Iniciante

Desafio da modalidade de ensino EJA: Educação de jovens e adultos.

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Historicamente, com a criação do Liceu de ensino na Grécia Antiga por Aristóteles, houve o primeiro registro de difusão de conhecimentos em escala institucional, aliando-se ao nascente conceito de democracia ateniense. Entretanto, no cenário hodierno, é nítida a inversão do contexto de ensino democrático, uma vez que muitos adultos ainda apresentam bloqueios intrínsecos à alfabetização, ligados diretamente a atual conjuntura social. Tais obstáculos são evidenciados tanto pelo desamparo governamental com os cidadãos e instituições de ensino, quanto pela necessidade dos inconcludentes de garantir renda para suas famílias, inviabilizando o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Mormente, é fulcral avaliar como a falta de interesse governamental está inerentemente ligada as dificuldades do ensino de jovens e adultos. Nesse contexto, segundo o pensamento do filósofo contratualista John Locke; o Estado é responsável por garantir os direitos inalienáveis dos cidadãos, como a educação. Partindo desse pressuposto, é visível a omissão dos setores governamentais, no que concerne a garantia ao acesso de adultos às escolas, já que grande parte dos colégios são destinados às crianças e adolescentes da modalidade regular, oferecendo assim, poucas vagas para inconcludentes, além da precariedade do serviço educacional oferecido aos mesmos.

Outrossim, é valido ressaltar a carência financeira das famílias brasileiras como fomentadora do problema. Isso se confirma com a necessidade da evasão
escolas enquanto jovem, para sanar problemas financeiros através do trabalho, que em sua grande parte é informal e precário, uma vez que as vagas de
empregos mais atrativas são destinadas às pessoas com alto grau de escolaridade. Tal cenário vai de encontro ao ECA – Estatuto da criança e do adolescente, que proíbe a inserção do trabalho infantil no mercado, além de prover o direito a plena formação socioeducacional das crianças.

Portanto, é mister que o Estado tome providências a fim de atenuar as dificuldades no ensino de jovens e adultos. Para a conscientização da sociedade brasileira a respeito do problema, urge que as esferas governamentais criem vagas em universidades e em postos de trabalho, especialmente dedicadas aos concludentes da modalidade EJA – Educação para jovens e adultos, através da promoção de cotas obrigatórias em todos os setores, com o intuito de garantir o retorno de evasores às escolas, além de inseri-los dignamente no mercado de trabalho. Dessa maneira, será possível combater o atual quadro deletério e, ademais, dissolver as barreiras estabelecidas pela inversão dos valores democráticos aristotélicos.

 

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2 Correções

  1. Bom dia Manoel.
    Irei ponderar algumas observações
    INTRODUÇÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
    Cara a introdução ta enorme, pra ter ideia um parágrafo de 7 linhas passado a limpo para cá fica com 5 linhas no máximo… A introdução aqui tem 10 linhas vey como assim maior até mesmo do que um desenvolvimento… Da uma diminuída depois
    Aliás percebi agora que teve um argumento na introdução, cara isso não pode, argumento é só no desenvolvimento. Deixando difícil encontrar uma tese de primeira, a contextualização tomou muita linha porque quis articular bem e acabou argumentando…. Diminuindo a pontuação em bastante competências
    Esse parágrafo está muito saturado
    8 vezes ”de”
    5 vezes ”a”
    3 vezes ”do”
    DESENVOLVIMENTO
    ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+FECHAMENTO
    (alterou um pouco a ordem mais blz: argumento+alusão+aprofundamento+fechamento)
    O 3 parágrafo está menor que o 2 e não pode
    No 2 parágrafo não ouve o fechamento mas está bem feito esse parágrafo, tanto que eu quando vi mormente e outrossim no 3 eu olhei e fiquei ue esse cara faz igual eu ksksk eu só faço assim.
    Repetiu 4 vezes ”a”
    Repetiu 3 vezes ”é” ,”de’ e ”dos”
    No 3 parágrafo ouve uma mudança de estrutura sendo: argumento+aprofundamento+alusão tirando pontos em competências já que o texto tem que ser em um formato só
    Repetiu ”a” 4 vezes
    Repetiu 3 vezes ”do” e ”de”
    CONCLUSÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO(RETOMANDO A TESE)
    Não ouve uma contextualização, foi direto para a intervenção
    tomou muita linha
    Apresentou 1 proposta de intervenção
    O problema não é em nivel estadual e sim nacional, pois toda redação é sobre um problema do Brasil e não de um estado específico
    Criar vagas em universidades e postos de trabalho? O EJA é de nivel fundamental e médio, universidade já é outra coisa, e emprego? Tipo a unica proposta apresentada ta meia sem nexo….
    A tese como ficou meia invisível eu vou considerar esse fechamento
    6 vezes ”de”
    4 vezes ”e”
    3 vezes ”o” e ”a”
    .
    .
    .
    ..
    .
    .
    .
    (NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
    COMPETÊNCIA 1: 120(repetições de palavras em todos parágrafos)
    COMPETÊNCIA 2: 110(introdução muito grande, quebra de estrutura entre os desenvolvimento, paragrafo 3 menor q 2.)
    COMPETÊNCIA 3: 180
    COMPETÊNCIA 4: 160(alusões estão pegando muita linha)
    COMPETÊNCIA 5: 60(falta outra proposta, proposta sem nexo e firmeza, sem contextualização, e retomação a tese questionável)
    NOTA: 630

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  2. Gostei do texto em geral, o que eu talvez mudaria e a conclusão, você discorreu sobre ” adultos ainda apresentam bloqueios intrínsecos à alfabetização”, talvez colocar uma sugestão para esse caso na proposta de intervenção fosse mais alinhado a tese e acrescentaria muito na proposta final.

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