Em 1945, durante a Segunda Guerra, a cidade de Berlim foi invadida pelo exército soviético, o que forçou o governo alemão a convovar todos os cidadão para lutarem, inclusive crianças da Juventude Hitlerista.Tal contexto assemelha-se a realidade vivida no Brasil, no qual crianças e jovens são privados de seus direitos como à educação. Nesse Sentido, não há dúvidas que a Evasão escolar é um problema no país, que ocorre, devido não só a necessidade de trabalhar mas também ao desinteresse pela escola.
De início, cabe resaltar que a situação econômica familiar implica para que indivíduos larguem os estudos. Isso porque no geral os jovens vêm de famílias pobres, que precisam da colaboração de seus membros para garantir sua sobrevivência. Dessa forma, as oportunidades de trabalho para estes que não se formaram se restringem a baixos salários. A exemplo disso, a série Anne With an E, na qual o personagem Jerry não frequenta à escola para trabalhar e ajudar sua família. Fora da Ficção essa é uma questão do Brasil que necessita de mudanças.
Ademais, o ensino vago de grande parte das escolas provocam o desinteresse dos estudantes, haja vista que muitos professores não se aprofundam nos assuntos acadêmicos e seus métodos datam de outras épocas que não mais funcionam no atual cenário brasileiro. Desse modo, os indivíduos não se sentem pertencentes a sociedade por não concluírem os estudos. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos abandonam a escola por falta de interesse. Assim, se faz necessários políticas públicas para que esse tipo de situação não mais aconteça.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir a taxa de Evasão escolar no Brasil. O Ministério da Educação deve criar um plano de restruturação educacional através da construção de quadras poliesportivas, atividades extracurriculares e capacitação dos professores na metodologia pedagógica, a fim de que haja atração dos alunos ao frequentar o ambiente escolar.
(Se puderem dar nota modelo enem eu agradeço, mas se não eu vou agradecer mesmo assim, forte abraço)
Renannn
Texto bem elaborado em relação às idéias. Argumentou o que o tema pediu e foi bem objetivo. Todavia, poderia melhorar a regência e a concordância – sobretudo a verbal -. Evite colocar dados, como porcentagem ou números concretos, pois isso varia de acordo com a fonte da informação e você pode passar dados equivocados na visão do examinador. Texto bem dividido com quatro parágrafos, o que acaba sendo ideal. No entanto, pode melhorar mais.
NOTA: 800
HeloisaAijado
Bom dia! Gostei do seu texto, ele é simples, de fácil entendimento e seus argumentos são bons.
c1- 150- notei alguns erros de concordância (“todos os cidadão”), falta de vírgulas e palavras com escrita errada, mas acho q foi por erro de digitação (“convovar”)
c2- 180
c3-160-acho que vc deveria desenvolver mais seus argumentos. Por exemplo, porque esses métodos na educação não funcionam mais? e quais métodos são esses? você poderia citar o método de ensino decoreba.
c4- 180
c5- 160- e como solucionar a problemática acerca da necessidade dos estudantes de trabalhar?
Não sou nenhuma especialista no assunto, mas espero ter ajudado! Você escreve bem! Continue treinando e se aperfeiçoando.
Yago42409
Olá, tudo bem? Gostei do seu posicionamento, mas acho que você se equivoucou na Conclusão, porque eu vi e já tomei puxões na orelha que não é mais exigência do ENEM pedir 2 propostas, agora é uma só, resolver um só problema, mesmo assim muito obrigado por sua avaliação, foi só essa parte mesmo que eu não concordei