Estudante

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS

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“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”, esse é um dos provérbios bíblicos do rei Salomão. Esse ensinamento sintetiza a importância da família no desenvolvimento educacional das crianças, ainda hoje. No entanto, quando a família não acompanha os menores em sua formação, há o risco deles se tornarem cidadãos sem criticidade e autonomia, além de adultos socialmente problemáticos e irresponsáveis.

Em primeiro plano, é fulcral afirmar que a família tem papel de extrema importância na formação do caráter e personalidade das crianças, bem como na construção de um ser crítico, autônomo e livre. Sob esse viés, faz-se necessário destacar o pensamento do filósofo inglês Herbert Spencer, o qual diz que educar é formar pessoas aptas para governarem a si mesmas, não para serem governadas pelos outros. Nesse sentido, a família, que é a base da sociedade, tem uma função preponderante, pois deve acompanhar a aprendizagem dos conteúdos escolares e o desempenho em sala de aula dos juvenis. Da mesma forma, tem o dever de educar para a vida, a fim de que os filhos possam exercer a cidadania de forma plena e sejam socialmente responsáveis.

Ademais, vale salientar ainda que a negligência e a falta de acompanhamento podem trazer consequências desastrosas, não só para o núcleo familiar, mas para toda a sociedade. Segundo o filósofo e matemático grego Pitágoras, as crianças devem ser educadas para que não seja necessário punir os adultos. Esse fato pode ser observado pela grande quantidade de adultos que são presos, e de adolescentes infratores que são apreendidos diariamente no Brasil. Uma vez que estes são menores de idade que, na maioria dos casos, possuem pais ausentes ou são pertencentes a uma família desestruturada, aonde não há orientação familiar. Desse modo, é inegável que os problemas decorrentes da ausência da família são uma realidade na atual conjuntura.

Portanto, pode-se afirmar que a família tem valor imensurável no desenvolvimento educacional das crianças. Logo, para amenizar o imbróglio, as creches e escolas do Ensino Fundamental devem promover encontros e reuniões mensais com os pais e responsáveis dos alunos, para debater sobre o assunto e promover o acompanhamento familiar. Isso será feito por uma equipe de professores, psicólogos e assistentes sociais que farão acompanhamento de cada família. Além disso, as famílias deverão tirar tempo diário para conversar com as crianças e filhos, brincar e ensinar as atividades escolares, por meio de reflexões, estímulos e perguntas do dia a dia, para fomentar a criticidade e criatividade. Espera-se, com tais medidas, formar um adulto prudente que não esquecerá dos ensinamentos familiares, conforme disse o sábio Salomão.

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3 Correções

  1. O seu texto trouxe alguns argumentos e ideias que são ótimas, porém, você precisa se atentar com algumas questões que possa te prejudicar na hora da redação, como por exemplo, na parte do desenvolvimento não ficou coerente com a sua introdução iniciada. Ótimas ideias abordadas, só precisa sistematizar algumas partes do texto.

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  2. Olá, Davi. Boa noite. Então,de início destaco que não é aconselhável usar provérbios na redação. Isso por que, os mesmo podem ter plurais sentidos e o corretor não aceitar a posição exposta, a não ser que traga uma pertinência rígida para que o ele seja aceito. Desse modo, no provérbio exposto por você, identifico algo relacionado à honestidade e não à presença familiar. No mais, sua introdução ficou bem evidenciada, expondo, claramente, suas duas teses.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você peca pelo exagero de conteúdo no tópico frasal (curta frase em que é exposta sua tese). Ao mencionar a personalidade infantil nesse tópico, você não abordou o mesmo na sua argumentação, tornando seu argumento incompleto!
    No parágrafo seguinte, boa estrutura para uma argumentação, mas baixa comprovação para eu confiar nesse ponto de vista (SE POSSÍVEL, RELEIA-A NOTANDO ESSAS FALHAS ABAIXO.)
    —->só a ausência da família é culpada pelos problemas na adolescência?
    —> tem como me comprovar essa ideia? (se sim, explicite-a, se não não a inclua como argumento!)
    Na proposta, você notou, corretamente, todos os tópicos necessários para forma-la, mas não acho que seja uma solução para os problemas: FALTA DE CRITICIDADE e PROBLEMAS QUE LEVAM O ADOLESCENTE À PRISÃO.
    Espero ter ajudado em algo. Uma dica é estudar muito as redações nota mil e colocar na prática!
    Nota: 590
    C1: 150 (vários erros de acentuação e gênero nos substantivo)
    C2: 120 ( bom repertório, mas com irregularidade na sua exposição)
    C3: 100 ( Boas ideias mas fracos argumentos)
    C4: 140 (falta de alguns conectivos nos lugares que necessitam)
    C5: (abordagem ótima para uma conclusão, mas não soluciona as teses)
    Continue escrevendo! Esse gênero argumentativo é só na prática que conseguimos aprimorá-lo! VOCÊ TEM ÓTIMAS IDEIAS, MAS ADEQUE-AS! Boa sorte!

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  3. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”, esse é um dos provérbios bíblicos do rei Salomão. Esse ensinamento sintetiza a importância da família no desenvolvimento educacional das crianças, ainda hoje. No entanto, quando a família não acompanha os menores em sua formação, há o risco deles se tornarem cidadãos sem criatividade e autonomia, além de adultos socialmente problemáticos e irresponsáveis.
    Em primeiro plano, é fulcral afirmar que a família tem papel de extrema importância na formação do carater e personalidade das crianças, bem como na construção de um ser crítico, autônomo e livre. Sob esse viés, faz-se necessário destacar o pensamento do filósofo inglês Herbert Spencer, o qual diz que educar é formar pessoas aptas para governarem a si mesmas, não para serem governadas pelos outros. Nesse sentido, a família, que é a base da sociedade, tem uma função preponderante, pois deve acompanhar a aprendizagem dos conteúdos escolares e o desempenho em sala de aula dos juvenis. Da mesma forma, tem o dever de educar para a vida, a fim de que os filhos possam exercer a cidadania de forma plena e sejam socialmente responsáveis.
    Ademais, vale salientar ainda que a negligência e a falta de acompanhamento podem trazer consequências desastrosas, não só para o núcleo familiar, mas para toda a sociedade. Segundo o filósofo e matemático grego Pitágoras, as crianças devem ser educadas para que não seja necessário punir os adultos. Esse fato pode ser observado pela grande quantidade de adultos que são presos, e de adolescentes infratores que são apreendidos diariamente no Brasil. Uma vez que estes são menores de idade que, na maioria dos casos, possuem pais ausentes ou são pertencentes a uma família desestruturada, aonde não há orientação familiar. Desse modo, é inegável que os problemas decorrentes da ausência da família são uma realidade na atual conjuntura.
    Portanto, pode-se afirmar que a família tem valor imensurável no desenvolvimento educacional das crianças. Logo, para amenizar o imbróglio, as creches e escolas do Ensino Fundamental devem promover encontros e reuniões mensais com os pais e responsáveis dos alunos, para debater sobre o assunto e promover o acompanhamento familiar. Isso será feito por uma equipe de professores, psicólogos e assistentes sociais que farão acompanhamento de cada família. Além disso, as famílias deverão tirar tempo diário para conversar com as crianças e filhos, brincar e ensinar as atividades escolares, por meio de reflexões, estímulos e perguntas do dia a dia, para fomentar a criticidade e criatividade. Espera-se, com tais medidas, formar um adulto prudente que não esquecerá dos ensinamentos familiares, conforme disse o sábio Salomão.

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