fator existente é o bullying que muitas vezes faz os estudantes se recusarem a frequentar a escola. A Pesquisa Nacional do Escolar (PeNSE) apontou que metade dos alunos entrevistados 46,6% diz que já sofreu algum tipo, e se sentiu humilhado por colegas. O professor Nelson Pedro Silva especialista em bullying, afirma que as escolas não estão preparadas para lidar com esse tipo de situação, assim como não estão preparados para lidar com a indisciplina.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir a taxa de evasão escolar no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação aumentar as vagas no programa Jovem Aprendiz, o que possibilita que o adolescente estude e trabalhe ao mesmo tempo, e junto a escola investirem na construção de quadras poliesportivas, em atividades extracurriculares e contratar professores capacitados, a fim de que haja atração dos alunos ao frequentar o ambiente escolar.
Yago42409
Bem, você se equivocou no repertório da Intro, o nome do filme é Coach Carter, mas nada que tire ponto para avaliadores que não conhecem o filme, mas cuidado, você não colocou o esporte que ele lesiona, que é o basquete. senti falta das 2 teses que você abordou na intro, tente utilizar esse modelo de teses na Intro. Cuidado para não colocar repertório demais e não argumentar, o que os corretores querem é ver seu posicionamento. Pra mim foi isso, você escreve muito bem, esse tema e esses repertórios são do VESTMAPAMENTAL, parabéns por estar estudando e se esforçando, tente ver também às lives do REDAÇÃO TÁTICA Mil no Insta sempre às 8:07 da noite, bons estudos
duda.tedeschi
Oii
Bom, vamos lá
Na introdução você não delimitou os problemas que iria desenvolver à frente. Isso é muito importante para o corretor perceber se o texto foi planejado ou não, por isso lembre-se de delimitar os problemas já na introdução.
Quanto ao desenvolvimentos, foram usados muitos repertórios . Você poderia ter desenvolvido mais os seus argumentos.
Já na conclusão, a intervenção apresentada não ajuda no problemas citados nos foram o desinteresse e o bullying
O texto e si está bem conectado e salvo as observações feitas, está muito bom!
FanaRb
Olá, nota-se na sua redação uma boa estrutura, mas que ainda precisa de ajustes. Você demonstrou domínio sobre o tema. O texto possui alguns erros gramaticais e ortográficos, além de equívocos no uso de alguns conectivos. Sua introdução se apresenta incompleta, visto que a tese não fica clara. Os desenvolvimentos não foram bem trabalhados. A conclusão não possui um período conclusivo, além disso, a proposta de intervenção não apresenta os 5 elementos exigidos.
C1: Uso correto do Português.
180
C2: Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo.
160
C3: Defender seu Ponto de Vista com argumentos.
160
C4: Demonstrar capacidade de argumentação.
180
C5: Elaborar a Proposta de Intervenção.
160
Nota: 840
Estou com um projeto em fase inicial no instagram, se quiser conhecer basta pesquisar @desafioredacao. Se quiser alguma ajuda para melhorar esse seu texto, me procure por lá que te darei direcionamentos pontuais.
Maria Inês
Boa tarde. Na introdução você não deixou claro as problemáticas que você iria argumentar no desenvolvimento 1 e 2, então procure deixar o seus argumentos explícitos na introdução. O seu repertório sociocultural é bom, pois foi utilizado filme, citação filosófica e dados estatísticos. Na sua proposta de intervenção você não citou de que modo você vai realizar a ação do Ministério. Ex: o Ministério da Educação aumentar as vagas do Jovem Aprendiz, POR MEIO DE VERBAS GOVERNAMENTAIS, que possibilita que o adolescente estude…. O seu texto está bem desenvolvido, com uma ótima estrutura e você utilizou bem os conectivos. Parabéns pela sua redação, continue praticando.