De acordo com o conceito de ciberespaço do filósofo Pierre Lévy, os novos meios de comunicação, advindos da internet, constituem um ambiente repleto de informações e interações entre os usuários. Diante disso, o ensino à distância tem se tornado uma modalidade bastante atrativa para os alunos. Entrentanto, no Brasil, o acesso à essas plataformas não pertence à realidade de muitos estudantes, visto que estes indivíduos, majoritariamente, enfrentam desafios referentes à questão financeira.
Em primeiro plano, vale ressaltar que o ensino remoto proporciona ao aluno uma multiplicidade de ferramentas, que tornam-se mais interessantes a ele. Tais mecanismos possibilitam uma maior flexibilidade no tempo de estudo e um ritmo adaptado, uma vez que, em aulas presenciais o discente possui um horário definido para estar no ambiente escolar e, na maioria das vezes, enfrenta dificuldades para se adaptar a metodologia de ensino do professor.
Entretanto, essas potencialidades do ensino remoto não são acessíveis a todos os brasileiros. Deve-se pontuar que, uma parcela da população brasileira vive em condições de extrema pobreza e, consequentemente sofrem uma exclusão digital, seja pela impossibilidade de adquirir internet, ou seja pela qualidade ruim do atendimento as necessidades dessa plataforma.
Portanto, com o objetivo de minimizar os desafios do ensino à distância, o Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio de parcerias com operadores que ofereçam internet, deve criar pontos gratuitos de acesso a esses serviços, como praças e parques, e especificamente, em regiões menos atendidas pelas redes de internet. Desse modo, será possível reduzir a exclusão digital que existe no país, possibilitando assim, que mais pessoas tenham a oportunidade de usufruir desse “ciberespaço”.
Lally
Eu amei sua introdução, mas no d1 acho que você vacilou um pouco com o tema, seu texto fala sobre os desafios e você pontuou as partes positivas do ensino a distância, talvez se vc botasse algo mais voltado para esse tema ou tirar a d1 e desenvolver mais a d2 pra ficar só um parágrafo (o que também é válido no Enem) fuja menos do tema.
Sobre sua conclusão, a internet não é a única causa, as vezes só ter 1 celular pra uma família com 5 pessoas também. E depois tenta botar mais agentes, elaborar um pouco mais. Você tá indo para o caminho certo
Guilhermepin
Pela minha percepção:
Critérios
1- Apresenta domínio da norma padrão de escrita. 170 pts
2- Compreensão da proposta. 150 pts
3- Argumentações e idéias. 190 pts
4- Mecanismos Linguísticos. 150 pts
5- Proposta de Intervenção. 70 pts
Nota: 730
Boa Redação. É super importante praticar. Parabéns!!!
JacieliCosta
Vitoria, bom dia !!
Achei o seu texto de forma geral muito bem elaborada e completa, correta para ser mais especifica, mas apenas dois pontos que poderia ter mais atenção sendo um aprofundamento maior nos argumentos e uma proposta de intervenção um pouco mais detalhada, mas sinceramente são apenas pontos a serem avaliados, pois a redação está ótima.
Danielberg
Boa estrutura de texto atendendo aos critérios de norma padrão da Língua Portuguesa
Demonstra ter domínio do tema boas argumentações e idéias
ótimos mecanismos linguísticos, proposta de intervenção.
Pela minha perspectiva
Competência 01- 150
Competência 02- 200
Competência 03- 120
Competência 04- 140
Competência 05- 160
Nota: 770 pts
BrunoPu
introdução por citação indireta, ótima redação, mostrou vasto conhecimento e dominância no assunto. No entanto o começo da conclusão poderia melhorar , tipo usar “Portanto” pode ser bastante usado por outros redatores. Você poderia usar conclusões como: PERSPECTIVA, CONSTATAÇÃO, RETOMADA DA TESE, dentre outros. Mas essa é uma ótima redação está de parabéns
brunabiankacpc
Olá,Vitoria!
* Texto muito bem estruturado.
* Tome cuidado com a repetição de elementos coesivos (operadores argumentativos).
* Procure desenvolver um pouco mais os períodos e argumentação.
* Tome cuidado ao iniciar um parágrafo de desenvolvimento com ´entretanto`,esse elemento,por ser adversativo,pode contrariar tudo oque foi dito antes no decorrer do seu texto.
*Procure uma expressão mais adequada para iniciar o parágrafo de conclusão.
* Faltou uma proposta de intervenção para a posição abordada no segundo parágrafo.