Iniciante

Entraves para implementação do ensino EAD no brasil frente a pandemia do Covid-19

  • 0

Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ilusória , perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. Para além da teoria do filósofo, percebe-se que a realidade do Brasil em meio a pandemia do Covid-19 é contrária a da proposta pelo autor, visto que há uma enorme uma lacuna entre o estudante brasileiro e a EAD. Por esse ângulo, constatam-se duas dificuldades: a disparidade nas camadas sociais dos discentes e s ineficiência do estado no setor educacional. logo, cabe a análise destas duas questões.

Primeiramente, é imperioso destacar que, os níveis sociais dos estudantes detém uma enorme desigualdade de privilégios. De acordo com o sociólogo Pierre Lévy, toda nova tecnologia cria seus excluídos. Nessa perspectiva, e após as Revoluções Industriais, os avanços tecnológicos cresceram de modo exponencial e a cada leva de produtos os menos afortunados foram excluídos pelo sistema capitalista. Diante disso, muitos indivíduos de baixa renda, ou de zonas rurais, nunca tiveram o contato com alguma forma de tecnologia moderna, como computadores. Assim, os alunos menos privilegiados apresentam uma desvantagem por não possuírem os recursos base da educação a distância.

Por conseguinte, é evidente que os aspectos governamentais negligenciam a educação como direito inerente a todos, uma vez que, na propaganda referente a atual edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é ignorada a existência daqueles que não possuem outras formas de superar os entraves proporcionados pela EAD. A partir disso, Zygmunt Bauman já evidenciava a tendência da superficialidade, em que os indivíduos presos em suas bolhas sociais esquecem os problemas do corpo social e enxergam somente o “eu”. Assim, caracteriza-se uma anomia social regida pela liquidez da contemporaneidade, conceito da obra “Modernidade Líquida” de Bauman.

Portanto, é essencial prover o preenchimento de tal lacuna latente na modernidade. Urge que o Estado, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, canais televisivos em rede nacional e que a programação seja voltada para grade curricular do Ensino Médio, para que as diferenças entre os alunos sejam amenizadas. Outrossim, é o investimento em pontos de troca de materiais didáticos, seguindo o código sanitário, com o fito de atenuar a solidariedade entre a própria classe estudantil e tornar a educação acessível a todas as camadas sociais. Somente assim, com um pontapé inicial, a teoria de More pode vir a ser uma realidade no Brasil.

 

 

 

Deixem nota pfvr ;) seguindo as competências, bjos

a propósito, o texto na folha de redação deu 30linhas fechadas, é que eu tenho aletra bem miúda, ai deu pra argumentar bastante hihi

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução:
    1- (Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ilusória , perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos.) Percebi que você está usando o modelo do Felipe, n que seja errado e tals, mas tenta usar outra obra sobre “utopia”, há várias com por exemplo: A cidade do sol, vai ser bem melhor pois se o corretor perceber esse modelo não vai ser legal pra vc.
    2- Apresentou o ponto de vista OK
    3- Apresentou dois causadores do óbice exposto OK
    3- Use conectivos quando iniciar um novo período, vai deixar seu texto bem mais estruturado e coeso.
    Primeiro Desenvolvimento:
    1- tópico frasal OK
    2- ótimo repertório
    3- Houve conectivos e fechamento do desenvolvimento.
    4- Ausência de erros gramaticais
    Segundo Desenvolvimento:
    1- (Por conseguinte, é evidente que os aspectos governamentais negligenciam a educação como direito inerente a todos, uma vez que, na propaganda referente a atual edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é ignorada a existência daqueles que não possuem outras formas de superar os entraves proporcionados pela EAD.) Isso é muita informação para um período só, a leitura fica corrida e cansativa, tome cuidado com isso.
    2- repertório e argumentação OK
    Conclusão:
    1- gostei muito da sua proposta, usar a televisão como solução, nunca que eu pensaria numa coisa desse kkkkk, mas ficou legal.
    Eu diria nota 880, gostei muito da redação.

    • 1
  2. O coronavírus (COVID-19), tem sido o assunto mais comentado no Brasil e no mundo e todos nós vamos sentir impacto da sua proliferação. Com a parada de eventos esportivos, a paralisação de aulas, fechamento de escolas, universidades, ruas, praças e comercio de uma forma quase que geral, restando aberto apenas centrais de abastecimento, mercados, farmácias, restaurantes apenas para entrega e os serviços essenciais funcionando de uma reduzida. Temos que ressaltar e elogiar muito os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à doença como cientistas, médicos, enfermeiros e também de agentes de segurança, pessoal de limpeza de hospitais e ruas e os que trabalham servindo a população como, caminhoneiros, maquinistas, motoristas de ônibus entregadores, motoboys e etc. E com o isolamento social sendo o mais eficaz método para tentar conter a pandemia, não esquecendo dos hábitos de higiene, como a lavagem das mãos com sabão de preferência neutro, o uso de álcool gel na impossibilidades de lavar as mãos e muitos outros cuidados como o uso de mascaras, luvas, temos que nos adaptar a essa nova situação que nos faz pensar e refletir de como vamos proceder com o próximo, pois atos irresponsáveis podem causar a transmissão do vírus, e também, porque a doença varia na reação de organismo para organismo, algumas pessoas sentirão mais os efeitos podendo evoluir para o óbito e outros nem saberão que pegaram o vírus, pois o Brasil dispõe de pouquíssimos testes de detecção do vírus e não dá para testar a nossa população que é mais de 200 milhões. Então uma das formas de adaptação é o uso da tecnologia e evolução da comunicação como o uso de aparelhos celulares com aplicativos específicos para vários tipos de compras seja : alimentos, remédios, eletrodomésticos e etc. A vídeo conferência também é uma nova ferramenta que está auxiliando bastante para a “aproximação” de parentes e na transmissão de aulas online à distância, que está fazendo ser possível que o ano não seja um ano perdido pelos alunos.

    • 0
  3. acho que você poderia explicar o que é o covid-19 ( mesmo sendo de conhecimento mundial, um corretor pode pegar o seu texto e fingir que não sabe NADAA) e tbm seria bom escrever o que é EAD / só tente fazer períodos menores, pode ser que você perca ponto nisso.
    seus parágrafos ficaram ótimos!!
    vc fez bom uso de conectivos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.